Avançar para o conteúdo principal

Dia do Porto de Viana do Castelo


No próximo sábado, 23 de outubro, celebra-se o Dia do Porto de Viana do Castelo. Neste dia, o porto vai estar de portas abertas a toda a comunidade.
Os participantes vão poder aceder a áreas que normalmente não estão abertas ao público, sendo possível conhecer o quotidiano desta infraestrutura portuária.
A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) preparou para este dia um conjunto de actividades que se desenrolarão entre as  10h00 às 17h30.

PROGRAMA 
Dia 23 de outubro de 2021 | 10h00 às 17h30
Local: Porto Comercial de Viana do Castelo, no Cabedelo
 
* Exposição permanente: "O Porto de Viana do Castelo nos séculos XIX e XX: um percurso histórico através da cartografia hidrográfica"
 
* Visitas guiadas ao porto comercial e à empresa CorPower Ocean
   Horários: 10h00 | 11h00 | 12h00 | 14h00 | 15h00| 16h00
 
* Visitas guiadas à área portuária em embarcação
   Horários: 10h30 | 11h30 | 12h30 | 14h30 | 15h30 | 16h30
 
* 11h00    Entrega do Prémio Escolar da APDL aos Melhores Alunos do Concelho de Viana do Castelo
* 11h30    Momento Musical pelo Unquiet Brass - Quinteto de metais
 
Todas as visitas ao porto de Viana do Castelo e à empresa CorPower Ocean serão realizadas no próprio dia, por ordem de chegada, não havendo lugar a marcações ou pré-reservas.
As visitas serão organizadas em grupos com limite de 65 pessoas, entre as 10h00 às 17h30.
A distribuição das senhas de acesso para as visitas guiadas far-se-á junto da Portaria do Porto Comercial, no Cabedelo, em Darque.

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Não parece, mas esta rua em Viana do Castelo é pedonal

Uma das mais importantes ruas da cidade de Viana do Castelo, a rua Manuel Espregueira, há muitos anos que foi transformada numa artéria pedonal. Era muito raro ver uma viatura a circular nela. Nos últimos tempos, tornou-se habitual ver um grande número de viaturas estacionadas e a circular, havendo dias que mais parece uma rua de trânsito automóvel normal. 📸 27 janeiro 2026 | @olharvianadocastelo

“Viana Amor & Folia” junta Carnaval e Dia dos Namorados em Viana

Viana do Castelo vai celebrar o Carnaval e Dia dos Namorados de 13 a 17 de fevereiro, com o evento “Viana Amor & Folia”. Conheça a programação completa 👇

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

Esta capela do século XVII celebra Nossa Senhora das Candeias com três dias de festa

Construída no ano de 1621, a Capela da Nossa Senhora das Candeias, situada no largo Maestro José Pedro, em Viana do Castelo vai estar em festa nos dias 31 de janeiro, 1 e 2 de fevereiro. As celebrações incluem procissão de velas, arraial, leilão de oferendas e missa cantada. PROGRAMA Dia 31 de janeiro (SÁBADO) 21h00 - Procissão de Velas (Sairá da Igreja de São Domingos, para a Capela de NOSSA SENHORA DAS CANDEIAS, percorrendo o seguinte itinerário: Rua Góis Pinto, Rua Monsenhor Daniel Machado, Rua dos Poveiros, Rua do Loureiro, Largo Amadeu Costa e Largo Maestro José Pedro). Dia 1 de fevereiro (DOMINGO) 15h00 - Arraial, Leilão de Oferendas e Sessão Musical, pelos elementos da ZÉ PEDRO Associação Musical. Dia 2 de fevereiro (SEGUNDA-FEIRA) 11h00 - Benção das Velas seguida de Missa Cantada em honra de Nossa Senhora das Candeias.

O Castelo que deu o nome à cidade

Foi a 20 de Janeiro de 1848 que a Vila de Viana do Minho foi elevada a cidade com a denominação de Viana do Castelo. Esta distinção foi concedida pela Rainha D. Maria II. Reza a história que este gesto da Rainha se deveu ao reconhecimento da heróica resistência e lealdade do comandante do Castelo de Santiago da Barra, aquando da guerra civil da Patuleia. (Extrato da carta datada de 20 de Janeiro de 1848, que a Rainha D. Maria II enviou à Câmara de Viana)  “...Hei por bem e me praz, que a Vila de Viana do Minho fique erecta em cidade com a denominação de Cidade de Viana do Castelo, e que nesta qualidade goze de todas as prerrogativas que direitamente lhe pertencem...”