Avançar para o conteúdo principal

Laboratório do mar com minissubmarino e aquário abriu em Viana do Castelo


O Observatório do Litoral Norte (OLN) de Viana do Castelo dotado de um minissubmarino, aquário com 14 metros quadrados, três unidades de microscopia avançada e um hidrofone, entre outras valências, abriu na quarta-feira na Praia Norte, foi hoje divulgado.

Em comunicado hoje enviado às redações, a autarquia explicou que o OLN “começou a ser desenvolvido em 2017 e constitui-se como a primeira estrutura do país com este modelo funcional”.

No conselho científico do OLN estará representada a autarquia, bem como o consórcio científico que colabora ativamente na conceção daquele espaço, nomeadamente o Instituto Politécnico de Viana do Castelo, o Instituto para a Biossustentabilidade da Universidade do Minho (UM) e o Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR) da Universidade do Porto.

Este órgão “pretende incorporar, a médio prazo, empresas de referência na área das Ciências do Mar, dando corpo ao BlueLivingLab de Viana do Castelo”.

Num investimento de 384 mil euros, financiado pelo Programa Operacional Regional NORTE 2020, o OLN está instalado num edifício construído na Praia Norte no âmbito de uma empreitada de requalificação da Polis Litoral Norte.

O equipamento “está dotado de uma área de acolhimento aos visitantes, uma zona de consulta de publicações sobre os domínios do mar, uma galeria de exposição temporária, uma zona expositiva de carácter interativo e uma área de trabalho apetrechada com equipamentos científicos de ponta, nomeadamente microscópios e câmaras de microscopia, e veículos e equipamentos submarinos fundamentais para a aquisição de novos dados com potencial para o desenvolvimento de novos conhecimentos e aplicações”.

Estes equipamentos “serão operados pelos cientistas no desenvolvimento das suas atividades de investigação, mas também em atividades de contacto e interação direta com a população e as comunidades educativas”.

O observatório está ainda dotado de "um aquário com aproximadamente 14 metros quadrados, onde estão representados os ambientes marinhos locais".

O OLN funciona para apoio às comunidades educativas, presencialmente, com oferta educativa nos temas do mar, na plena resposta aos projetos educativos e na interação com os cientistas das instituições do consórcio que compõem o conselho científico do observatório.

Está aberto de terça-feira a domingo (à segunda-feira encerra para manutenção do aquário central e tanque de ensaios). O horário de inverno, em vigor dentro de algumas semanas, será das 10:00 às 13:00 e das 14:00 às 17:00.


Notícia da LUSA de 14.10.2021

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

Na Praia do Coral já se joga a Liga Distrital de Futebol de Praia

Este foi o primeiro dos quatro fins-de-semana de junho, em que o Campo de Futebol de Praia do Coral, em Viana do Castelo, vai receber a Liga Distrital de Futebol de Praia, nos escalões de Sub 19 e Seniores, em Feminino e Masculino, organizada pela Associação de Futebol de Viana do Castelo. A competição, que pretende envolver todos os clubes filiados do distrito de Viana do Castelo, terá o seguinte calendário de jogos: Seniores Feminino: 6 e 7 de junho  Seniores Masculino: 13 e 14 de Junho Sub 19 Feminino: 20 e 21 de Junho Sub 19 Masculino: 27 e 28 de Junho 📸 7 junho 2026 | @olharvianadocastelo

Domingo (14) é dia de subir o monte em Peregrinação

No próximo domingo, 14 de junho, milhares de peregrinos voltam a subir o monte de Santa Luzia, percorrendo a pé, a partir das 08H30, o trajeto de cerca de cinco quilómetros desde a cidade até à Basílica do Sagrado Coração de Jesus. No final da peregrinação, realiza-se, a partir das 10H30, a eucaristia no Anfiteatro do Jardim das Tílias, celebração presidida por D. João Lavrador. A promessa de peregrinar ao Sagrado Coração de Jesus ocorreu no ano de 1918, no entanto, só no ano de 1921 a promessa começou a ser cumprida. A ORIGEM DA PROMESSA : “ Em 1918 a peste pneumónica assolava toda a população e na cidade de Viana do Castelo realizou-se uma procissão, a 10 de novembro, onde se prometeu subir ao monte de Santa Luzia e fazer a consagração à imagem do Sagrado Coração de Jesus aí presente, se a peste parasse. Tal facto registou-se e por isso a promessa teve de ser cumprida. Impedidos de o fazer em 1919 e 1920, só no ano de 1921 a promessa foi cumprida e repetida todos os anos. ” 📸 junho ...

Dia do Porto de Viana 2026 terá muita animação e visitas gratuitas

O Dia do Porto de Viana do Castelo é o evento anual em que esta infraestrutura portuária abre portas à comunidade. Realiza-se no próximo sábado, 13 de junho de 2026, entre as 10h00 e 19h00, na marginal de Viana do Castelo, oferecendo atividades de entrada livre, nomeadamente visitas à área portuária em embarcação, visitas gratuitas ao Navio Hospital Gil Eannes, corridas, insufláveis e Animação Diversa (Jardim da Marina). HORÁRIOS E PROGRAMA : • 10h00 / 17h30 - Visitas à área portuária em embarcação • 10h00 / 18h00 - Insufláveis e Animação Diversa (Jardim da Marina) • 10h00 / 19h00 - Visitas gratuitas ao Navio Hospital Gil Eannes • 16h15 - Início da 1ª Corrida Pequenos Corações de Viana • 17h00 - Início da 4ª Corrida do Porto de Viana 📸 Arquivo | @olharvianadocastelo

Concentração Motard Viana 2026

Concentração onde são esperados entre 5 a 7 de junho, cerca de 2.500 motards, junto ao monumento a Viana do Castelo, no espaço entre o Castelo de Santiago da Barra e os Estaleiros Navais. Três dias com muita animação, muita música, espetáculos, convívio e espírito motard, com entrada livre. 📸 6 junho 2026 | @olharvianadocastelo