Avançar para o conteúdo principal

Viana do Castelo vai receber o Natal e Passagem de Ano com concertos, animação de rua, exposições…


De 01 de dezembro de 2022 a 08 de janeiro de 2023 a cidade vive intensamente as festividades do Natal e da chegada do Ano Novo. 

A programação “Viana, Coração do Natal”, organizada pela Câmara Municipal de Viana do Castelo em parceria com a Associação Empresarial de Viana do Castelo, é bastante diversificada. O programa inclui propostas em vários locais na cidade, para que miúdos e graúdos possam celebrar esta época festiva. Praça Natal, Mercado de Natal, atividades infantis, concertos, animação de rua, exposições e passagem de ano, são sugestões de coisas para fazer este Natal, sozinho, entre amigos ou em família.

Destaques da Programação

> A 02 de dezembro, são inauguradas as iluminações de Natal nas ruas da cidade, em parceria com a Associação Empresarial de Viana do Castelo. Este ano, as iluminações estarão ligadas de segunda-feira a quinta-feira, das 18h00 às 22h00 e, às sextas-feiras e fins-de-semana, o horário será alargado, entre as 18h00 e a 00h00.

> A Praça da República vai ser transformada em Praça Natal, com carrossel para os mais pequenos e decoração alusiva. 

> O Mercado de Natal acontece de 8 a 23 de dezembro. A Praça da Liberdade e a Praça da República acolhem 32 tendas e são ponto de encontro para quem quer comprar presentes natalícios (8 de dezembro: 10h00-22h00; de segunda a quinta-feira e domingos: 16h00-22h00; sexta-feira e sábados: 12h00-24h00).

> A Chegada do Pai Natal acontece a 18 de dezembro, às 16h00, no Centro Cultural de Viana do Castelo, seguida de um Passeio de Pais Natais no centro histórico.

> O Reveillon também integra esta programação, com a Passagem de Ano 2022/2023 a acontecer na tenda gigante instalada na Praça da Liberdade, sem esquecer o habitual fogo-de-artifício sobre o Rio Lima.

Brevemente será colocada nesta página a programação completa.

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Pilaretes para travar estacionamento ilegal nos passeios

Na rua Gago Coutinho, em Viana do Castelo, como nem as floreiras foram suficientes para impedir o estacionamento abusivo em cima dos passeios, estão a ser colocados pilaretes para condicionar a conduta dos automobilistas infratores que transformam os passeios em zonas de estacionamento permanente. 📸 6 março | @olharvianadocastelo

As marcas da erosão costeira na praia da Amorosa

Com as recentes tempestades, agravou‑se a erosão costeira na praia da Amorosa, uma das mais frequentadas no verão no concelho de Viana do Castelo. As marcas não deixam dúvidas. 📸 5 março | @olharvianadocastelo

“Tudo o que é bom dura o tempo necessário para ser inesquecível” (Fernando Pessoa)

Do complexo turístico do Luziamar, no Cabedelo, na vila de Darque, Viana do Castelo, já só restam paredes… com histórias para contar. Abriu portas em 1974 e fechou em meados da década de 90 do século passado. Equipamento com várias valências, ficou famoso pela sua discoteca, umas das principais referências na noite da região Norte de Portugal e da Galiza, marcando uma geração que ainda hoje o recorda com saudade. O que é verdadeiramente bom não precisa durar para sempre para ser especial. 📸 março 2026 | @olharvianadocastelo

Sabia que?…

A ponte Eiffel sobre o Rio Lima, uma engenhosa realização da Casa Eiffel, inaugurada em 1878, foi a primeira ponte rodoferroviária construída em Portugal e também a mais comprida ponte metálica do mundo na altura? 📸 março 2026 | @olharvianadocastelo

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.