Avançar para o conteúdo principal

Romaria d'Agonia antecipa parte da serenata para hoje com fogo de artifício monumental na cidade


Alguns dos momentos da tradicional Serenata de fogo de artifício no Rio Lima, em Viana do Castelo, prevista para o último dia da Romaria d’Agonia, foram antecipados para este sábado, a partir das 23:30, lançada em conjunto com o chamado “Fogo da Santa”, trinta minutos antes de entrar em vigor a proibição do lançamento de fogo-de-artifício em todo o território continental, devido ao risco de incêndio.

“É importar salvaguardar que vamos juntar o lançamento dos dois fogos de artifício num único evento, para os podermos manter no programa dada esta conjuntura que nos ultrapassa. Mas em termos logísticos não vai ser possível ter a cachoeira de fogo a partir da Ponte Eiffel, com muita pena nossa, embora haja o habitual lançamento do fogo da Serenata no rio”, explica António Cruz.

A alteração, imposta ao abrigo da declaração da situação de alerta pelo Governo, que vai vigorar entre as 00:00 de 21 de agosto (domingo) e as 23:59 de 23 de agosto (terça-feira) de 2022, foi a solução encontrada pela Comissão de Festas para manter no programa da Romaria d’Agonia um dos seus números mais emblemáticos, embora numa versão mais limitada, lançada em conjunto com o fogo-de-artifício que já integrava o programa de sábado, em honra da padroeira, a Senhora d’Agonia.

“É uma situação que ultrapassa a nossa vontade e capacidade de decisão, mas entendemos e estamos solidários com as medidas que são necessárias tomar. Ao antecipar para esta noite uma parte do fogo da Serenata, e apesar dos constrangimentos que naturalmente serão causados a quem nos planeava visitar apenas no domingo, bem como a toda a logística que isto envolve, o resultado será, no entanto, uma única e grande sessão de fogo de artifício”, explicou António Cruz.

O programa da Romaria previa o lançamento, a partir das meia-noite de hoje, do chamado Fogo da Santa ou do Meio, dedicado à padroeira da Romaria d’Agonia (20 de agosto), a partir da zona do Campo do Castelo, enquanto à meia-noite de domingo a festa terminaria com a tradicional Serenata de fogo de artificio, na Ponte Eiffel e no Rio Lima.

Com esta alteração, imposta pela declaração da situação de alerta, a partir das 23:30 vai ser possível assistir a um reforço do fogo de artifício juntando ambos os eventos, embora, como salvaguarda a Comissão de Festas, sem a possibilidade de lançamento da cachoeira de fogo de artifício a partir da ponte.

A esta sessão única e histórica de fogo-de-artifício, lançado de zonas distintas, será possível assistir, nomeadamente, da zona marginal da cidade.

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Assim vai o estacionamento na rua Gago Coutinho

Para certos automobilistas, as floreiras não são obstáculo suficiente para os impedir de estacionar onde não devem. Basta arrastá-las para o lado. Não custa nada. 📸 janeiro 2026 | @olharvianadocastelo

Sem comentários…

Pela Marina de Viana do Castelo  📸 janeiro 2026 | @olharvianadocastelo

Trajes tradicionais do concelho de Viana

O Traje de Lavradeira, o Traje de Mordoma, o Traje de Noiva, o Traje de Meia Senhora, Traje de Dó, Traje de Domingar, Traje de Feirar, Traje de Trabalho… são principalmente usados nas diversas festas e romarias que se realizam ao longo do ano, por todo o concelho. É o momento escolhido para se trazer o passado ao presente, vestindo um destes trajes tradicionais.  É durante a realização da Romaria da Senhora d’Agonia que se concentra um maior número de trajes, nomeadamente no Desfile da Mordomia, Cortejo Etnográfico e na Festa do Traje, ocasião para se admirar a beleza e riqueza de todos os detalhes dos tradicionais e coloridos trajes das diferentes freguesias do concelho de Viana do Castelo.  Estes são alguns dos trajes que tive oportunidade de contemplar, durante o Cortejo Histórico-Etnográfico e Desfile de Mordomia das Festas de Viana do Castelo deste ano.

Andando pela cidade…

Viana do Castelo ao entardecer.  📸 14 janeiro 2026 | @olharvianadocastelo 

A época da lampreia está aí

No rio Lima, em Viana do Castelo, a faina faz-se entre o estuário e a freguesia de Lanheses, numa extensão aproximada de 10 quilómetros. A época legal da pesca da lampreia no rio Lima ainda agora está no início, prolongando-se até ao mês de abril. Faça sol ou faça chuva, durante este período é habitual ver a azáfama dos pescadores a lançar e recolher redes, na esperança de que alguma lampreia se tenha enredado. Uns têm mais sorte que outros. Cada lanço é sempre uma surpresa, já que tanto podem pescar uma ou mais lampreias, como nenhuma.