Avançar para o conteúdo principal

Viagem inaugural do “Caminho Marítimo de Santiago” chegou hoje a Viana do Castelo

De 8 a 10 de junho, Viana do Castelo acolhe uma das etapas da viagem inaugural do Caminho Marítimo de Santiago.

Na paragem em Viana do Castelo, as cerca de 20 embarcações que estão a participar no cruzeiro, incluindo a Caravela Vera Cruz, ficarão atracadas na antiga doca comercial, junto ao Navio Museu Gil Eannes.

Segundo informação da Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho), a Caravela Vera Cruz estará disponível para visitas gratuitas durante o dia de hoje, das 17h às 19h, e amanhã, dia 9, das 10h às 13h e das 14h às 19h. Trata-se de uma oportunidade única para visitar uma réplica exata das antigas caravelas portuguesas e conhecer melhor as técnicas de navegação da altura, as rotas comerciais e de exploração ou a vida a bordo neste tipo de embarcação.

Esta viagem inaugural teve início em Vila Real de Santo António a 28 de maio e terminará no dia 13 de junho em Santiago de Compostela, percorrendo aproximadamente 500 milhas náuticas e cerca de 12 km a pé. Os participantes no evento efetuaram paragens em nove portos portugueses. Depois de Viana do Castelo seguem rumo à Galiza, passando por Baiona, Vila Garcia de Arousa e Padrón. A partir de Padrón, o percurso faz-se a pé até Santiago de Compostela, num total de 12 km.

O projeto “Caminho Marítimo de Santiago em Portugal” pretende recriar, na costa portuguesa, a viagem da “Barca de Pedra” que, segundo reza a lenda, no ano 40 do primeiro milénio transportou o corpo do Santo peregrino desde Jaffa na Palestina até Campus Stella na Galiza








Comentários

Mais visualizadas nos últimos 30 dias

Ruas da Ribeira de Viana

Andando por ruas, becos e vielas da nossa Ribeira.

Vandalismo

Assim deixaram os muros da igreja de Nossa Senhora d’Agonia. Sem comentários.

Escadório de Santa Luzia

A Basílica de Santa Luzia, situada no alto do monte com o mesmo nome, é o monumento mais conhecido e visitado da cidade de Viana do Castelo. Para lá chegar tem três opções: a estrada, o funicular ou o escadório. Quem optar pelo funicular, fará um percurso de 650 metros, vencendo um desnível de 160 metros, numa viagem com duração de aproximadamente 7 minutos. Quem se sentir atraído a ir a pé pelo escadório, terá que subir 659 degraus. Subir esta escadaria não é assim tão difícil, basta ir com calma, parando quando o cansaço aparecer. Veja algumas fotografias do escadório de Santa Luzia.

Coisa rara, finalmente sem automóveis

Há vários anos que esta artéria do centro histórico da cidade de Viana do Castelo apresentava diariamente um número absolutamente excessivo de veículos estacionados em toda a sua área.  Nos últimos dias, esse cenário mudou. Com a colocação de floreiras e pilaretes, onde antes existia estacionamento abusivo e repetitivo, que dificultava o trânsito de peões em segurança, há agora um espaço mais humanizado, sem automóveis.

Enorme “Coração de Viana” de Joana Vasconcelos exposto em Serralves

Uma das obras mais conhecidas e emblemáticas da artista plástica portuguesa Joana Vasconcelos, o "Coração Independente Vermelho”, inspirado no coração de Viana, peça icónica da filigrana portuguesa, está entre as mais de trinta e cinco peças que integram a sua primeira exposição individual em Serralves. A exposição, intitulada “I’m Your Mirror” esteve anteriormente no Museu Guggenheim de Bilbau (Espanha), onde recebeu mais de 640 mil visitantes. Vai estar no Porto, em Serralves, até 24 de junho. A obra "Coração Independente Vermelho”, já esteve exposta no Centro Cultural de Viana do Castelo durante a Romaria d'Agonia de 2014. Joana Vasconcelos foi, nesse mesmo ano, presidente da Comissão de Honra das Festas, tendo participado no cortejo etnográfico e no desfile da Mordomia. Alguns dos trabalhos expostos no Museu e nos Jardins do Parque de Serralves: (Clique na imagem para ver em modo de ecrã inteiro) CORAÇÃO INDEPENDENTE VERMELHO, 2005 | Apresenta-se sob a forma