Avançar para o conteúdo principal

Está quase a nascer o novo equipamento desportivo de Viana


A empreitada de reconversão da antiga praça de touros de Viana do Castelo, desativada desde 2009, e demolida em 2021, conta com um orçamento de 3,7 milhões de euros. A Praça Viana, a nova estrutura, vai servir o desporto e a formação desportiva dos jovens, permitindo a prática de diversas modalidades em simultâneo.

Alguns dados sobre a PRAÇA VIANA:

ÁREA DESPORTIVA ÚTIL
3.800  metros quadrados
65 metros de diâmetro

Piso 0
» ÁREAS COMERCIAIS (COMÉRCIO E TURISMO) COM ACESSO PELO EXTERIOR E INDEPENDENTES DO EDIFÍCIO PRINCIPAL
» RECEÇÃO
» SECRETARIA E ADMINISTRAÇÃO
» BALNEÁRIOS
» SALAS DE TREINO / AQUECIMENTO
» ÁREA DE GINÁSTICA RÍTMICA E ARTÍSTICA / CAMPO DE JOGOS
» ÁREA DE GINÁSTICA DE TRAMPOLINS E SALTOS
» CAMPO DE JOGOS
» ÁREA TÉCNICA

Piso 1
» BANCADA (240 LUGARES)
» SALA DE TROFÉUS
» RESTAURANTE
» BAR
» COZINHA
» INSTALAÇÕES SANITÁRIAS PÚBLICAS

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Dia de chuva em Viana do Castelo

Pelas ruas da cidade. 📸 23 janeiro 2026 | @olharvianadocastelo

Não parece, mas esta rua em Viana do Castelo é pedonal

Uma das mais importantes ruas da cidade de Viana do Castelo, a rua Manuel Espregueira, há muitos anos que foi transformada numa artéria pedonal. Era muito raro ver uma viatura a circular nela. Nos últimos tempos, tornou-se habitual ver um grande número de viaturas estacionadas e a circular, havendo dias que mais parece uma rua de trânsito automóvel normal. 📸 27 janeiro 2026 | @olharvianadocastelo

Trajes tradicionais do concelho de Viana

O Traje de Lavradeira, o Traje de Mordoma, o Traje de Noiva, o Traje de Meia Senhora, Traje de Dó, Traje de Domingar, Traje de Feirar, Traje de Trabalho… são principalmente usados nas diversas festas e romarias que se realizam ao longo do ano, por todo o concelho. É o momento escolhido para se trazer o passado ao presente, vestindo um destes trajes tradicionais.  É durante a realização da Romaria da Senhora d’Agonia que se concentra um maior número de trajes, nomeadamente no Desfile da Mordomia, Cortejo Etnográfico e na Festa do Traje, ocasião para se admirar a beleza e riqueza de todos os detalhes dos tradicionais e coloridos trajes das diferentes freguesias do concelho de Viana do Castelo.  Estes são alguns dos trajes que tive oportunidade de contemplar, durante o Cortejo Histórico-Etnográfico e Desfile de Mordomia das Festas de Viana do Castelo deste ano.

O Castelo que deu o nome à cidade

Foi a 20 de Janeiro de 1848 que a Vila de Viana do Minho foi elevada a cidade com a denominação de Viana do Castelo. Esta distinção foi concedida pela Rainha D. Maria II. Reza a história que este gesto da Rainha se deveu ao reconhecimento da heróica resistência e lealdade do comandante do Castelo de Santiago da Barra, aquando da guerra civil da Patuleia. (Extrato da carta datada de 20 de Janeiro de 1848, que a Rainha D. Maria II enviou à Câmara de Viana)  “...Hei por bem e me praz, que a Vila de Viana do Minho fique erecta em cidade com a denominação de Cidade de Viana do Castelo, e que nesta qualidade goze de todas as prerrogativas que direitamente lhe pertencem...”

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.