Avançar para o conteúdo principal

Viana vai ter as iluminações de Natal ligadas a partir das 19h00 de hoje

As luzes de Natal ainda não iluminam as ruas de Viana do Castelo, mas pode contar com elas acesas e prontas a dar à cidade a magia natalícia já a partir de hoje terça-feira, 9 de novembro, pelas 19h00. Vão manter-se ligadas até 9 de janeiro de 2022.

Diariamente, os espetáculos multimédia, que incluem um jogo de luzes sincronizado com música, vão acontecer na principal artéria da cidade, a Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, e na Árvore de Natal 3D iluminada com cerca de 30 metros de altura situada na Praça da Liberdade.

Assim, os espetáculos iniciam às 18h00 na Avenida, repetindo às 19h00, 20h00, 21h00 e 22h00. Já a Árvore de Natal conta com espetáculo multimédia às 18h30, 19h30, 20h30 e 21h30.

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

Inscrições para o Desfile da Mordomia da Romaria d’Agonia 2026 já abriram

A participação no Desfile da Mordomia da Romaria de Nossa Senhora d’Agonia 2026 requer uma inscrição prévia, de 4 de maio (a partir das 10:00) a 18 de maio (até às 20:00). As inscrições, devem ser feitas online AQUI ,  e encerram assim que forem atingidas as 1000 vagas disponíveis, mesmo que seja antes do dia 18 de maio. No ano passado, participaram 988 mulheres, das quais 80% representavam freguesias do concelho de Viana do Castelo, tendo sido ainda registadas inscrições provenientes de dez países sobretudo da diáspora vianense. A Romaria d’Agonia realiza-se este ano de 15 a 23 de agosto, sendo o Desfile da Mordomia no dia 19 de agosto, véspera do dia da padroeira. 📸 Arquivo | @olharvianadocastelo

O MANTO FLORIDO de Mazarefes e o ARCO FESTIVO de Vila Mou são duas das maiores atrações do “Viana Florida”

Imponente e ornamentado com flores naturais, o ARCO FESTIVO , é o ex-libris da freguesia de Vila Mou, no concelho de Viana do Castelo. A Comissão de Festas da Romaria de Nossa Senhora da Encarnação, em parceria com a Junta de Freguesia de Torre e Vila Mou, foi quem ornamentou e levantou o Arco no jardim público de Viana do Castelo. O MANTO FLORIDO de Mazarefes (freguesia do concelho de Viana do Castelo) é composto por mais de quinze mil flores "bordadas" pela comunidade de Mazarefes. O Manto, que surgiu na edição da Romaria da Senhora das Boas Novas e São José de Mazarefes 2026, está agora em Viana do Castelo, sendo uma das maiores atrações do “Viana Florida”. 📸 maio 2026 | @olharvianadocastelo

Escavação arqueológica está a destapar construções antigas

Continuam as escavações arqueológicas no terreno onde está a ser construído o novo mercado municipal de Viana do Castelo. Nas fotografias captadas no dia 30 de abril de 2026 (ver galeria em baixo) é possível ver os vestígios já destapados, que poderão pertencer ao antigo mosteiro de S. Bento (século XVI) e ao primitivo mercado municipal da cidade (1892-1965). 📸 30 abril 2026 | @olharvianadocastelo

INSCRIÇÕES PARA O DESFILE DA MORDOMIA DA ROMARIA D’AGONIA 2026 COM NOVA DATA

Na sequência da suspensão do processo anterior, o processo de inscrições será totalmente reiniciado. Todas as participantes terão de se inscrever novamente de 8 de maio (a partir das 10:00) a 18 de maio (até às 20:00). As inscrições encerram assim que forem atingidas as 1000 vagas disponíveis, podendo esse limite ser alcançado antes da data final. Para garantir a integridade do processo de inscrição, o sistema é reforçado com: > validação individual de cada inscrição > bloqueio de acessos automatizados > autenticação por multifatores (OTP e CDN) As normas estão disponíveis em: https://festasdagonia.com/inscricoes/ 📸 Arquivo | @olharvianadocastelo