Os Olhos de Santa Luzia

Hoje dia 13 de dezembro, celebra-se o Dia de Santa Luzia, conhecida como a “santa dos olhos”.

Em Viana do Castelo, no interior do santuário dedicado ao Sagrado Coração de Jesus, há um altar em granito dedicado a Santa Luzia, para todos os crentes que lhe queiram prestar devoção.

Em tempos, existiu uma capela dedicada a Santa Luzia construída no cimo do monte com o mesmo nome, que subsistiu até ao ano de 1926, altura em que foi derrubada para no seu lugar ser construído o templo dedicado ao Sagrado Coração de Jesus (atualmente Santuário).

A lenda que deu origem à devoção de Santa Luzia como protetora dos olhos:

A história/lenda de Santa Luzia (Luzia de Siracusa) conta que esta jovem italiana venerada pelos católicos, sofreu perseguições por ser cristã. De acordo com a lenda, preferiu que lhe arrancassem os olhos a renegar a fé em Cristo. Conta-se que os olhos de Santa Luzia teriam sido arrancados por um soldado a mando do imperador romano, e entregues num prato à jovem. No mesmo instante, no rosto de Luzia voltaram a nascer dois lindos olhos mais bonitos do que os anteriores. Corria o dia 13 de dezembro de 304. Foi a partir desta data que se iniciou a devoção a Santa Luzia.

[fotografias do altar e imagem de Santa Luzia no interior do Santuário do Sagrado Coração de Jesus, em Viana do Castelo]


Comentários

Mensagens populares deste blogue

A Villa de Vianna do Minho tornou-se Cidade de Vianna do Castello há 174 anos

Navios hotel na antiga doca comercial de Viana

Que tal um passeio no parque este fim de semana?