Avançar para o conteúdo principal

Museu flutuante de Viana recebeu mais de 1,2 milhões de visitas


O navio-museu Gil Eannes, atracado em Viana do Castelo desde agosto de 1998, recebeu 1.206.500 visitas em 25 anos.

A HISTÓRIA DESTE NAVIO CONTADA POR QUEM O CONSTRUIU (Texto retirado do site dos extintos Estaleiros Navais de Viana do Castelo).

Este "Gil Eannes" veio substituir um outro navio com o mesmo nome e que desempenhou ao longo dos anos a mesma missão nos mares da Gronelândia. É óbvio que o "Gil Eannes" que construímos dispunha de condições que o seu antecessor não poderia ter, já que não tinha sido feito para a actividade que desempenhou e só conseguida depois de reconvertido.  
O "Gil Eannes", em 1955, na primeira viagem, iria assistir uma frota pesqueira de 70 unidades, com uma arqueação bruta de 64.093 toneladas e capacidade para 950 mil quintais de peixe, tendo a bordo cerca de 4.900 tripulantes.  
Era um hospital flutuante. Composto por 3 pavimentos devidamente apetrechados para todas as situações hospitalares, a sua capacidade permitia-lhe receber até 70 doentes.  
No primeiro pavimento, estavam instalados os gabinetes de consulta e de radiologia, apetrechados com o material mais moderno para a época.  Dispunha ainda de salas de espera e tratamento, câmara escura, enfermarias completamente isoladas para doentes infecto-contagiosos, com serviços sanitários e com privativos: camarotes dos dois médicos , capelão e biblioteca, alojamento para 12 convalescentes, refeitório e sala de estar, copa das restantes enfermarias, farmácia, depósito de medicamentos, arrecadação da roupa dos internados, lavandarias, secagem e engomarias comuns, etc.
No segundo pavimento, ficavam uma enfermaria para oficiais, outra para doentes em observação, com os respectivos serviços sanitários, a enfermaria geral com 40 camas subdivididas por divisórias, servidas por largas janelas que davam a possibilidade aos doentes de poderem assistir dos seus leitos e em conjunto à celebração da missa. A vante desta enfermaria, este pavimento dispunha também dos alojamentos dos enfermeiros, sala dos curativos e gabinete do enfermeiro de vela.  
No terceiro pavimento, localizava-se o bloco operatório e de ortopedia, constituído por ampla sala de operações , apetrechada do necessário material, salas de desinfecção e esterilização, gabinete de agentes físicos e laboratório de análises.  
Os 3 pavimentos ligavam-se por amplas escadas e elevador com maca para transporte de doentes. Em situações de emergência, a lotação do navio podia ir até aos 320 doentes.  
O "Gil Eannes" dispunha, como se subentende, de local de culto. Para além da capela da enfermaria, possuía o navio de uma capelinha que abria a toda a largura da tolda, onde sobressaía um artístico painel a óleo, da autoria do pintor Domingos Rebelo, representando ao centro Nossa Senhora dos Mares e tendo aos lados um pescador e um grupo familiar.

Em 1997, é vendido a um sucateiro para abate. Perante a situação, a comunidade vianense reuniu-se e resgatou-o da sucata. Em janeiro de 1998 chega a Viana do Castelo, dá entrada nos Estaleiros Navais de Viana do Castelo e recebe profundas obras de reabilitação com o apoio de várias instituições vianenses. Sendo propriedade da Fundação Gil Eannes, entidade privada sem fins lucrativos, passa a estar em exposição pública desde agosto de 1998.

PUBLICAÇÕES MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Já se sabe quando vão ser ligadas as luzes de Natal em Viana do Castelo

Além do dia e hora da inauguração da iluminação de Natal, foram revelados os horários dos espetáculos multimédia na Avenida dos Combatentes da Grande Guerra e Largo de S. Domingos. A data oficial para ligar as iluminações de Natal em Viana do Castelo está marcada para o dia 7 de novembro de 2026, sábado, às 18h00. Como novidades, este ano haverá espetáculos multimédia com luz e som, ao longo da totalidade da Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, e o Largo de S. Domingos terá instalada uma árvore de Natal gigante, igualmente com espetáculos multimédia diários. HORÁRIOS DOS ESPETÁCULOS MULTIMÉDIA : Av. dos Combatentes da Grande Guerra DOMINGO A QUINTA-FEIRA 18h - 19h - 20h - 21h - 22h SEXTA-FEIRA E SÁBADO 18h - 19h - 20h - 21h - 22h - 23h - 00h Árvore de Natal Largo de S. Domingos DOMINGO A QUINTA-FEIRA 18h30 até às 21h30 SEXTA-FEIRA E SÁBADO Até às 23h30 📸 anos 2021, 2022, 2023, 2024 e 2025 | Avenida dos Combatentes da Grande Guerra | @olharvianadocastelo

Será que é desta que Viana do Castelo vai ter um novo Mercado?

