Avançar para o conteúdo principal

Edifício Jardim, em Viana do Castelo, está à beira do fim

Para garantir a segurança, a vedação colocada ao redor do Edifício Jardim (Prédio Coutinho) está a ser alargada, o que irá obrigar a alterações de trânsito nas ruas adjacentes.

A retirada de persianas, vidros, janelas, louças sanitárias, alumínios e madeiras do interior do imóvel de 13 andares vai bastante avançada. O início da desconstrução pesada do edifício, piso a piso, deve estar para breve. Será efetuada com uma enorme máquina giratória, a única em Portugal com um braço de 40 metros, que vai “triturar” mais de 15 mil toneladas de materiais. Cerca de 90% do material que for retirado do edifício será reciclado ou reutilizado.

As obras, que começaram em finais de setembro de 2021, vão custar 1,2 milhões de euros. Devem terminar em março de 2022. No local, vai nascer o novo mercado municipal de Viana do Castelo.

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Em contagem decrescente para o Natal

Viana do Castelo continua a engalanar-se para receber o Natal. 📸 20 outubro 2025 | Olhar Viana do Castelo

A mais recente construção dos estaleiros navais WestSea

Ao início da tarde desta quinta-feira (23), o Star Seeker, o quinto navio da série Explorer, a sair para provas de mar dos estaleiros navais WestSea, em Viana do Castelo, onde está a ser construído. Está quase pronto, cerca de mais um mês e partirá de vez. 📸 23 outubro 2025 | @olharvianadocastelo 

Cerca de 140 barcos no Meeting Internacional de Optimist

Tudo a postos para mais de 140 jovens velejadores competirem em mais uma edição da SEMANA DO ATLÂNTICO / XI TROFÉU CIDADE DE VIANA DO CASTELO / Meeting Internacional de Optimist, que acontece de 24 a 26 de outubro de 2025, nas águas de Viana do Castelo. Esta prova é organizada pela Federação Portuguesa de Vela e o Clube de Vela de Viana do Castelo. 📸 24 outubro 2025 | @olharvianadocastelo

Uma paisagem em despedida

Em pleno centro histórico da cidade de Viana do Castelo ainda persistem “nódoas” na paisagem que contrastam com a envolvência.  É o caso do antigo edifício da Empresa de Pesca de Viana (ver foto), que se encontra degradado e devoluto há décadas, no largo Maestro José Pedro. Muito recentemente (julho 2025), a construtora vianense Baltor - Engenharia e Construção, apresentou um projeto que prevê uma intervenção neste edifício que vai mudar o seu aspeto decadente e degradado. O edifício, que durante muitos anos esteve ligado à indústria da pesca e da transformação do bacalhau, será o "Edifício das Pescas" que, depois de reabilitado, vai dar lugar a cerca de 55 frações habitacionais. 📸 outubro 2025 | Olhar Viana do Castelo

Viana do Castelo em dia de feira semanal

Esta velha e tradicional atividade realiza-se semanalmente, às sextas-feiras, no Campo d’Agonia/Campo do Castelo. Neste grande espaço de venda ao ar livre, encontra-se uma diversidade de produtos, nomeadamente louças, tecidos, roupas, calçado, atoalhados, móveis, vasilhame, ferramentas, cobres entre muitos outros. Horário de funcionamento | Verão das 07h00-20h00 / Inverno das 07h00-18h00. Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25)