Avançar para o conteúdo principal

BayWa r.e. pretende instalar e explorar parque eólico flutuante com 30 turbinas ao largo de Viana do Castelo

 

A sociedade BayWa R.E. Projects España, S.L.U. (BAYWA) anunciou esta segunda-feira, 17 de outubro, que solicitou oficialmente a utilização privativa do espaço marítimo nacional destinado à instalação de energia renovável, para desenvolver um parque eólico offshore flutuante com 30 turbinas e capacidade até 600 MW no total, numa zona ao largo da costa de Viana do Castelo. O projeto será realizado sem quaisquer subsídios públicos, com um acordo de compra de energia (PPA - power purchase agreement).”
 
Ricardo Rocha, Diretor Técnico Eólico Offshore da BayWa r.e. disse: “O nosso projeto será um verdadeiro marco para a indústria offshore portuguesa. Temos trabalhado arduamente com nossos parceiros industriais e todas as partes interessadas durante o processo de desenvolvimento. Agora é a hora de levá-lo para o próximo nível. Estamos ansiosos por continuar a colaborar com o governo e as autoridades portuguesas, para que este projeto seja não só um projeto em Portugal, mas também e sobretudo, para Portugal.”
 
“A zona onde vai ser construído o nosso parque eólico flutuante faz parte do plano de ordenamento do território marinho do governo português, pelo que já tem uma zona dedicada. Na BayWa r.e., estamos entusiasmados por não apenas impulsionar a transição energética com este projeto, mas também trazer benefícios socioeconómicos, como novos empregos e infraestrutura local para a comunidade em Viana do Castelo”, comentou Lorenzo Palombi, Diretor Global da Wind Projetos na BayWa r.e.

Foto: BayWa r.e.

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

Viana do Castelo de Outros Tempos

Assim era a cidade em modo postal ilustrado.

Castelo de Santiago da Barra: esquecido, a precisar de intervenção

Classificado como imóvel de interesse público desde 1967, o Castelo ou Forte de Santiago da Barra, em Viana do Castelo, está há muito a precisar de uma intervenção. É lamentável que a um sítio tão importante na história da cidade não seja dada mais atenção. Independentemente da necessidade de uma reabilitação mais profunda, que tarda em acontecer, merece uma intervenção mais imediata, nomeadamente a remoção de vegetação das muralhas e limpeza do fosso (ver fotografias). 📸 12 maio 2026 | @olharvianadocastelo

Pela praia do Cabedelo…

Num simples passeio matinal pela praia do Cabedelo, em Darque, Viana do Castelo, cruzei-me, além de imensas gaivotas (o que é normal), com maçaricos-galegos e borrelhos-de-coleira-interrompida (que nidificam por ali). O borrelho-de-coleira-interrompida é uma ave de pequenas dimensões, cuja coloração é acastanhada por cima e branca por baixo, apresentando uma coleira incompleta. O seu ninho é uma pequena cova, nas dunas ou em pleno areal, e a cor dos ovos confunde-se com a cor da areia. Neste momento, estamos em plena época de nidificação do borrelho-de-coleira-interrompida (Charadrius alexandrinus). A estrutura que se vê na fotografia está a proteger um ninho: permite aos progenitores aceder ao seu Interior e evita a destruição dos ovos (por pisoteio, predadores ou limpezas mecânicas). 📸 13 maio 2026 | @olharvianadocastelo

Arte ou vandalismo?

Grafitar sem autorização não é arte, é vandalismo. Este comboio passou pela estação ferroviária de Viana do Castelo neste deprimente estado de degradação consequência do vandalismo que nada poupa. Para além de danificar o património coletivo, gera altos custos de limpeza. 📸 11 maio 2026 | @olharvianadocastelo