Recorde-se que desde 2000, que o assunto anda a ser falado. A construção do mercado no lugar do Edifício Jardim (mais conhecido por prédio Coutinho), foi sendo adiada devido a sucessivas providências cautelares e recursos nos tribunais, apresentados por moradores. A demolição do prédio Coutinho, de 13 andares, foi concretizada no ano de 2022. A empreitada de construção do novo mercado municipal de Viana do Castelo no lugar do prédio Coutinho, começou em setembro de 2025. O início da obra pôs a descoberto vestígios arqueológicos do antigo convento de São Bento (século XVI). Após uma curta paragem, a obra prosseguiu normalmente, em paralelo com os trabalhos arqueológicos. Entretanto, a obra foi novamente suspensa devido a uma providência cautelar interposta pela associação Vian'Acorda e admitida pelo Tribunal Administrativo e Fiscal (TAF) de Braga. A associação pretendia travar os trabalhos no local para salvaguardar achados arqueológicos. Em outubro de 2026, o tribunal levantou a su...

Luzes de Natal já iluminam as ruas de Viana do Castelo

Ainda não é Natal. Faltam precisamente 48 dias para o dia 25 de dezembro. No entanto, Viana do Castelo já entrou no espírito natalício neste sábado (7), com o acender das iluminações de Natal a transformarem dezenas de ruas, avenidas e praças da cidade num cenário festivo. De 7 de novembro de 2026 a 10 de janeiro de 2027, Viana do Castelo ganha um brilho e cor especial com as iluminações/decorações de Natal a darem vida à magia desta época! 📸 7 novembro 2026 | @olharvianadocastelo

Hospitais de Viana do Castelo

Hospital Velho Situado na Praça da Erva (actual Rua do Hospital Velho) ostenta na sua fachada uma inscrição onde é referido o ano da sua edificação (1468), por João Paes, o Velho. Este Hospital terá tido a sua origem como estrutura de apoio a peregrinos que se encaminhavam a Santiago de Compostela, mas também era usado para cuidar das carências básicas de cuidados de saúde. A designação de “Hospital Velho” foi-lhe atribuída depois da entrada em funcionamento do Hospital da Misericórdia. Hospital da Misericórdia A obra de edificação do hospital levou cerca de uma década a ser terminada, iniciando-se a abertura das fundações em 1585 e estando o complexo concluído em 1594. Funcionou como Hospital até 1983, altura em que entrou em funcionamento o actual Hospital de Santa Luzia. Hospital de Santa Luzia Apesar de construído desde o ano de 1976, os serviços foram abrindo por etapas, iniciando-se com a transferência das consultas externas em 05 de Janeiro de ...

Espetáculos multimédia vão animar o Natal em Viana do Castelo a partir deste sábado

Começam hoje (7) os primeiros espetáculos de luz, cor e música na Avenida dos Combatentes da Grande Guerra e na árvore de Natal gigante, instalada no Largo de S. Domingos. Estes decorrem diariamente até ao dia 10 de janeiro de 2027, na Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, entre os domingos e quintas-feiras, às 18h00 - 19h00 - 20h00 - 21h00 - 22h00, enquanto que às sextas-feiras e sábados, às 18h00 - 19h00 - 20h00 - 21h00 - 22h00 - 23h00 - 00h00. Na Árvore de Natal instalada no Largo de S. Domingos decorrem, entre os domingos e quintas-feiras, das 18h30 até às 21h30, enquanto que às sextas-feiras e sábados, das 18h30 até às 23h30. A ligação da iluminação natalícia das mais de três dezenas de ruas, avenidas e praças da cidade, acontece às 18 horas deste sábado, 7 de novembro. 📸 novembro 2026 | @olharvianadocastelo