Avançar para o conteúdo principal

Romaria d'Agonia antecipa parte da serenata para hoje com fogo de artifício monumental na cidade


Alguns dos momentos da tradicional Serenata de fogo de artifício no Rio Lima, em Viana do Castelo, prevista para o último dia da Romaria d’Agonia, foram antecipados para este sábado, a partir das 23:30, lançada em conjunto com o chamado “Fogo da Santa”, trinta minutos antes de entrar em vigor a proibição do lançamento de fogo-de-artifício em todo o território continental, devido ao risco de incêndio.

“É importar salvaguardar que vamos juntar o lançamento dos dois fogos de artifício num único evento, para os podermos manter no programa dada esta conjuntura que nos ultrapassa. Mas em termos logísticos não vai ser possível ter a cachoeira de fogo a partir da Ponte Eiffel, com muita pena nossa, embora haja o habitual lançamento do fogo da Serenata no rio”, explica António Cruz.

A alteração, imposta ao abrigo da declaração da situação de alerta pelo Governo, que vai vigorar entre as 00:00 de 21 de agosto (domingo) e as 23:59 de 23 de agosto (terça-feira) de 2022, foi a solução encontrada pela Comissão de Festas para manter no programa da Romaria d’Agonia um dos seus números mais emblemáticos, embora numa versão mais limitada, lançada em conjunto com o fogo-de-artifício que já integrava o programa de sábado, em honra da padroeira, a Senhora d’Agonia.

“É uma situação que ultrapassa a nossa vontade e capacidade de decisão, mas entendemos e estamos solidários com as medidas que são necessárias tomar. Ao antecipar para esta noite uma parte do fogo da Serenata, e apesar dos constrangimentos que naturalmente serão causados a quem nos planeava visitar apenas no domingo, bem como a toda a logística que isto envolve, o resultado será, no entanto, uma única e grande sessão de fogo de artifício”, explicou António Cruz.

O programa da Romaria previa o lançamento, a partir das meia-noite de hoje, do chamado Fogo da Santa ou do Meio, dedicado à padroeira da Romaria d’Agonia (20 de agosto), a partir da zona do Campo do Castelo, enquanto à meia-noite de domingo a festa terminaria com a tradicional Serenata de fogo de artificio, na Ponte Eiffel e no Rio Lima.

Com esta alteração, imposta pela declaração da situação de alerta, a partir das 23:30 vai ser possível assistir a um reforço do fogo de artifício juntando ambos os eventos, embora, como salvaguarda a Comissão de Festas, sem a possibilidade de lançamento da cachoeira de fogo de artifício a partir da ponte.

A esta sessão única e histórica de fogo-de-artifício, lançado de zonas distintas, será possível assistir, nomeadamente, da zona marginal da cidade.

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

Já há programação oficial para o LER EM VIANA - Festa do Livro e das Artes!

Iniciativa da Câmara Municipal de Viana do Castelo e organizado e programado pela Biblioteca Municipal, o LER EM VIANA - Festa do Livro e das Artes decorre entre 18 e 26 de abril reunindo um conjunto de propostas em torno do universo da leitura, das artes e da criatividade. O Centro Cultural de Viana do Castelo, será novamente o palco da edição deste ano. Feira do Livro, encontros com escritores, apresentação de livros, horas do conto para crianças e famílias, música e dança compõem a programação da 5ª edição do LER EM VIANA. Entrada gratuita todos os dias das 14h30 às 23h30.

A Páscoa Doce está a chegar a Viana

A Praça da República a preparar-se para receber iniciativas do evento Páscoa Doce, que vai decorrer de 27 de março a 6 de abril, na cidade de Viana do Castelo. 📸 25 março 2026 | @olharvianadocastelo

Viana do Castelo promove Páscoa Doce de 27 de março a 6 de abril

Para assinalar a Páscoa, a Câmara Municipal de Viana do Castelo, a Associação Empresarial do Distrito de Viana do Castelo e a Diocese de Viana do Castelo, realizam uma série de iniciativas inseridas no evento Páscoa Doce, que vão decorrer no centro histórico da cidade de 27 de março a 6 de abril. 📸 arquivo | @olharvianadocastelo Consulte o programa completo👇

A famosa travessia do rio Lima pelos romanos

Nas duas margens do rio Lima (na margem direita está o general Decius Junius Brutus no seu cavalo e na margem esquerda os soldados), em frente à Vila de Ponte de Lima, foi erguido no ano de 2009 um Monumento Evocativo da Lenda do Rio Lethes – o Rio do Esquecimento, que desperta a curiosidade dos milhares de visitantes que acodem a esta vila minhota. O que diz a Lenda de um acontecimento com mais de vinte e um séculos: Comandadas por Decius Junius Brutus, as hostes romanas atingiram a margem esquerda do Lima no ano 135 a.C.. A beleza do lugar as fez julgarem-se perante o lendário Rio Lethes, que apagava todas as lembranças da memória de quem o atravessasse.  Os soldados negaram-se a atravessá-lo. Então, o comandante passou e, da outra margem, chamou a cada soldado pelo seu nome. Assim lhes provou não ser esse o Rio do Esquecimento.