Avançar para o conteúdo principal

ELEVADOR DE SANTA LUZIA: um pouquinho de história

Prestes a fazer 100 anos (foi inaugurado a 2 de junho de 1923), o elevador de Santa Luzia, em Viana do Castelo, foi construído para fazer a ligação entre a cidade e o topo do monte de Santa Luzia.

> Construído por iniciativa do empresário e engenheiro portuense Bernardo Pinto Abrunhosa, o Elevador de Santa Luzia foi inaugurado a 2 de junho de 1923, através da Empreza do Elevador de Santa Luzia.

> Entre 18 de Agosto e 31 de Outubro de 1944 os Serviços Municipalizados de Viana do Castelo asseguraram a exploração, com carácter provisório.

> Em 1945 conheceu importantes trabalhos de reparação, nos quais de salientar a total reconstrução das cabinas.

> A partir de 6 de Agosto de 1945 é retornada a exploração, até 24 de Novembro de 1946, data em que a sua exploração passa a estar a cargo direto da Câmara Municipal.

> Em 28 de Março de 1946, através do decreto-lei n° 35:561 é classificado definitivamente o caminho de ferro do elevador do Monte de Santa Luzia, que determina também que passará a ser abreviadamente como Funicular de Santa Luzia.

> Em 24 de Novembro de 1951 finda o contrato celebrado entre o estado e o Município de Viana do Castelo para exploração do Funicular, sendo o mesmo entregue à Direcção Geral de Transportes Terrestres, que por sua vez transferiu para a Companhia dos Caminhos de Ferro Portugueses, a quem cabe a exploração futura.

> A 27 de Julho de 1988 é concessionado a uma empresa da cidade, por um prazo 10 anos.

> Com a entrada em vigor do decreto-lei n° 116/92, de 20 de Junho, o Funicular de Santa Luzia deixa de pertencer à Rede Ferroviária Nacional.

> A 19 de Abril de 2001 termina a concessão à referida empresa, ficando o mesmo inactivo a partir daquela data, entrando em processo de degradação.

> A 28 de Janeiro de 2005 é transferido para o dominío público do Município de Viana do Castelo através do Despacho n° 90/2005.

> Em meados de 2005 é iniciada a empreitada de reabilitação através do Município de Viana do Castelo, com um custo de 2,28 milhões de euros. É renovada a linha, são recuperados os muros que a ladeiam e são instaladas duas modernas carruagens. É ainda construído um trajeto pedonal ao longo de todo o percurso e instalada nova iluminação elétrica.

> Caracteristicas gerais (desnível 160 mt, distância 650 mt, inclinação 25%)





MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Adjudicada empreitada para construção da “CASA MORTUÁRIA MUNICIPAL”

Segundo informação publicada no Portal Base (Contratos Públicos Online), a Câmara Municipal de Viana do Castelo adjudicou, em 30 setembro de 2020, pelo montante de € 781.505,16, a que acresce o I.V.A. à taxa legal, a empreitada da "CASA MORTUÁRIA MUNICIPAL DE VIANA DO CASTELO”, com o prazo de execução de 210 dias. A nova Casa Mortuária irá situar-se na Avenida Capitão Gaspar de Castro, nos terrenos do Horto Municipal, aproveitando a proximidade ao Cemitério existente. A construção, com uma área bruta de 561,70 m2 integra, nomeadamente, quatro salas mortuárias, áreas sanitárias, salas de família e sala de apoio.

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

Viana do Castelo prepara-se para receber o Festival de Folclore Internacional Alto Minho

Entre os dias 13 e 19 de julho, Viana do Castelo irá receber grupos oriundos da Argentina, Brasil, Chile, Espanha, México, Países Baixos e Portugal, que durante vários dias encherão as ruas e palcos de música, dança, cor e alegria. O programa do XXVIII Festival de Folclore Internacional Alto Minho, contempla grandes galas na Praça da República e no Casino Afifense, atuações em instituições de solidariedade social, desfile pelas ruas da cidade, tasquinhas e momentos de convívio. Amanhã, 10 de Julho, sexta-feira, a partir das 18h00, nos Antigos Paços do Concelho (Praça da República), terá lugar a Abertura da Exposição "Cartazes com História". As Galas da Praça da República de Viana do Castelo : 14 de Julho | Terça-feira 21h30 - Gala de Boas-Vindas 17 de Julho | Sexta-feira 21h30 - Gala do Encontro de Culturas 18 de Julho | Sábado 21h30 - Gala da Despedida 📸 9 julho | @olharvianadocastelo  Consulte o programa completo👇

Monumento a Viana do Castelo

Monumento a Viana do Castelo dá as boas vindas aos visitantes que chegam à cidade vindos do mar. A estátua, feita em bronze, folheada a ouro, tem 5 metros de altura e está assente sobre um pedestal de granito de igual medida. É da autoria do escultor vianense Manuel Rocha, que imaginou uma figura de mulher voltada para o mar, na pose de quem oferece com uma mão uma flor e com a outra segura um barco típico da Ribeira de Viana do Castelo. Implantado junto ao Castelo de Santiago da Barra, o Monumento a Viana do Castelo foi inaugurado no dia 5 de outubro de 1999, faz hoje 21 anos.

Imagem do Sagrado Coração de Jesus

A estátua do Sagrado Coração de Jesus, feita em bronze, é da autoria do escultor Aleixo Queirós Ribeiro. Inicialmente, no ano de 1898, foi erigida mesmo em frente da capela de Santa Luzia, demolida em 1926, para dar lugar à construção do Templo-Monumento do Sagrado Coração de Jesus (Templo de Santa Luzia).  Depois de concluído o Templo do Sagrado Coração de Jesus (Templo de Santa Luzia), que veio substituir a antiga capela, foi esta estátua colocada num nicho aberto na fachada do novo Templo.