Avançar para o conteúdo principal

Romaria d'Agonia antecipa parte da serenata para hoje com fogo de artifício monumental na cidade


Alguns dos momentos da tradicional Serenata de fogo de artifício no Rio Lima, em Viana do Castelo, prevista para o último dia da Romaria d’Agonia, foram antecipados para este sábado, a partir das 23:30, lançada em conjunto com o chamado “Fogo da Santa”, trinta minutos antes de entrar em vigor a proibição do lançamento de fogo-de-artifício em todo o território continental, devido ao risco de incêndio.

“É importar salvaguardar que vamos juntar o lançamento dos dois fogos de artifício num único evento, para os podermos manter no programa dada esta conjuntura que nos ultrapassa. Mas em termos logísticos não vai ser possível ter a cachoeira de fogo a partir da Ponte Eiffel, com muita pena nossa, embora haja o habitual lançamento do fogo da Serenata no rio”, explica António Cruz.

A alteração, imposta ao abrigo da declaração da situação de alerta pelo Governo, que vai vigorar entre as 00:00 de 21 de agosto (domingo) e as 23:59 de 23 de agosto (terça-feira) de 2022, foi a solução encontrada pela Comissão de Festas para manter no programa da Romaria d’Agonia um dos seus números mais emblemáticos, embora numa versão mais limitada, lançada em conjunto com o fogo-de-artifício que já integrava o programa de sábado, em honra da padroeira, a Senhora d’Agonia.

“É uma situação que ultrapassa a nossa vontade e capacidade de decisão, mas entendemos e estamos solidários com as medidas que são necessárias tomar. Ao antecipar para esta noite uma parte do fogo da Serenata, e apesar dos constrangimentos que naturalmente serão causados a quem nos planeava visitar apenas no domingo, bem como a toda a logística que isto envolve, o resultado será, no entanto, uma única e grande sessão de fogo de artifício”, explicou António Cruz.

O programa da Romaria previa o lançamento, a partir das meia-noite de hoje, do chamado Fogo da Santa ou do Meio, dedicado à padroeira da Romaria d’Agonia (20 de agosto), a partir da zona do Campo do Castelo, enquanto à meia-noite de domingo a festa terminaria com a tradicional Serenata de fogo de artificio, na Ponte Eiffel e no Rio Lima.

Com esta alteração, imposta pela declaração da situação de alerta, a partir das 23:30 vai ser possível assistir a um reforço do fogo de artifício juntando ambos os eventos, embora, como salvaguarda a Comissão de Festas, sem a possibilidade de lançamento da cachoeira de fogo de artifício a partir da ponte.

A esta sessão única e histórica de fogo-de-artifício, lançado de zonas distintas, será possível assistir, nomeadamente, da zona marginal da cidade.

MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Mordoma do cartaz da Romaria d’Agonia 2024 escolhida por concurso

Pela primeira vez na história da Romaria d’Agonia a mordoma do cartaz que leva a maior festa popular portuguesa a todo o mundo será selecionada por um júri entre 20 finalistas, todas elas escolhidas entre as concorrentes, abrindo assim espaço para mulheres com idades entre os 18 e os 35 anos participarem. “Qualquer mulher que sinta a nossa Romaria pode concorrer e pode aspirar a ser a mordoma da festa. É uma inovação que introduzimos este ano, pensando em todas as jovens mulheres que alimentam este sonho”, explicou Manuel Vitorino, presidente da VianaFestas, a entidade organizadora das festas da cidade. O novo regulamento para escolha do cartaz da Romaria de Nossa Senhora d’Agonia vai ser implementado este ano e substitui o modelo anterior, de concurso promovido, que estava em vigor desde 2011, e que implicava escolher o conjunto do autor, do cartaz e da mordoma. No formato para a definição do cartaz da Romaria a estrear este ano, o mesmo passa a contemplar três fases, com qualquer mul

Sabe o que vai acontecer de 4 a 14 de julho?

Os jardins Público e da Marina vão encher-se de atividades com o “MARGINAL - festa no jardim”. Esta 3ª edição inclui concertos, espetáculos de dança, teatro, showcookings, venda de produtos diversos e propostas gastronómicas, Praça Kids, o Viana Beer Fest – Festival de cerveja artesanal (4 a 7 de julho), entre muito mais, sempre de acesso livre.  E porque já estamos em contagem decrescente para a Festa no Jardim, vamos recordar o programa da Festa?

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

“Marginal - Festa no Jardim” arranca a 14 de julho com experiências para toda a família

De 14 a 24 de julho, vai realizar-se no Jardim Público e no Jardim da Marina um evento cheio de experiências diurnas e noturnas para toda a família. Concertos, dança, jogos, showcookings, ateliers, conversas… vão animar a marginal de Viana do Castelo durante 11 dias. Clique na imagem e conheça a programação completa.

O crochet está de volta às ruas de Vila Nova de Cerveira

A 6ª edição do “O Crochet sai à Rua… em Cerveira” volta a espalhar pelo centro histórico desta vila minhota a arte do crochet, recriando o património mais emblemático de cada freguesia, algumas tradições e ainda muitos outros apontamentos criativos em crochet. Para ver até ao final de setembro de 2023.