Avançar para o conteúdo principal

Projeto de restauro de chafariz de Viana do Castelo pronto dentro de dois meses


O presidente da Câmara de Viana do Castelo estimou hoje a conclusão do projeto de conservação e restauro do chafariz da Praça da República dentro de dois meses, e admitiu dificuldades em encontrar uma empresa especializada nesta área.
“Houve alguma dificuldade em encontrar empresas especializadas para concretizar esta tarefa. Neste momento encontrámos e o procedimento está a decorrer. Agora acredito que seja definitivo e que teremos condições para, nos próximos dois meses, dar os passos significativos formais. Há questões concursais que é preciso concretizar, no sentido de desenvolvermos o projeto e depois avançarmos para a execução requalificação do chafariz. É uma preocupação que nos acompanha já há algum tempo”, afirmou Luís Nobre.
Em declarações à agência Lusa, à margem da reunião camarária do executivo municipal, onde a vereadora da CDU, Cláudia Marinho, pediu um ponto de situação daquela intervenção, o autarca socialista explicou que se trata de “uma intervenção muito específica e não de uma operação de construção civil simples”.
“Estamos a falar de um bem patrimonial. De facto, as empresas especializadas nesta área são poucas. Houve todo um trabalho de avaliação inicial no sentido de se encontrar a melhor solução”, afirmou Luís Nobre, acrescentando que só com a conclusão do projeto vai ser possível determinar o valor da intervenção”.
Segundo informação que consta na página oficial da Câmara de Viana do Castelo na Internet, o monumento nacional, do século XVI, apresenta “patologias da pedra que afetam o chafariz”, sendo necessária a “substituição da tubagem interior e da consolidação da estrutura”.
“De acordo com especialistas na área, é necessário que o chafariz seja totalmente desmontado para ser tratado e voltar a ser colocado, o que obedece a um projeto técnico específico não só de consolidação da estrutura como de tratamento das patologias do granito”, com o acompanhamento da Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN).
Dada a classificação do monumento como Património Nacional, a obra também carece de validação da Direção Geral do Património Cultural.
O chafariz foi “construído, ou pelo menos concluído, em 1559, sendo obra do mestre canteiro João Lopes, o mesmo que alguns anos antes executara o chafariz de Caminha e, muito provavelmente, alguns semelhantes que se podem encontrar em cidades galegas, como Pontevedra”.
O restauro do chafariz foi anunciado em novembro de 2019, pelo ex-presidente da Câmara, José Maria Costa, num investimento estimado em 150 mil euros.
Hoje, à Lusa, Luís Nobre adiantou que só o projeto de execução irá determinar o valor da intervenção.
O chafariz foi, durante vários séculos, o ponto de abastecimento de água potável da população de Viana do Castelo.
O “chafariz corresponde a uma construção de arquitetura infraestrutural, maneirista”.
Representa “um chafariz central de tanque de planta circular, formado por lajes exteriormente decoradas com almofadas concavas e denticulado, colunas galbadas ornadas com motivos vegetalistas diferentes e duas taças, também circulares, com várias molduras e friso denticulado, rematado em coruchéu vegetalista, num claro esquema piramidal”.
“Juntamente com o chafariz do Porto (1544), de Pontevedra (1549) e de Caminha (1551), converteu-se no protótipo de fonte pública custeada pelo concelho durante os meados do século XVI”, lê-se na publicação do município.


Notícia da LUSA, 2022.09.06

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Sem comentários…

Pela Marina de Viana do Castelo  📸 janeiro 2026 | @olharvianadocastelo

Já há horários das iluminações e espetáculos multimédia em Viana do Castelo

As iluminações de Natal e os espetáculos multimédia são ligadas todos os dias a partir de 8 de novembro de 2025 e vão manter-se até dia 12 de janeiro de 2026, nos seguintes horários: ILUMINAÇÃO DE NATAL Domingo a Quinta das 17h00 às 22h00 Sexta e Sábado das 17h00 às 00h00 ESPETÁCULOS MULTIMÉDIA Avenida dos Combatentes da Grande Guerra Domingo a Quinta às 18h00; 19h00; 20H00; 21h00; 22h00 Sexta e Sábado também às 23h00 e 00h00 Árvore de Natal no anfiteatro da Marina  Domingo a Quinta às 18h30; 19h30; 20H30; 21h30 Sexta e Sábado também às 22h30 e 23h30 📸 7 novembro 2025 | @olharvianadocastelo

Adeus, Natal!

Viana do Castelo já começou a retirar as decorações natalícias. O Dia de Reis, celebrado a 6 de janeiro, funciona como data simbólica para “fechar” o período das Festas de Natal. Até para o ano (2026/2027). 📸 7 janeiro 2026 | @olharvianadocastelo

Assim vai o estacionamento na rua Gago Coutinho

Para certos automobilistas, as floreiras não são obstáculo suficiente para os impedir de estacionar onde não devem. Basta arrastá-las para o lado. Não custa nada. 📸 janeiro 2026 | @olharvianadocastelo

A época da lampreia está aí

No rio Lima, em Viana do Castelo, a faina faz-se entre o estuário e a freguesia de Lanheses, numa extensão aproximada de 10 quilómetros. A época legal da pesca da lampreia no rio Lima ainda agora está no início, prolongando-se até ao mês de abril. Faça sol ou faça chuva, durante este período é habitual ver a azáfama dos pescadores a lançar e recolher redes, na esperança de que alguma lampreia se tenha enredado. Uns têm mais sorte que outros. Cada lanço é sempre uma surpresa, já que tanto podem pescar uma ou mais lampreias, como nenhuma.