Avançar para o conteúdo principal

Sabia que…

A caravela foi uma embarcação inventada e usada pelos Portugueses durante o período dos Descobrimentos nos séculos XV e XVI.
A caravela portuguesa era uma embarcação rápida, de fácil manobra, apta para a bolina, de proporções modestas e que, em caso de necessidade, podia ser movida a remos. As caravelas eram embarcações de fraco calado que podiam facilmente subir os rios da costa africana.
Foi numa Caravela que Bartolomeu Dias dobrou o Cabo da Boa Esperança, em 1488.

A Caravela Vera Cruz é uma réplica exacta das antigas caravelas portuguesas. Foi construída no ano 2000 no estaleiro naval de Vila do Conde no âmbito da comemoração dos 500 anos do Descobrimento do Brasil.

A Caravela Vera Cruz chegou, durante a tarde de hoje, a Viana do Castelo. Está atracada na antiga doca comercial, junto ao Navio Museu Gil Eannes. Amanhã, quinta-feira, dia 9, das 10h às 13h e das 14h às 19h, estará disponível para visitas gratuitas.

Comentários

Mais visualizadas nos últimos 30 dias

Vandalismo

Assim deixaram os muros da igreja de Nossa Senhora d’Agonia. Sem comentários.

Ruas da Ribeira de Viana

Andando por ruas, becos e vielas da nossa Ribeira.

Escadório de Santa Luzia

A Basílica de Santa Luzia, situada no alto do monte com o mesmo nome, é o monumento mais conhecido e visitado da cidade de Viana do Castelo. Para lá chegar tem três opções: a estrada, o funicular ou o escadório. Quem optar pelo funicular, fará um percurso de 650 metros, vencendo um desnível de 160 metros, numa viagem com duração de aproximadamente 7 minutos. Quem se sentir atraído a ir a pé pelo escadório, terá que subir 659 degraus. Subir esta escadaria não é assim tão difícil, basta ir com calma, parando quando o cansaço aparecer. Veja algumas fotografias do escadório de Santa Luzia.

Coisa rara, finalmente sem automóveis

Há vários anos que esta artéria do centro histórico da cidade de Viana do Castelo apresentava diariamente um número absolutamente excessivo de veículos estacionados em toda a sua área.  Nos últimos dias, esse cenário mudou. Com a colocação de floreiras e pilaretes, onde antes existia estacionamento abusivo e repetitivo, que dificultava o trânsito de peões em segurança, há agora um espaço mais humanizado, sem automóveis.

Prestes a ser inaugurado o novo hotel no centro histórico

A abertura do AP Dona Aninhas está prevista para 26 de fevereiro de 2023, conforme consta da página oficial do grupo AP Hotels & Resorts. Este quatro estrelas, com 64 quartos e suites, situado onde funcionava anteriormente o antigo hotel Viana Sol, no largo Vasco da Gama, no coração de Viana do Castelo, chama a atenção pela nova cor do edifício.