Avançar para o conteúdo principal

Câmara Municipal avança com projeto de conservação e restauro do Chafariz da Praça da República

A Câmara Municipal de Viana do Castelo vai promover um projeto de conservação e restauro do Chafariz da Praça da República, ex-libris da principal sala de visitas da cidade.

Em causa estão patologias da pedra que afetam o chafariz, a necessidade de substituição da tubagem interior e da consolidação da estrutura. De acordo com especialistas na área, é necessário que o chafariz seja totalmente desmontado para ser tratado e voltar a ser colocado, o que obedece a um projeto técnico específico não só de consolidação da estrutura como de tratamento das patologias do granito, com o acompanhamento da Direção Regional de Cultura do Norte. Dada a classificação do monumento como Património Nacional, a obra também carece de validação da Direção Geral do Património Cultural.

O Chafariz da Praça da República é do século XVI. Foi construído, ou pelo menos concluído em 1559, sendo obra do mestre canteiro João Lopes "o velho", o mesmo que alguns anos antes executara o chafariz de Caminha e, muito provavelmente, alguns dos chafarizes semelhantes que podemos encontrar em cidades galegas como Pontevedra.

Foi, durante vários séculos, o ponto de abastecimento de água potável da população vianense e, pela sua monumentalidade e localização, uma das referências urbanas do burgo.

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Conhecido programa completo da Romaria d’Agonia 2025

Já é conhecido o programa completo da Romaria d’Agonia, em Viana do Castelo, que, este ano, vai decorrer, entre 12 e 20 agosto! A maior Romaria de Portugal! Qual o momento que não irá mesmo perder? Toda a programação AQUI .

A Arte do Crochet na Vila das Artes

O Crochet já saiu à Rua… em Vila Nova de Cerveira. Este ano sob o tema “Explosão de Cores / Yarn Colour”. Pode ser visto entre julho e setembro de 2025. 📸 5 julho 2025 | Olhar Viana do Castelo

O palco está montado. Amanhã há Gala na Praça

Do XXVII FESTIVAL DE FOLCLORE INTERNACIONAL ALTO MINHO , que se realiza este ano de 14 a 20 de julho, em Viana do Castelo, constam três Galas que se vão realizar na Praça da República: Terça-feira | 15 de julho 21h30 | GALA DE BOAS-VINDAS Sexta-feira | 18 de julho 21h30 | GALA ABRAÇO DE CULTURAS Sábado | 19 de julho 21h30 | GALA DA DESPEDIDA Países participantes : ESLOVÉNIA, FRANÇA, LITUÂNIA, MÉXICO, POLÓNIA, PORTUGAL, VENEZUELA Para além destas Galas na Praça da República, há muito mais para ver e participar. Consulte o programa completo aqui 👇 📸 14 julho 2025 | Olhar Viana do Castelo

O crochet está de volta às ruas de Vila Nova de Cerveira

A 6ª edição do “O Crochet sai à Rua… em Cerveira” volta a espalhar pelo centro histórico desta vila minhota a arte do crochet, recriando o património mais emblemático de cada freguesia, algumas tradições e ainda muitos outros apontamentos criativos em crochet. Para ver até ao final de setembro de 2023.

Sabe o que vai acontecer de 3 a 13 de julho?

Em contagem decrescente para o MARGINAL - FESTA NO JARDIM . De 3 a 13 de julho! No Jardim Público e no Jardim Marginal de Viana do Castelo. Animação itinerante, arte, atividades infantis, concertos, DJs, espetáculos de rua, teatro, marionetas, dança, circo contemporâneo, gastronomia, instalações artísticas, percursos interpretativos, ‘silent party’, Viana Beer Fest – Festival de cerveja artesanal (3 a 6 de julho, no Anfiteatro da Marina) e Viana STARTS integram a programação. 📸 Arquivo | Olhar Viana do Castelo Toda a programação em 👇