Avançar para o conteúdo principal

ELEVADOR DE SANTA LUZIA: um pouquinho de história

Prestes a fazer 100 anos (foi inaugurado a 2 de junho de 1923), o elevador de Santa Luzia, em Viana do Castelo, foi construído para fazer a ligação entre a cidade e o topo do monte de Santa Luzia.

> Construído por iniciativa do empresário e engenheiro portuense Bernardo Pinto Abrunhosa, o Elevador de Santa Luzia foi inaugurado a 2 de junho de 1923, através da Empreza do Elevador de Santa Luzia.

> Entre 18 de Agosto e 31 de Outubro de 1944 os Serviços Municipalizados de Viana do Castelo asseguraram a exploração, com carácter provisório.

> Em 1945 conheceu importantes trabalhos de reparação, nos quais de salientar a total reconstrução das cabinas.

> A partir de 6 de Agosto de 1945 é retornada a exploração, até 24 de Novembro de 1946, data em que a sua exploração passa a estar a cargo direto da Câmara Municipal.

> Em 28 de Março de 1946, através do decreto-lei n° 35:561 é classificado definitivamente o caminho de ferro do elevador do Monte de Santa Luzia, que determina também que passará a ser abreviadamente como Funicular de Santa Luzia.

> Em 24 de Novembro de 1951 finda o contrato celebrado entre o estado e o Município de Viana do Castelo para exploração do Funicular, sendo o mesmo entregue à Direcção Geral de Transportes Terrestres, que por sua vez transferiu para a Companhia dos Caminhos de Ferro Portugueses, a quem cabe a exploração futura.

> A 27 de Julho de 1988 é concessionado a uma empresa da cidade, por um prazo 10 anos.

> Com a entrada em vigor do decreto-lei n° 116/92, de 20 de Junho, o Funicular de Santa Luzia deixa de pertencer à Rede Ferroviária Nacional.

> A 19 de Abril de 2001 termina a concessão à referida empresa, ficando o mesmo inactivo a partir daquela data, entrando em processo de degradação.

> A 28 de Janeiro de 2005 é transferido para o dominío público do Município de Viana do Castelo através do Despacho n° 90/2005.

> Em meados de 2005 é iniciada a empreitada de reabilitação através do Município de Viana do Castelo, com um custo de 2,28 milhões de euros. É renovada a linha, são recuperados os muros que a ladeiam e são instaladas duas modernas carruagens. É ainda construído um trajeto pedonal ao longo de todo o percurso e instalada nova iluminação elétrica.

> Caracteristicas gerais (desnível 160 mt, distância 650 mt, inclinação 25%)





MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

Dia do Porto de Viana 2026 terá muita animação e visitas gratuitas

O Dia do Porto de Viana do Castelo é o evento anual em que esta infraestrutura portuária abre portas à comunidade. Realiza-se no próximo sábado, 13 de junho de 2026, entre as 10h00 e 19h00, na marginal de Viana do Castelo, oferecendo atividades de entrada livre, nomeadamente visitas à área portuária em embarcação, visitas gratuitas ao Navio Hospital Gil Eannes, corridas, insufláveis e Animação Diversa (Jardim da Marina). HORÁRIOS E PROGRAMA : • 10h00 / 17h30 - Visitas à área portuária em embarcação • 10h00 / 18h00 - Insufláveis e Animação Diversa (Jardim da Marina) • 10h00 / 19h00 - Visitas gratuitas ao Navio Hospital Gil Eannes • 16h15 - Início da 1ª Corrida Pequenos Corações de Viana • 17h00 - Início da 4ª Corrida do Porto de Viana 📸 Arquivo | @olharvianadocastelo

Na Praia do Coral já se joga a Liga Distrital de Futebol de Praia

Este foi o primeiro dos quatro fins-de-semana de junho, em que o Campo de Futebol de Praia do Coral, em Viana do Castelo, vai receber a Liga Distrital de Futebol de Praia, nos escalões de Sub 19 e Seniores, em Feminino e Masculino, organizada pela Associação de Futebol de Viana do Castelo. A competição, que pretende envolver todos os clubes filiados do distrito de Viana do Castelo, terá o seguinte calendário de jogos: Seniores Feminino: 6 e 7 de junho  Seniores Masculino: 13 e 14 de Junho Sub 19 Feminino: 20 e 21 de Junho Sub 19 Masculino: 27 e 28 de Junho 📸 7 junho 2026 | @olharvianadocastelo

Domingo (14) é dia de subir o monte em Peregrinação

No próximo domingo, 14 de junho, milhares de peregrinos voltam a subir o monte de Santa Luzia, percorrendo a pé, a partir das 08H30, o trajeto de cerca de cinco quilómetros desde a cidade até à Basílica do Sagrado Coração de Jesus. No final da peregrinação, realiza-se, a partir das 10H30, a eucaristia no Anfiteatro do Jardim das Tílias, celebração presidida por D. João Lavrador. A promessa de peregrinar ao Sagrado Coração de Jesus ocorreu no ano de 1918, no entanto, só no ano de 1921 a promessa começou a ser cumprida. A ORIGEM DA PROMESSA : “ Em 1918 a peste pneumónica assolava toda a população e na cidade de Viana do Castelo realizou-se uma procissão, a 10 de novembro, onde se prometeu subir ao monte de Santa Luzia e fazer a consagração à imagem do Sagrado Coração de Jesus aí presente, se a peste parasse. Tal facto registou-se e por isso a promessa teve de ser cumprida. Impedidos de o fazer em 1919 e 1920, só no ano de 1921 a promessa foi cumprida e repetida todos os anos. ” 📸 junho ...

Até amanhã! Com imagens do Alcantilado de Montedor.

No Monumento Natural do Alcantilado de Montedor, em Carreço, Viana do Castelo, a paisagem convida a descontraídos passeios de bicicleta ou a pé, junto ao mar. Entre a base da encosta do alcantilado e o mar, estende-se um urzal-tojal intercalado com os afloramentos rochosos, que dá vida e cor ao local (ainda que em período de floração reduzida nesta altura).  Em 2020, houve uma recuperação ecológica deste património natural, que consistiu na erradicação e controlo das plantas invasores (acácias), que ocupavam áreas significativas e impediam o crescimento das espécies nativas instaladas (urze e tojo). Infelizmente, passados poucos anos desta intervenção, o local encontra-se novamente ameaçado devido à presença e expansão de espécies invasoras, nomeadamente a acácia, dando origem à perda de área de Urzal e Tojal. O trilho que atravessa o Alcantilado encontra-se, em alguns troços, igualmente invadido por plantas invasoras, dificultando a deslocação de quem lá passa. 📸 10 junho 2026 | ...