Avançar para o conteúdo principal

“Olhares da Romaria” pela lente e olhar de 30 fotógrafos em 90 fotografias

A evolução e diferentes perspetivas da Romaria d’Agonia ao longo do último meio século, pela lente e olhar de 30 fotógrafos nacionais e estrangeiros, é o mote de uma exposição fotográfica coletiva que a partir de sábado está patente em Viana do Castelo.

A exposição “Olhares da Romaria” reúne 90 fotografias de diferentes momentos e períodos, sendo a primeira mostra coletiva de fotógrafos que na sua carreira contribuíram para perpetuar e levar longe a festa.
“São fotógrafos locais, regionais, de outros pontos do país e até do estrangeiro, mas que também contribuíram, com o seu trabalho, para a imagem que a Romaria hoje tem. Homenageia os vários olhares sobre a festa, não fosse também 19 de agosto, a véspera do dia da nossa padroeira, o Dia Mundial da Fotografia. É por isso também um agradecimento de todos nós a estes fotógrafos”, explica António Cruz, presidente da Comissão de Festas.

A exposição "Olhares da Romaria" vai estar patente de 06 a 21 de agosto, no Jardim Público, com os respetivos trabalhos selecionados, três fotografias por cada fotógrafo, e informação sobre os autores.
“Esta é uma festa das pessoas e para as pessoas, então nada melhor do que temos o olhar pessoal de cada fotógrafo, uns olhares são mais tradicionais e outros mais contemporâneos. Mas todos procuraram captar as emoções de quem faz e vive a festa”, acrescenta António Cruz.

Integram a exposição coletiva fotógrafos que trabalham para órgãos de comunicação ou outras publicações, profissionais e mesmo amadores, mas todos com o traço comum de pelas suas objetivas retratarem o que de melhor tem a festa, ajudando a perpetuar de geração em geração, os usos e costumes dos vianenses.

“Há fotógrafos que se iniciaram na carreira na Romaria, há outros que sendo de longe todos os anos estão cá para fazer aquela foto que ainda não foi feita, para captar toda esta genuinidade. Por isso, a festa de 2022 também será para lhes agradecer, através desta exposição coletiva única”, conclui o responsável.

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Navio de Cruzeiro de Luxo SEFU “estreia” a nova doca seca da WestSea

O SEFU é um luxuoso navio de cruzeiros, com cerca de 120 metros comprimento total, uma boca de 19 metros e um calado de cerca de cinco metros, que está a ser construído nos estaleiros navais da WestSea, por cerca 100 milhões de euros, para o grupo japonês Ryobi Holdings, com entrega prevista para 2027 e que será totalmente construído em Viana do Castelo. A nova doca seca (Doca n.º 3) dos estaleiros navais da West Sea, em Viana do Castelo, representa um investimento de aproximadamente 24 milhões de euros. Com 220 metros de comprimento e 45 de largura, esta infraestrutura permitirá receber navios de maior dimensão. As imagens são do SEFU a efetuar as manobras de mudança para a nova doca seca, na manhã desta segunda-feira, 7 de setembro.

Torneio Internacional de Basquetebol começa hoje, em Viana do Castelo!

O Pavilhão Municipal José Natário, em Viana do Castelo, será palco do IV Torneio Internacional de Basquetebol Cidade de Viana do Castelo, que se realiza este sábado (5) e domingo (6). A competição junta três das melhores equipas seniores portuguesas da modalidade: Sport Lisboa e Benfica, Sporting Clube de Portugal e Futebol Clube do Porto e ainda os espanhóis Oviedo Baloncesto, prometendo um espetáculo desportivo de alto nível para os adeptos da modalidade. O torneio, de entrada livre, é organizado pelo Clube de Basquete de Viana. Segue-se o calendário completo dos encontros: 5 SETEMBRO, sábado   17h00 - FC Porto x Sporting CP 21h00 - SL Benfica x Oviedo 6 SETEMBRO, domingo   15h00 - Vencido jogo 1 x Vencido jogo 2 18h00 - Final  📸 Arquivo | @olharvianadocastelo

Feirões na Praça da República

Todos os sábados de maio a setembro, das 10h00 às 13h00, a praça da República de Viana do Castelo é palco dos tradicionais feirões, com folclore, música, dança, petiscos, alegres convívios e partilha de tradições. No dia de ontem, o Feirão contou com a participação dos GRUPO FOLCLÓRICO DAS LAVRADEIRAS DA MEADELA e do GRUPO DAS CANTADEIRAS DO VALE DO NEIVA. Durante a participação no Feirão, o grupo "As Cantadeiras do Vale do Neiva", considerado uma referência no canto tradicional à capela, encantaram todos aqueles que ontem passaram pela praça rainha da cidade. Datas e participações nos próximos Feirões a realizar no mês de setembro: 12/09/2026 - GRUPO ETNOGRÁFICO DE CASTELO DO NEIVA e GRUPO ETNOFOLCLÓRICO RENASCER DE AREOSA 19/09/2026 - GRUPO FOLCLÓRICO DE VIANA DO CASTELO e RANCHO FOLCLÓRICO DAS LAVRADEIRAS DE VILA FRANCA 26/09/2026 - GRUPO FOLCLÓRICO DE CASTELO DO NEIVA e RANCHO DE DANÇAS E CANTARES DE AFIFE 📸 5 setembro 2026 | @olharvianadocastelo

VIANA BATE FORTE está de volta: três palcos, 15 artistas

A Praça da República, Praça da Liberdade e Praça da Erva voltam a acolher nas noites de 11 e 12 de setembro, o VIANA BATE FORTE. Nesta 9ª edição, o Festival vai acolher 15 espetáculos sempre de entrada livre. Destaque para nomes consagrados da música portuguesa, como Santos & Pecadores, UHF, David Fonseca, Lena d’Água e Expensive Soul. 11 DE SETEMBRO  PALCO DA LIBERDADE  20h30 Santos & Pecadores 22h30 Expensive Soul 00h30 Agir PALCO DA REPÚBLICA  21h30 Diana Vilarinho  23h30 Souls of Fire PALCO DA ERVA  23h00 O Abominável 01h00 Youth Yard  12 DE SETEMBRO PALCO DA LIBERDADE   20h30 Paulo de Carvalho  22h30 UHF  00h30 David Fonseca PALCO DA REPÚBLICA 21h30 Lena D’Água 23h30 Motherflutters  01h30 O Simples Mente  PALCO DA ERVA  23h00 Malaboos  01h00 Rufia Terno

O WORLD EXPLORER que passou a chamar-se STAR EXPLORER

O navio de cruzeiros WORLD EXPLORER, foi o primeiro navio de Expedição Polar construído em Portugal. Construído em 2019 nos estaleiros navais da WestSea, em Viana do Castelo, custou cerca de 80 milhões de euros à Mystic Invest, do empresário português Mário Ferreira. Vendido em 2024 à operadora de luxo Windstar Cruises, o navio encontra-se a passar por uma profunda transformação nos estaleiros da WestSea. A conversão em curso contempla a remoção do heliporto, a criação de novos camarotes, bem como alterações na proa e ré. A entrega do navio remodelado está prevista para dezembro de 2026. As imagens são do STAR EXPLORER a efetuar as manobras de mudança para a nova doca seca dos estaleiros navais da WestSea. 📸 8 setembro 2026 | @olharvianadocastelo