Avançar para o conteúdo principal

O hotel Viana Sol, em Viana do Castelo, fechado há 16 anos, reabre em fevereiro de 2023



(NOVA VERSÃO PARA ESCLARECER NO SEGUNDO PARÁGRAFO QUE A AUTORIA DA QUESTÃO COLOCADA FOI DA VEREADORA DA CDU, CLÁUDIA MARINHO)

O hotel Viana Sol, em Viana do Castelo, fechado há 16 anos, reabre em fevereiro de 2023, após uma remodelação de 10 milhões de euros como hotel temático e criará 35 postos de trabalho diretos, foi hoje divulgado.

Em declarações aos jornalistas no final da reunião de câmara, onde foi questionado sobre o destino da unidade hoteleira pela vereadora da CDU, Cláudia Marinho, o presidente da autarquia adiantou que a remodelação do interior do edifício e dos seus 64 quatros “será inspirada na cultura vianense, nomeadamente na pesca, na filigrana, nos bordados de Viana e nos Caminhos de Santiago de Compostela, na Galiza”.

“Mais uma vez estamos na presença de um investidor vianense, que adquiriu o hotel e está a iniciar um processo de requalificação para reabrir o hotel temático, que se chamará Dona Aninhas, em fevereiro do próximo ano”, adiantou Luís Nobre.

Para o autarca socialista, trata-se de “uma boa notícia para a dinamização do centro histórico, para aumentar a oferta hoteleira da cidade".

“É importante recebermos investimento, não só dos empresários vianenses, mas também de empresários externos ou até internacionais. Isso demonstra o ambiente de confiança relativamente à dinâmica do concelho e da cidade, num setor muito particular que é o setor da hotelaria”, adiantou.

Luís Nobre referiu ainda que “a rede de hotéis da cidade continua a crescer”, apontando “a conclusão em breve do processo de licenciamento da funcionalização do antigo Pedra Alta, em Serreleis e, em meados de setembro, o reinício da construção da nova unidade hoteleira do grupo B&B Hotels em Viana do Castelo”.

O hotel Dona Aninhas, um investimento do grupo Madre Turismo, que detém unidades hoteleiras no Algarve, está situado no Largo Vasco da Gama, em junto à antiga doca comercial da cidade, onde se encontra atracado o navio-museu Gil Eannes.


Notícia da Lusa, 23 ago 2022

Mais visualizadas nos últimos 7 dias

Trajes tradicionais do concelho de Viana

O Traje de Lavradeira, o Traje de Mordoma, o Traje de Noiva, o Traje de Meia Senhora, Traje de Dó, Traje de Domingar, Traje de Feirar, Traje de Trabalho… são principalmente usados nas diversas festas e romarias que se realizam ao longo do ano, por todo o concelho. É o momento escolhido para se trazer o passado ao presente, vestindo um destes trajes tradicionais.  É durante a realização da Romaria da Senhora d’Agonia que se concentra um maior número de trajes, nomeadamente no Desfile da Mordomia, Cortejo Etnográfico e na Festa do Traje, ocasião para se admirar a beleza e riqueza de todos os detalhes dos tradicionais e coloridos trajes das diferentes freguesias do concelho de Viana do Castelo.  Estes são alguns dos trajes que tive oportunidade de contemplar, durante o Cortejo Histórico-Etnográfico e Desfile de Mordomia das Festas de Viana do Castelo deste ano.

Coisa rara nos últimos anos

Navio cimenteiro ROAZ na tarde desta segunda-feira em manobras de atracação na antiga doca comercial do porto de Viana do Castelo. Nos últimos anos tem sido habitual entrarem e atracarem nesta doca somente embarcações de pequena dimensão, sendo a entrada hoje do navio ROAZ um acontecimento que não se via há muito.

O crochet está de volta às ruas de Vila Nova de Cerveira

A 6ª edição do “O Crochet sai à Rua… em Cerveira” volta a espalhar pelo centro histórico desta vila minhota a arte do crochet, recriando o património mais emblemático de cada freguesia, algumas tradições e ainda muitos outros apontamentos criativos em crochet. Para ver até ao final de setembro de 2023.

Enorme “Coração de Viana” de Joana Vasconcelos exposto em Serralves

Uma das obras mais conhecidas e emblemáticas da artista plástica portuguesa Joana Vasconcelos, o "Coração Independente Vermelho”, inspirado no coração de Viana, peça icónica da filigrana portuguesa, está entre as mais de trinta e cinco peças que integram a sua primeira exposição individual em Serralves. A exposição, intitulada “I’m Your Mirror” esteve anteriormente no Museu Guggenheim de Bilbau (Espanha), onde recebeu mais de 640 mil visitantes. Vai estar no Porto, em Serralves, até 24 de junho. A obra "Coração Independente Vermelho”, já esteve exposta no Centro Cultural de Viana do Castelo durante a Romaria d'Agonia de 2014. Joana Vasconcelos foi, nesse mesmo ano, presidente da Comissão de Honra das Festas, tendo participado no cortejo etnográfico e no desfile da Mordomia. Alguns dos trabalhos expostos no Museu e nos Jardins do Parque de Serralves: (Clique na imagem para ver em modo de ecrã inteiro) CORAÇÃO INDEPENDENTE VERMELHO, 2005 | Apresenta-se sob a forma

Já visitou a exposição “Bilhete-Postal Ilustrado Romântico”?

Uma oportunidade para ver uma coleção particular de Postais Ilustrados do 1.º quartel do século XX, de José Filgueiras, numa iniciativa da Grupo Desportivo e Cultural dos Trabalhadores dos ENVC. Para ver até 27 de outubro, na sede social do GDCTENVC, situada na Avenida Rocha Páris n.º 95, Viana do Castelo. A entrada é livre. “É suposto que os amantes celebrem o amor, a paixão e a partilha de sentimentos, particularmente aqueles que, tal como comigo acontece, têm sensibilidade para nestes valores acreditar. A todos eles dedico esta série de imagens do Bilhete-postal Ilustrado romântico “À moda antiga” do 1.º quartel do século XX.”