De 8 a 10 de junho, Viana do Castelo acolhe uma das etapas da viagem inaugural do Caminho Marítimo de Santiago.
Na paragem em Viana do Castelo, as cerca de 20 embarcações que estão a participar no cruzeiro, incluindo a Caravela Vera Cruz, ficarão atracadas na antiga doca comercial, junto ao Navio Museu Gil Eannes.
Segundo informação da Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho), a Caravela Vera Cruz estará disponível para visitas gratuitas durante o dia de hoje, das 17h às 19h, e amanhã, dia 9, das 10h às 13h e das 14h às 19h. Trata-se de uma oportunidade única para visitar uma réplica exata das antigas caravelas portuguesas e conhecer melhor as técnicas de navegação da altura, as rotas comerciais e de exploração ou a vida a bordo neste tipo de embarcação.
Esta viagem inaugural teve início em Vila Real de Santo António a 28 de maio e terminará no dia 13 de junho em Santiago de Compostela, percorrendo aproximadamente 500 milhas náuticas e cerca de 12 km a pé. Os participantes no evento efetuaram paragens em nove portos portugueses. Depois de Viana do Castelo seguem rumo à Galiza, passando por Baiona, Vila Garcia de Arousa e Padrón. A partir de Padrón, o percurso faz-se a pé até Santiago de Compostela, num total de 12 km.
O projeto “Caminho Marítimo de Santiago em Portugal” pretende recriar, na costa portuguesa, a viagem da “Barca de Pedra” que, segundo reza a lenda, no ano 40 do primeiro milénio transportou o corpo do Santo peregrino desde Jaffa na Palestina até Campus Stella na Galiza