Avançar para o conteúdo principal

Canhão do século XVIII roubado do interior da Fortaleza de Valença

Um canhão do reinado de D. João V, do século XVIII, pertencente ao Arsenal Real do Exército, foi roubado na madrugada de hoje do baluarte do Socorro, junto à pousada de S. Teotónio, no interior da fortaleza de Valença.
Em comunicado enviado às redações, a autarquia da segunda cidade do distrito de Viana do Castelo, adiantou “tratar-se de um magnífico exemplar de armamento bélico, que estava exposto no Baluarte do Socorro, no interior da Fortaleza de Valença”.
“Ao que tudo indica, o canhão foi arremessado muralha abaixo, para um patamar intermédio, e novamente atirado para o fosso da fortaleza, onde terá sido recolhido e transportado. Este é um roubo que abrange o património móvel nacional existente na fortaleza de Valença”, refere a nota.
A Câmara de Valença “participou a ocorrência à GNR sendo que foi acionada, de imediato, a Polícia Judiciária (PJ) que já esteve no local a recolher provas”.
O presidente da Câmara Municipal de Valença, José Manuel Carpinteira manifestou-se “profundamente revoltado e indignado com mais um situação de roubo e vandalismo na cidade, sendo que desta vez se trata de um elemento de incalculável valor histórico e patrimonial”.
Os “restantes canhões, existentes na fortaleza foram retirados e guardados, para prevenir uma nova tentativa de furto”.

Notícia da LUSA de 06.06.2022 


MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Suspensa por providência cautelar, obra do novo mercado de Viana é retomada

A construção do novo Mercado Municipal de Viana do Castelo, cuja obra se encontrava temporariamente suspensa devido a uma providência cautelar interposta pela associação Vian'Acorda e admitida pelo Tribunal Administrativo e Fiscal (TAF) de Braga, já foi retomada. A associação pretendia travar os trabalhos no local para salvaguardar achados arqueológicos. 📸 7 outubro 2026 | @olharvianadocastelo

Sabia que…?

Nas traseiras dos Antigos Paços do Concelho (Praça da República) existiu um edifício mandado construir por Manoel Mexia Galvão, no ano de 1698, e demolido por altura dos anos 50 do século XX? Fotografia mais recente, setembro 2026 | @olharvianadocastelo

Igreja de S.Domingos em obras de conservação

Na igreja de S.Domingos, em Viana do Castelo, prosseguem as obras que visam a reabilitação do exterior nomeadamente, a substituição da cobertura e caixilharia do monumento. A intervenção na torre sineira está concluída. Este importante edifício religioso da cidade de Viana do Castelo, classificado como Monumento Nacional, foi mandado construir por São Bartolomeu dos Mártires, no século XVI. 📸 outubro 2026 | @olharvianadocastelo 📸 junho 2026 | @olharvianadocastelo 📸 abril 2026 | @olharvianadocastelo

É sexta-feira! Bom fim de semana.

Sem planos para o fim de semana? Aproveite para conhecer ou revisitar a cidade de Viana do Castelo. 📸 9 outubro 2026 | @olharvianadocastelo

Exposição a não perder nos Antigos Paços do Concelho

Os Antigos Paços do Concelho (Praça da República), em Viana do Castelo, são palco para a exposição "Viana à mesa (1920-1970)", patente até 31 de outubro. A entrada é livre! Através de fotografias, utensílios, receitas, ementas, notícias, publicidade, anúncios, curiosidades e muito mais, os visitantes vão poder recuar no tempo, e ver como comíamos, onde comíamos, onde nos abastecíamos, em Viana do Castelo durante aquele período, numa iniciativa do Núcleo de Viana do Castelo do Arquivo EPHEMERA. Alguns apontamentos e destaques da exposição "Viana à mesa (1920-1970)" 👇