Peça “La Princesa Constante” para ver gratuitamente hoje no Teatro Sá de Miranda


Numa organização do Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana, e no âmbito do Festival Transfronteiriço de Teatro Amador – PLATTA, o Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo acolhe este sábado (9) “La Princesa Constante”, uma proposta da companhia La Nómada Teatro, de Salamanca, baseada na obra de Calderón de la Barca.

Começa às 19h00 e a entrada é gratuita mediante levantamento de bilhete.

No espetáculo, dois seres deteriorados encontram um livro de Calderón e decidem reviver as desventuras da Infanta Fernanda, presa em Fez: se entregasse Ceuta aos seus inimigos, sairia da prisão e voltaria a gozar de uma vida desafogada. Perante essa situação difícil, Fernanda não hesita em desafiar o poder magnânimo da Rainha e a pressão do seu amigo Muley, tomando uma decisão que hoje seria impensável: ajudar o próximo em troco de uma doença que a levará à morte.

O Príncipe Constante de Calderón de la Barca é o título por excelência do teatro de laboratório do século XX desde que Jerzy Grotowski apresentou a sua versão em Paris. Este novo projeto bebe humildemente da dramaturgia do ator do encenador polaco, mas o tratamento deste texto fantástico e sua encenação percorrem caminhos diferentes. Esta versão feminina é uma posição sobre a necessidade urgente de encontrar motivação individual para lutar pelo progresso social, mesmo que o idealismo dos anos sessenta hoje pareça estar mais próximo da realidade da época de Calderón.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Enorme máquina giratória vai “triturar” mais de 15 mil toneladas de materiais dos 13 andares do prédio Coutinho

Queixa contra desconstrução do prédio Coutinho arquivada pelo MP

Morreu a ''PALMIRINHA''

Laboratório do mar com minissubmarino e aquário abriu em Viana do Castelo