Avançar para o conteúdo principal

BayWa r.e. pretende instalar e explorar parque eólico flutuante com 30 turbinas ao largo de Viana do Castelo

 

A sociedade BayWa R.E. Projects España, S.L.U. (BAYWA) anunciou esta segunda-feira, 17 de outubro, que solicitou oficialmente a utilização privativa do espaço marítimo nacional destinado à instalação de energia renovável, para desenvolver um parque eólico offshore flutuante com 30 turbinas e capacidade até 600 MW no total, numa zona ao largo da costa de Viana do Castelo. O projeto será realizado sem quaisquer subsídios públicos, com um acordo de compra de energia (PPA - power purchase agreement).”
 
Ricardo Rocha, Diretor Técnico Eólico Offshore da BayWa r.e. disse: “O nosso projeto será um verdadeiro marco para a indústria offshore portuguesa. Temos trabalhado arduamente com nossos parceiros industriais e todas as partes interessadas durante o processo de desenvolvimento. Agora é a hora de levá-lo para o próximo nível. Estamos ansiosos por continuar a colaborar com o governo e as autoridades portuguesas, para que este projeto seja não só um projeto em Portugal, mas também e sobretudo, para Portugal.”
 
“A zona onde vai ser construído o nosso parque eólico flutuante faz parte do plano de ordenamento do território marinho do governo português, pelo que já tem uma zona dedicada. Na BayWa r.e., estamos entusiasmados por não apenas impulsionar a transição energética com este projeto, mas também trazer benefícios socioeconómicos, como novos empregos e infraestrutura local para a comunidade em Viana do Castelo”, comentou Lorenzo Palombi, Diretor Global da Wind Projetos na BayWa r.e.

Foto: BayWa r.e.

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Conhecido programa completo da Romaria d’Agonia 2025

Já é conhecido o programa completo da Romaria d’Agonia, em Viana do Castelo, que, este ano, vai decorrer, entre 12 e 20 agosto! A maior Romaria de Portugal! Qual o momento que não irá mesmo perder? Toda a programação AQUI .

A Arte do Crochet na Vila das Artes

O Crochet já saiu à Rua… em Vila Nova de Cerveira. Este ano sob o tema “Explosão de Cores / Yarn Colour”. Pode ser visto entre julho e setembro de 2025. 📸 5 julho 2025 | Olhar Viana do Castelo

O palco está montado. Amanhã há Gala na Praça

Do XXVII FESTIVAL DE FOLCLORE INTERNACIONAL ALTO MINHO , que se realiza este ano de 14 a 20 de julho, em Viana do Castelo, constam três Galas que se vão realizar na Praça da República: Terça-feira | 15 de julho 21h30 | GALA DE BOAS-VINDAS Sexta-feira | 18 de julho 21h30 | GALA ABRAÇO DE CULTURAS Sábado | 19 de julho 21h30 | GALA DA DESPEDIDA Países participantes : ESLOVÉNIA, FRANÇA, LITUÂNIA, MÉXICO, POLÓNIA, PORTUGAL, VENEZUELA Para além destas Galas na Praça da República, há muito mais para ver e participar. Consulte o programa completo aqui 👇 📸 14 julho 2025 | Olhar Viana do Castelo

O crochet está de volta às ruas de Vila Nova de Cerveira

A 6ª edição do “O Crochet sai à Rua… em Cerveira” volta a espalhar pelo centro histórico desta vila minhota a arte do crochet, recriando o património mais emblemático de cada freguesia, algumas tradições e ainda muitos outros apontamentos criativos em crochet. Para ver até ao final de setembro de 2023.

Sabe o que vai acontecer de 3 a 13 de julho?

Em contagem decrescente para o MARGINAL - FESTA NO JARDIM . De 3 a 13 de julho! No Jardim Público e no Jardim Marginal de Viana do Castelo. Animação itinerante, arte, atividades infantis, concertos, DJs, espetáculos de rua, teatro, marionetas, dança, circo contemporâneo, gastronomia, instalações artísticas, percursos interpretativos, ‘silent party’, Viana Beer Fest – Festival de cerveja artesanal (3 a 6 de julho, no Anfiteatro da Marina) e Viana STARTS integram a programação. 📸 Arquivo | Olhar Viana do Castelo Toda a programação em 👇