Avançar para o conteúdo principal

Setecentas e nove mulheres no Desfile da Mordomia da Romaria d'Agonia 2022

O tradicional Desfile da Mordomia da Romaria d’Agonia, mostra do orgulho e da ‘chieira’ das vianenses, vai contar este ano com uma participação recorde de 709 mulheres, residentes em seis países, além de Portugal.
“É um número impressionante que nos deixa orgulhosos, pelo interesse que o desfile cada vez mais desperta nas mulheres de Viana do Castelo, mesmo aquelas que hoje não vivem cá ou simplesmente se identificam com as nossas tradições, perpetuando-as. A média de idade, de 32 anos, também demonstra esse interesse, esta ‘chieira’ que é nossa”, explica António Cruz, presidente da Comissão de Festas.
O Desfile da Mordomia é um dos principais e mais emblemáticos momentos da Romaria d’Agonia, com centenas de mulheres trajadas e ouradas a desfilar ao longo de cerca de duas horas pelas ruas da cidade de Viana do Castelo. Um desfile que regressa após dois anos de ausência devido à pandemia de covid-19, realizando-se a partir das 16:00 de 18 de agosto.

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

Reabilitação em vez da demolição

A opção de reabilitar em vez de demolir, preserva a história e o charme arquitetónico original desta habitação antiga em pleno centro histórico da cidade de Viana do Castelo. Esteve vários anos devoluta e degradada. Ainda está em obra, mas já dá para imaginar como vai ficar. 📸 março 2026 | @olharvianadocastelom 📸 abril 2021 | @olharvianadocastelo  📸 janeiro 2010 | @olharvianadocastelo

Bem-vinda, primavera!

A primavera, a estação mais colorida e florida do ano, começa esta sexta-feira, 20 de março. Começa com céu encoberto e alguns chuviscos em Viana do Castelo. Mas há boas notícias, está prevista uma melhoria do estado do tempo já a partir de amanhã. É durante esta estação do ano que jardins e espaços verdes da cidade ganham um colorido especial. 📸 20 março 2026 | @olharvianadocastelo

Já há programação oficial para o LER EM VIANA - Festa do Livro e das Artes!

Iniciativa da Câmara Municipal de Viana do Castelo e organizado e programado pela Biblioteca Municipal, o LER EM VIANA - Festa do Livro e das Artes decorre entre 18 e 26 de abril reunindo um conjunto de propostas em torno do universo da leitura, das artes e da criatividade. O Centro Cultural de Viana do Castelo, será novamente o palco da edição deste ano. Feira do Livro, encontros com escritores, apresentação de livros, horas do conto para crianças e famílias, música e dança compõem a programação da 5ª edição do LER EM VIANA. Entrada gratuita todos os dias das 14h30 às 23h30.

Farol de Montedor faz hoje 116 anos

Localizado no lugar de Montedor, na freguesia de Carreço, concelho de Viana do Castelo, é composto por uma torre de 28 metros de altura e a sua luz tem um alcance luminoso de 22 milhas náuticas, aproximadamente 40 quilómetros. Está situado a uma altitude de 103 metros acima do nível médio das águas do mar. Entrou em funcionamento no dia 20 de março de 1910. Parabéns ao Farol de Montedor que guarda mais de um século de história e que todos os dias ilumina o caminho de quem anda no Mar. 📸 março 2026 | @olharvianadocastelo