Avançar para o conteúdo principal

Ponte móvel novamente inoperacional

A ponte móvel junto à marina de Viana do Castelo encontra-se há vários meses encerrada (novamente) à utilização pedonal. Desde a data da sua inauguração em 2007, já foram muitas as vezes que a sua utilização esteve condicionada. 

A construção desta ponte móvel pedonal, que permitiu concluir a ligação da ciclovia marginal, entre o complexo da marina e as docas de recreio, representou um investimento do programa Polis de 1,2 milhões de euros.

Recorde-se que a proprietária da ponte móvel, e por isso responsável também pela sua manutenção, é a APDL — Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, S. A..

Mais visualizadas nos últimos 7 dias

Trajes tradicionais do concelho de Viana

O Traje de Lavradeira, o Traje de Mordoma, o Traje de Noiva, o Traje de Meia Senhora, Traje de Dó, Traje de Domingar, Traje de Feirar, Traje de Trabalho… são principalmente usados nas diversas festas e romarias que se realizam ao longo do ano, por todo o concelho. É o momento escolhido para se trazer o passado ao presente, vestindo um destes trajes tradicionais.  É durante a realização da Romaria da Senhora d’Agonia que se concentra um maior número de trajes, nomeadamente no Desfile da Mordomia, Cortejo Etnográfico e na Festa do Traje, ocasião para se admirar a beleza e riqueza de todos os detalhes dos tradicionais e coloridos trajes das diferentes freguesias do concelho de Viana do Castelo.  Estes são alguns dos trajes que tive oportunidade de contemplar, durante o Cortejo Histórico-Etnográfico e Desfile de Mordomia das Festas de Viana do Castelo deste ano.

O crochet está de volta às ruas de Vila Nova de Cerveira

A 6ª edição do “O Crochet sai à Rua… em Cerveira” volta a espalhar pelo centro histórico desta vila minhota a arte do crochet, recriando o património mais emblemático de cada freguesia, algumas tradições e ainda muitos outros apontamentos criativos em crochet. Para ver até ao final de setembro de 2023.

Coisa rara nos últimos anos

Navio cimenteiro ROAZ na tarde desta segunda-feira em manobras de atracação na antiga doca comercial do porto de Viana do Castelo. Nos últimos anos tem sido habitual entrarem e atracarem nesta doca somente embarcações de pequena dimensão, sendo a entrada hoje do navio ROAZ um acontecimento que não se via há muito.

A viajar no Tempo

Tempo do cortejo etnográfico da Romaria d’Agonia, no ano de 1958(?).

Festival VIANA BATE FORTE já começou

A 6ª edição do “VIANA BATE FORTE” arrancou esta sexta-feira no centro histórico da cidade de Viana do Castelo contando com três palcos instalados na Praça da Liberdade, Praça da República e Praça da Erva (ver fotos). O festival continua amanhã com mais oito concertos.