Avançar para o conteúdo principal

ELEVADOR DE SANTA LUZIA: um pouquinho de história

Prestes a fazer 100 anos (foi inaugurado a 2 de junho de 1923), o elevador de Santa Luzia, em Viana do Castelo, foi construído para fazer a ligação entre a cidade e o topo do monte de Santa Luzia.

> Construído por iniciativa do empresário e engenheiro portuense Bernardo Pinto Abrunhosa, o Elevador de Santa Luzia foi inaugurado a 2 de junho de 1923, através da Empreza do Elevador de Santa Luzia.

> Entre 18 de Agosto e 31 de Outubro de 1944 os Serviços Municipalizados de Viana do Castelo asseguraram a exploração, com carácter provisório.

> Em 1945 conheceu importantes trabalhos de reparação, nos quais de salientar a total reconstrução das cabinas.

> A partir de 6 de Agosto de 1945 é retornada a exploração, até 24 de Novembro de 1946, data em que a sua exploração passa a estar a cargo direto da Câmara Municipal.

> Em 28 de Março de 1946, através do decreto-lei n° 35:561 é classificado definitivamente o caminho de ferro do elevador do Monte de Santa Luzia, que determina também que passará a ser abreviadamente como Funicular de Santa Luzia.

> Em 24 de Novembro de 1951 finda o contrato celebrado entre o estado e o Município de Viana do Castelo para exploração do Funicular, sendo o mesmo entregue à Direcção Geral de Transportes Terrestres, que por sua vez transferiu para a Companhia dos Caminhos de Ferro Portugueses, a quem cabe a exploração futura.

> A 27 de Julho de 1988 é concessionado a uma empresa da cidade, por um prazo 10 anos.

> Com a entrada em vigor do decreto-lei n° 116/92, de 20 de Junho, o Funicular de Santa Luzia deixa de pertencer à Rede Ferroviária Nacional.

> A 19 de Abril de 2001 termina a concessão à referida empresa, ficando o mesmo inactivo a partir daquela data, entrando em processo de degradação.

> A 28 de Janeiro de 2005 é transferido para o dominío público do Município de Viana do Castelo através do Despacho n° 90/2005.

> Em meados de 2005 é iniciada a empreitada de reabilitação através do Município de Viana do Castelo, com um custo de 2,28 milhões de euros. É renovada a linha, são recuperados os muros que a ladeiam e são instaladas duas modernas carruagens. É ainda construído um trajeto pedonal ao longo de todo o percurso e instalada nova iluminação elétrica.

> Caracteristicas gerais (desnível 160 mt, distância 650 mt, inclinação 25%)





MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Os Parques de Estacionamento Grátis, mais Baratos e mais Caros de Viana

Se reside em Viana do Castelo ou é um visitante ocasional mas tem dificuldades em encontrar lugares de estacionamento na rua (gratuitos ou a pagar), a solução passa por recorrer a parques. Comparámos os tarifários de alguns desses parques de estacionamento públicos ou privados (tanto à superfície como subterrâneos) perto do centro da cidade (entenda-se por centro, a Praça da República). Veja na tabela abaixo quais os mais baratos e os mais caros. NOTA:  O Parque do Gil Eannes e o Parque da Marina/Cais Viana são à superfície os restantes são subterrâneos. O Parque da Estação Viana Shopping é grátis de 2ª a 5ª feira a partir das 20:00 (DIAS ÚTEIS)

Respeitar a memória, preservar o património histórico

Este tanque comunitário na Ribeira de Viana do Castelo tem resistido ao tempo que passa. Pensa-se que existe há um século. Há cerca de dez anos houve uma intervenção neste espaço que consistiu na reabilitação do tanque, iniciativa que contribuiu para preservar este lugar de memória, impedindo a sua degradação. É importante continuar a preservar este património cultural, mantendo-o em boas condições e promovendo seu uso. Mantém-se ativo, embora a procura atual nada tenha a ver com outros tempos. Na Ribeira de Viana do Castelo ainda se lava à mão. Mas pouco! 📸 jan 2025 | Olhar Viana do Castelo

Trajes tradicionais do concelho de Viana

O Traje de Lavradeira, o Traje de Mordoma, o Traje de Noiva, o Traje de Meia Senhora, Traje de Dó, Traje de Domingar, Traje de Feirar, Traje de Trabalho… são principalmente usados nas diversas festas e romarias que se realizam ao longo do ano, por todo o concelho. É o momento escolhido para se trazer o passado ao presente, vestindo um destes trajes tradicionais.  É durante a realização da Romaria da Senhora d’Agonia que se concentra um maior número de trajes, nomeadamente no Desfile da Mordomia, Cortejo Etnográfico e na Festa do Traje, ocasião para se admirar a beleza e riqueza de todos os detalhes dos tradicionais e coloridos trajes das diferentes freguesias do concelho de Viana do Castelo.  Estes são alguns dos trajes que tive oportunidade de contemplar, durante o Cortejo Histórico-Etnográfico e Desfile de Mordomia das Festas de Viana do Castelo deste ano.

Ponte Eiffel, em Viana, faz 141 anos

Feita em ferro e desenhada no gabinete de Gustave Eiffel, a ponte que liga as duas margens do Lima, entre a cidade de Viana do Castelo e a vila de Darque, foi inaugurada a 30 de junho de 1878, tendo sido construída para substituir a antiga e precária ponte de madeira. A ponte Eiffel de Viana do Castelo foi a primeira ponte rodoferroviária (de dois tabuleiros sobrepostos) construída em Portugal, tem 645 metros de comprimento e dois tabuleiros metálicos, sendo o superior rodoviário, para trânsito automóvel e pedestre, e o inferior ferroviário. (clique na imagem para ver em modo de ecrã inteiro) A Ponte Eiffel de Viana do Castelo (1930/1940)

A Fauna em Viana

Entre aves, mamíferos, répteis... estes são alguns dos animais que avistei (sem os procurar) e fotografei, nas minhas deambulações por Viana do Castelo.