Avançar para o conteúdo principal

“História Viandante” dá vida e cor a uma parede da Rua do Vilarinho

Esta é a mais recente “História Viandante” que dá vida e cor a uma parede da Rua do Vilarinho, no centro histórico da cidade de Viana do Castelo. Através desta ilustração é contada a história da taberna conhecida como "A Espanhola" e da sua proprietária D. Otília (ambas já desaparecidas).

"Histórias Viandantes" é um projeto criado pelos irmãos vianenses Rui Coelho e Luísa Coelho, que pretendem contar histórias de figuras, lugares e cultura de Viana do Castelo, através de ilustrações pintadas em paredes de 9 ruas do centro histórico da cidade.

De seguida transcrevo o artigo publicado sobre "A Espanhola", no DN de 10 Dezembro 2009:

“Taberna mais antiga fecha portas com morte da dona
Era conhecida como "A Espanhola" e acaba de falecer, aos 84 anos. A proprietária da mais antiga e típica taberna da cidade de Viana do Castelo, por onde passaram várias gerações, termina assim com uma tradição de mais de 60 anos. Copos e malgas de vinho vão agora ser, definitivamente, arrumados. Otília morreu precisamente na taberna que dirigiu desde os anos cinquenta, mas já recentemente, aos 84 anos, a doença obrigou-a a fechar portas.
Uma placa de chapa anunciando "bons vinhos e comida" e um ramo de loureiro pendurado na parede eram algumas das imagens de marca d' "A Espanhola", além de um "champarrião" único. Chouriço assado, pataniscas ou o bacalhau assado eram outras atracções que estavam constantemente a sair na velha tasca do centro histórico de Viana. Com mais de 150 anos, aquele estabelecimento, situado na Rua do Vilarinho, começou por se chamar Venda do Católico, mas mais tarde acabou por ficar conhecido como "A Espanhola".
Da vida académica aos convívios dos profissionais mais distintos da cidade, todos passaram pela tasca e nas suas paredes foram muitas as mensagens de carinho deixadas à proprietária. A "avó" D. Otília, como carinhosamente era por todos conhecida, vai hoje a enterrar, às 15.00, no Cemitério de Viana do Castelo.”





MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

Dia do Porto de Viana 2026 terá muita animação e visitas gratuitas

O Dia do Porto de Viana do Castelo é o evento anual em que esta infraestrutura portuária abre portas à comunidade. Realiza-se no próximo sábado, 13 de junho de 2026, entre as 10h00 e 19h00, na marginal de Viana do Castelo, oferecendo atividades de entrada livre, nomeadamente visitas à área portuária em embarcação, visitas gratuitas ao Navio Hospital Gil Eannes, corridas, insufláveis e Animação Diversa (Jardim da Marina). HORÁRIOS E PROGRAMA : • 10h00 / 17h30 - Visitas à área portuária em embarcação • 10h00 / 18h00 - Insufláveis e Animação Diversa (Jardim da Marina) • 10h00 / 19h00 - Visitas gratuitas ao Navio Hospital Gil Eannes • 16h15 - Início da 1ª Corrida Pequenos Corações de Viana • 17h00 - Início da 4ª Corrida do Porto de Viana 📸 Arquivo | @olharvianadocastelo

Domingo (14) é dia de subir o monte em Peregrinação

No próximo domingo, 14 de junho, milhares de peregrinos voltam a subir o monte de Santa Luzia, percorrendo a pé, a partir das 08H30, o trajeto de cerca de cinco quilómetros desde a cidade até à Basílica do Sagrado Coração de Jesus. No final da peregrinação, realiza-se, a partir das 10H30, a eucaristia no Anfiteatro do Jardim das Tílias, celebração presidida por D. João Lavrador. A promessa de peregrinar ao Sagrado Coração de Jesus ocorreu no ano de 1918, no entanto, só no ano de 1921 a promessa começou a ser cumprida. A ORIGEM DA PROMESSA : “ Em 1918 a peste pneumónica assolava toda a população e na cidade de Viana do Castelo realizou-se uma procissão, a 10 de novembro, onde se prometeu subir ao monte de Santa Luzia e fazer a consagração à imagem do Sagrado Coração de Jesus aí presente, se a peste parasse. Tal facto registou-se e por isso a promessa teve de ser cumprida. Impedidos de o fazer em 1919 e 1920, só no ano de 1921 a promessa foi cumprida e repetida todos os anos. ” 📸 junho ...

Na Praia do Coral já se joga a Liga Distrital de Futebol de Praia

Este foi o primeiro dos quatro fins-de-semana de junho, em que o Campo de Futebol de Praia do Coral, em Viana do Castelo, vai receber a Liga Distrital de Futebol de Praia, nos escalões de Sub 19 e Seniores, em Feminino e Masculino, organizada pela Associação de Futebol de Viana do Castelo. A competição, que pretende envolver todos os clubes filiados do distrito de Viana do Castelo, terá o seguinte calendário de jogos: Seniores Feminino: 6 e 7 de junho  Seniores Masculino: 13 e 14 de Junho Sub 19 Feminino: 20 e 21 de Junho Sub 19 Masculino: 27 e 28 de Junho 📸 7 junho 2026 | @olharvianadocastelo

Concentração Motard Viana 2026

Concentração onde são esperados entre 5 a 7 de junho, cerca de 2.500 motards, junto ao monumento a Viana do Castelo, no espaço entre o Castelo de Santiago da Barra e os Estaleiros Navais. Três dias com muita animação, muita música, espetáculos, convívio e espírito motard, com entrada livre. 📸 6 junho 2026 | @olharvianadocastelo