Avançar para o conteúdo principal

QUEM GOSTA VEM. QUEM AMA CUIDA.

Todos os dias chegam até nós, pelo mar, resíduos que descuidámos e que poderiam ser valorizados.
A bem do planeta. A bem de todos. Neste percurso que agora inicia na Ecovia do Litoral Norte, transporte para o seu coração a responsabilidade de cuidar dos outros. Faça-o pelos seus filhos, pelos seus netos ou pelo valor incomensurável dos seres vivos que o rodeiam. Os resíduos arrojados para a costa poderão ser colocados nesta peça escultórica. Serão recolhidos pelos SMSBVC e encaminhados para valorizar por reciclagem. (Texto recolhido de uma placa que se encontra junto à peça escultórica).

Preservar o meio ambiente começa com pequenas atitudes, que fazem toda a diferença. Da próxima vez que for caminhar, correr ou andar de bicicleta pela Ecovia Litoral Norte no troço que passa no concelho de Viana do Castelo, leve um saco consigo e apanhe um pouco do lixo que encontrar e deposite-o nesta estrutura gigante em formato de peixe instalada nas imediações do Fortim da Areosa (conhecido localmente como Castelo Velho).

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Dia de chuva em Viana do Castelo

Pelas ruas da cidade. 📸 23 janeiro 2026 | @olharvianadocastelo

Não parece, mas esta rua em Viana do Castelo é pedonal

Uma das mais importantes ruas da cidade de Viana do Castelo, a rua Manuel Espregueira, há muitos anos que foi transformada numa artéria pedonal. Era muito raro ver uma viatura a circular nela. Nos últimos tempos, tornou-se habitual ver um grande número de viaturas estacionadas e a circular, havendo dias que mais parece uma rua de trânsito automóvel normal. 📸 27 janeiro 2026 | @olharvianadocastelo

O Castelo que deu o nome à cidade

Foi a 20 de Janeiro de 1848 que a Vila de Viana do Minho foi elevada a cidade com a denominação de Viana do Castelo. Esta distinção foi concedida pela Rainha D. Maria II. Reza a história que este gesto da Rainha se deveu ao reconhecimento da heróica resistência e lealdade do comandante do Castelo de Santiago da Barra, aquando da guerra civil da Patuleia. (Extrato da carta datada de 20 de Janeiro de 1848, que a Rainha D. Maria II enviou à Câmara de Viana)  “...Hei por bem e me praz, que a Vila de Viana do Minho fique erecta em cidade com a denominação de Cidade de Viana do Castelo, e que nesta qualidade goze de todas as prerrogativas que direitamente lhe pertencem...”

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

Trajes tradicionais do concelho de Viana

O Traje de Lavradeira, o Traje de Mordoma, o Traje de Noiva, o Traje de Meia Senhora, Traje de Dó, Traje de Domingar, Traje de Feirar, Traje de Trabalho… são principalmente usados nas diversas festas e romarias que se realizam ao longo do ano, por todo o concelho. É o momento escolhido para se trazer o passado ao presente, vestindo um destes trajes tradicionais.  É durante a realização da Romaria da Senhora d’Agonia que se concentra um maior número de trajes, nomeadamente no Desfile da Mordomia, Cortejo Etnográfico e na Festa do Traje, ocasião para se admirar a beleza e riqueza de todos os detalhes dos tradicionais e coloridos trajes das diferentes freguesias do concelho de Viana do Castelo.  Estes são alguns dos trajes que tive oportunidade de contemplar, durante o Cortejo Histórico-Etnográfico e Desfile de Mordomia das Festas de Viana do Castelo deste ano.