Avançar para o conteúdo principal

Pormenores…

Um pormenor que passa despercebido a muita gente. Na muralha do Castelo de Santiago da Barra, em Viana do Castelo, há uma lápide com 365 anos cujas inscrições se encontram meio apagadas e praticamente ilegíveis.

“Esta "Pedra Dourada" foi ali colocada em 1657 por ordem da Rainha Regente, D. Filipa de Gusmão. Monumental epígrafe harmoniosamente lavrada, desenhada pelo engenheiro francês Miquel de Lescol, regista as taxas a cobrar no porto de mar às embarcações”.
(texto transcrito de uma placa informativa que se encontrava numa dependência no interior do Castelo. O nome de D. Filipa de Gusmão penso estar errado, devendo ser D. Luísa de Gusmão).

É fundamental conhecermos e preservarmos o património da nossa cidade, pois só assim conheceremos a história dos nossos antepassados. 

A pedra está a precisar de uma intervenção, de modo a voltar ser possível ler o que está lá escrito.

O que está lá escrito:

Por mandado de Sua Mag.de
seja notorio: as embarcaçoes
portuguezas que
entrarem por esta Fortaleza
que nem a entrada
neste porto nem a
saída delle lhe deve sala-
rio algum nem a ella
nem a nenhuma das pe-
soas que nella servem.
e as embarcaçoes estran-
geiras seja notorio
que por entrada
naon devem tambem
cousa alguma e á saída
ande pagar hum cru-
sado por embarca-
çaom e nenhuma outra
cousa mais. Lixboa XIX
de novembro. MDCLVII



Comentários

Mais visualizadas nos últimos 7 dias

Andando pela cidade…

Rua do Tourinho, centro histórico de Viana do Castelo.

Ruas da Ribeira de Viana

Andando por ruas, becos e vielas da nossa Ribeira.

A primeira Matriz de Viana está a ser reabilitada

Foi a primeira Matriz de Viana, até à construção da actual Sé Catedral dentro do perímetro muralhado em meados do século XV. A estrutura primitiva remonta ao século XIlI, tendo sido reedificada e acrescentada em 1719. Conhecida tradicionalmente por Matriz Velha, passou a chamar-se Igreja das Almas pelo facto de o seu adro ter sido local de enterramento desde o tempo de D. Afonso III até finais do século XIX. Fotos: a Igreja das Almas na atualidade e noutros tempos

Escadório de Santa Luzia

A Basílica de Santa Luzia, situada no alto do monte com o mesmo nome, é o monumento mais conhecido e visitado da cidade de Viana do Castelo. Para lá chegar tem três opções: a estrada, o funicular ou o escadório. Quem optar pelo funicular, fará um percurso de 650 metros, vencendo um desnível de 160 metros, numa viagem com duração de aproximadamente 7 minutos. Quem se sentir atraído a ir a pé pelo escadório, terá que subir 659 degraus. Subir esta escadaria não é assim tão difícil, basta ir com calma, parando quando o cansaço aparecer. Veja algumas fotografias do escadório de Santa Luzia.

Passadiços flutuantes na antiga doca comercial

Na antiga doca comercial de Viana do Castelo estão a ser colocados passadiços flutuantes e respetiva rampa de acesso, para servirem de apoio a embarcações. Refira-se que está prevista há muitos anos, a reconversão desta antiga doca comercial numa marina Atlântica para atracação de embarcações de maior dimensão, até quatro metros de calado.