Avançar para o conteúdo principal

“Olhares da Romaria” pela lente e olhar de 30 fotógrafos em 90 fotografias

A evolução e diferentes perspetivas da Romaria d’Agonia ao longo do último meio século, pela lente e olhar de 30 fotógrafos nacionais e estrangeiros, é o mote de uma exposição fotográfica coletiva que a partir de sábado está patente em Viana do Castelo.

A exposição “Olhares da Romaria” reúne 90 fotografias de diferentes momentos e períodos, sendo a primeira mostra coletiva de fotógrafos que na sua carreira contribuíram para perpetuar e levar longe a festa.
“São fotógrafos locais, regionais, de outros pontos do país e até do estrangeiro, mas que também contribuíram, com o seu trabalho, para a imagem que a Romaria hoje tem. Homenageia os vários olhares sobre a festa, não fosse também 19 de agosto, a véspera do dia da nossa padroeira, o Dia Mundial da Fotografia. É por isso também um agradecimento de todos nós a estes fotógrafos”, explica António Cruz, presidente da Comissão de Festas.

A exposição "Olhares da Romaria" vai estar patente de 06 a 21 de agosto, no Jardim Público, com os respetivos trabalhos selecionados, três fotografias por cada fotógrafo, e informação sobre os autores.
“Esta é uma festa das pessoas e para as pessoas, então nada melhor do que temos o olhar pessoal de cada fotógrafo, uns olhares são mais tradicionais e outros mais contemporâneos. Mas todos procuraram captar as emoções de quem faz e vive a festa”, acrescenta António Cruz.

Integram a exposição coletiva fotógrafos que trabalham para órgãos de comunicação ou outras publicações, profissionais e mesmo amadores, mas todos com o traço comum de pelas suas objetivas retratarem o que de melhor tem a festa, ajudando a perpetuar de geração em geração, os usos e costumes dos vianenses.

“Há fotógrafos que se iniciaram na carreira na Romaria, há outros que sendo de longe todos os anos estão cá para fazer aquela foto que ainda não foi feita, para captar toda esta genuinidade. Por isso, a festa de 2022 também será para lhes agradecer, através desta exposição coletiva única”, conclui o responsável.

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

Viana e o seu campo de Girassóis!

Já começaram a abrir alguns girassóis no campo situado na Veiga da Areosa, Viana do Castelo. Fica nas seguintes coordenadas: 41.706677,-8.852542. Pode ser visto a qualquer hora. Não se paga para ver. O campo de girassóis é propriedade da Quinta da Pegadinha que os utiliza para alimentar os seus animais. 📸 16 agosto 2025 | Olhar Viana do Castelo

Serenata da Romaria d’Agonia realiza-se a 27 de setembro

A Serenata da Romaria d’Agonia, espetáculo piromusical considerado um dos momentos mais emblemáticos das festas da cidade de Viana do Castelo, vai realizar-se no próximo dia 27 de setembro, às 00:00, se as condições meteorológicas assim o permitirem. Inicialmente previsto para o domingo da Romaria, em agosto, o espetáculo foi adiado devido aos incêndios que assolaram o país, numa decisão conjunta da organização e da Proteção Civil que levou ao cancelamento dos restantes espetáculos de fogo-de-artifício. Com mais de 100 mil disparos pirotécnicos, uma cachoeira de luz e efeitos multimédia inovadores, a Serenata volta agora a dar cor e som ao cenário natural e único de Viana do Castelo, tendo como palco o rio Lima e a Ponte Eiffel. 📸 Arquivo | Olhar Viana do Castelo

Viana do Castelo em dia de feira semanal

Esta velha e tradicional atividade realiza-se semanalmente, às sextas-feiras, no Campo d’Agonia/Campo do Castelo. Neste grande espaço de venda ao ar livre, encontra-se uma diversidade de produtos, nomeadamente louças, tecidos, roupas, calçado, atoalhados, móveis, vasilhame, ferramentas, cobres entre muitos outros. Horário de funcionamento | Verão das 07h00-20h00 / Inverno das 07h00-18h00. Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25)

NECTAR: o iate que atrai olhares em Viana do Castelo

O iate de luxo NECTAR encontra-se atracado no cais do Bugio, chamando a atenção de quem passa nas proximidades. Com 65 metros de comprimento, navega sob a bandeira das Ilhas Cayman. 📸 15 setembro | Olhar Viana do Castelo