Avançar para o conteúdo principal

Viana do Castelo vai receber o Natal e Passagem de Ano com concertos, animação de rua, exposições…


De 01 de dezembro de 2022 a 08 de janeiro de 2023 a cidade vive intensamente as festividades do Natal e da chegada do Ano Novo. 

A programação “Viana, Coração do Natal”, organizada pela Câmara Municipal de Viana do Castelo em parceria com a Associação Empresarial de Viana do Castelo, é bastante diversificada. O programa inclui propostas em vários locais na cidade, para que miúdos e graúdos possam celebrar esta época festiva. Praça Natal, Mercado de Natal, atividades infantis, concertos, animação de rua, exposições e passagem de ano, são sugestões de coisas para fazer este Natal, sozinho, entre amigos ou em família.

Destaques da Programação

> A 02 de dezembro, são inauguradas as iluminações de Natal nas ruas da cidade, em parceria com a Associação Empresarial de Viana do Castelo. Este ano, as iluminações estarão ligadas de segunda-feira a quinta-feira, das 18h00 às 22h00 e, às sextas-feiras e fins-de-semana, o horário será alargado, entre as 18h00 e a 00h00.

> A Praça da República vai ser transformada em Praça Natal, com carrossel para os mais pequenos e decoração alusiva. 

> O Mercado de Natal acontece de 8 a 23 de dezembro. A Praça da Liberdade e a Praça da República acolhem 32 tendas e são ponto de encontro para quem quer comprar presentes natalícios (8 de dezembro: 10h00-22h00; de segunda a quinta-feira e domingos: 16h00-22h00; sexta-feira e sábados: 12h00-24h00).

> A Chegada do Pai Natal acontece a 18 de dezembro, às 16h00, no Centro Cultural de Viana do Castelo, seguida de um Passeio de Pais Natais no centro histórico.

> O Reveillon também integra esta programação, com a Passagem de Ano 2022/2023 a acontecer na tenda gigante instalada na Praça da Liberdade, sem esquecer o habitual fogo-de-artifício sobre o Rio Lima.

Brevemente será colocada nesta página a programação completa.

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

Os nomes e a história das ruas de Viana do Castelo

Já alguma vez se questionou sobre a origem dos nomes das ruas, avenidas, praças, bairros... da cidade onde mora? Você que vive em Viana do Castelo nunca teve curiosidade em saber de onde veio o nome da sua rua? LARGO 9 DE ABRIL Largo anteriormente designado Largo de Monserrate, embora com menos área, mas que ao ser demolida a antiga Igreja de Monserrate, em 1916, ficou com o espaço atual e a denominar-se Largo 9 de Abril. O seu topónimo presta homenagem à participação portuguesa na I Grande Guerra,  especialmente todos aqueles  (entre os quais muitos vianenses integrados na heróica Brigada do Minho) que lutaram e morreram na célebre Batalha de La Lys, França, travada nesta data no ano de 1918. No topo nascente  deste largo fica o edifício datado de 1790, que serviu de quartel desse corpo militar que pertencia ao Regimento de Infantaria 3 e por fim, até 1978, do Batalhão de Caçadores 9. Atualmente as suas instalações são ocupadas pelo Centro Académico do Institu...

Viagem pela história das Ruas de Viana do Castelo

Você que vive em Viana do Castelo nunca teve curiosidade em saber de onde veio o nome da sua rua? RUA DO POÇO Rua do centro medieval, situada entre a Praça da Erva e o Largo do Instituto Histórico do Minho. O seu topónimo é devido, conforme o próprio nome o diz, à existência nesta rua de um poço que abastecia a água necessária a toda a população do burgo dentro do circuito de muralhas. Este poço comunitário que deu o nome à rua, foi reparado em 1570 e depois resguardado com grades de ferro em 1625, mas ainda pelos anos de 1950 estava bem visível, até que sendo tapado não resta dele hoje qualquer vestígio.

Viana do Castelo já vive o Mercado dos Descobrimentos!

A partir das 12h00 desta quinta-feira (19), o Castelo de Santiago da Barra e zona envolvente encheram-se de história, cor e alegria. Até 22 de junho, Viana do Castelo continua a recriar os hábitos e costumes característicos da Época dos Descobrimentos. Música, Dança, Teatro, Carrossel, Acampamento/Abarracamento de Cavalos, Exposição de Falcoaria, Artesanato, Repasto e muito mais, vão fazer parte da programação. Consulte o programa completo AQUI . 📸 19 junho 2025 | Olhar Viana do Castelo

Pela Rua da Amália

O nome atual desta rua foi atribuído em homenagem à fadista Amália Rodrigues pelo facto de ter levado aos quatro cantos do mundo o nome da cidade, ao cantar "Havemos de ir a Viana", um poema com letra de Pedro Homem de Mello. Esta artéria do centro histórico da cidade de Viana do Castelo, já se chamou Travessa do Hospital Velho, Viela de Seitães e ainda Rua da Judiaria.