Avançar para o conteúdo principal

Romaria d’Agonia 2022 já tem Programa e Concurso aberto para o Cartaz


A Romaria d’Agonia vai realizar-se este ano de 17 a 21 de agosto, com o programa completo, após dois anos de restrições devido à pandemia de covid-19, e no ano em que se assinala o 110.º aniversário do primeiro cartaz ilustrado da festa, a seleção do próximo volta a ser por concurso público e tema livre.

“Face à evolução da pandemia e à nova normalidade, já estamos a preparar a próxima edição da Romaria d’Agonia tal como era feita antes e com a novidade de pela primeira vez o Desfile da Mordomia ser feito a uma quinta-feira. Deixamos de lado o formato de 2020 e 2021, de sentir a festa à distância, para a voltarmos a viver, observando eventuais regras sanitárias que estejam em vigor na altura”, anunciou o presidente da Comissão de Festas da Romaria da Senhora d’Agonia, António Cruz.

O cartaz ilustrado da Romaria d’Agonia, que anuncia a maior festa tradicional do país em todo o mundo, assinala este ano o 110.º aniversário do primeiro de que há registo, de 1912, e a partir de hoje, 21 de fevereiro, está aberto o concurso público para a conceção do cartaz oficial da festa de 2022.

O Programa da Romaria 2022 e o Regulamento do Concurso do Cartaz estão disponíveis em www.festasdagonia.com.

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Já há programação oficial para o LER EM VIANA - Festa do Livro e das Artes!

Iniciativa da Câmara Municipal de Viana do Castelo e organizado e programado pela Biblioteca Municipal, o LER EM VIANA - Festa do Livro e das Artes decorre entre 18 e 26 de abril reunindo um conjunto de propostas em torno do universo da leitura, das artes e da criatividade. O Centro Cultural de Viana do Castelo, será novamente o palco da edição deste ano. Feira do Livro, encontros com escritores, apresentação de livros, horas do conto para crianças e famílias, música e dança compõem a programação da 5ª edição do LER EM VIANA. Entrada gratuita todos os dias das 14h30 às 23h30.

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

Intervenção na ponte móvel da marina de Viana, entrou na fase final

A ponte móvel pedonal localizada na margem direita do rio Lima, na entrada da marina de Viana do Castelo está inoperacional há mais de 2 anos. Presentemente, está em fase final a intervenção na ponte (e respetivos acessos) que teve início há cerca de seis meses. Inaugurada em 2007, esta travessia tem sofrido avarias constantes ao longo da sua existência. Espera-se que esta intervenção garanta a operacionalidade da infraestrutura a longo prazo.  A ponte está dotada da possibilidade de rotação de forma a permitir não só a passagem de peões (em posição fechada) mas também das embarcações (em posição aberta).  📸 abril 2026 | @olharvianadocastelo

As senhas da Revolução

Hoje celebramos os 50 anos do 25 de Abril, a Revolução dos Cravos. Viva o 25 de Abril! Viva a Liberdade e Democracia! Viva Portugal! As senhas da Revolução Foram duas as canções utilizadas como senhas do 25 de Abril. A primeira divulgada pela rádio como sinal para o início da Revolução foi a música “E depois do adeus”, de José Niza, interpretada por Paulo de Carvalho, transmitida (22h55 do dia 24 de abril 1974) pelos Emissores Associados de Lisboa. A segunda foi a música “Grândola, vila morena” de José Afonso, que a Rádio Renascença tocou (00h20 do dia 25 de Abril de 1974). O primeiro sinal destinava-se a preparar as tropas para a saída, e o segundo servia para confirmar o arranque das operações. Na imagem seguinte é apresentada a letra da 1ª estrofe de “E depois do adeus”, canção que serviu como primeira senha da Revolução.

Edifícios religiosos de Viana fazem parte da história da cidade

Viana do Castelo possui um vasto património religioso. É visível a marca de fé e devoção dos seus habitantes, com as dezenas de igrejas e capelas que se erguem em diversos locais da cidade. Umas mais imponentes outras mais modestas, todas dão um encanto diferente à cidade e são dignas de referência e de uma visita. Um dos exemplos é a igreja de S. Bento, situada na Praça Frei Gonçalo Velho. Esta igreja é o que ainda hoje resta do antigo convento de freiras beneditinas fundado no século XVI. 📸 abril 2026 | @olharvianadocastelo