Avançar para o conteúdo principal

Edifício Jardim, em Viana do Castelo, está à beira do fim

Para garantir a segurança, a vedação colocada ao redor do Edifício Jardim (Prédio Coutinho) está a ser alargada, o que irá obrigar a alterações de trânsito nas ruas adjacentes.

A retirada de persianas, vidros, janelas, louças sanitárias, alumínios e madeiras do interior do imóvel de 13 andares vai bastante avançada. O início da desconstrução pesada do edifício, piso a piso, deve estar para breve. Será efetuada com uma enorme máquina giratória, a única em Portugal com um braço de 40 metros, que vai “triturar” mais de 15 mil toneladas de materiais. Cerca de 90% do material que for retirado do edifício será reciclado ou reutilizado.

As obras, que começaram em finais de setembro de 2021, vão custar 1,2 milhões de euros. Devem terminar em março de 2022. No local, vai nascer o novo mercado municipal de Viana do Castelo.

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

Reabilitação em vez da demolição

A opção de reabilitar em vez de demolir, preserva a história e o charme arquitetónico original desta habitação antiga em pleno centro histórico da cidade de Viana do Castelo. Esteve vários anos devoluta e degradada. Ainda está em obra, mas já dá para imaginar como vai ficar. 📸 março 2026 | @olharvianadocastelom 📸 abril 2021 | @olharvianadocastelo  📸 janeiro 2010 | @olharvianadocastelo

Bem-vinda, primavera!

A primavera, a estação mais colorida e florida do ano, começa esta sexta-feira, 20 de março. Começa com céu encoberto e alguns chuviscos em Viana do Castelo. Mas há boas notícias, está prevista uma melhoria do estado do tempo já a partir de amanhã. É durante esta estação do ano que jardins e espaços verdes da cidade ganham um colorido especial. 📸 20 março 2026 | @olharvianadocastelo

Já há programação oficial para o LER EM VIANA - Festa do Livro e das Artes!

Iniciativa da Câmara Municipal de Viana do Castelo e organizado e programado pela Biblioteca Municipal, o LER EM VIANA - Festa do Livro e das Artes decorre entre 18 e 26 de abril reunindo um conjunto de propostas em torno do universo da leitura, das artes e da criatividade. O Centro Cultural de Viana do Castelo, será novamente o palco da edição deste ano. Feira do Livro, encontros com escritores, apresentação de livros, horas do conto para crianças e famílias, música e dança compõem a programação da 5ª edição do LER EM VIANA. Entrada gratuita todos os dias das 14h30 às 23h30.

Farol de Montedor faz hoje 116 anos

Localizado no lugar de Montedor, na freguesia de Carreço, concelho de Viana do Castelo, é composto por uma torre de 28 metros de altura e a sua luz tem um alcance luminoso de 22 milhas náuticas, aproximadamente 40 quilómetros. Está situado a uma altitude de 103 metros acima do nível médio das águas do mar. Entrou em funcionamento no dia 20 de março de 1910. Parabéns ao Farol de Montedor que guarda mais de um século de história e que todos os dias ilumina o caminho de quem anda no Mar. 📸 março 2026 | @olharvianadocastelo