Avançar para o conteúdo principal

Dia Internacional da Mulher, 8 de março de 2023


O Dia Internacional da Mulher, oficializado pelas Nações Unidas em 1975, é assinalado todos os anos a 8 de março, de forma a recordar e celebrar os direitos que as mulheres conquistaram até agora, mas também para chamar a atenção sobre o que ainda falta fazer.

Enquanto a igualdade de direitos e oportunidades não for uma realidade para todos, todos os dias são 8 de março.

No Dia Internacional da Mulher…
“Mulher”, de Ary dos Santos

A mulher não é só casa
mulher-loiça, mulher-cama
ela é também mulher-asa,
mulher-força, mulher-chama
 
E é preciso dizer
dessa antiga condição
a mulher soube trazer
a cabeça e o coração

Trouxe a fábrica ao seu lar
e ordenado à cozinha
e impôs a trabalhar
a razão que sempre tinha
 
Trabalho não só de parto
mas também de construção
para um filho crescer farto
para um filho crescer são
 
A posse vai-se acabar
no tempo da liberdade
o que importa é saber estar
juntos em pé de igualdade
 
Desde que as coisas se tornem
naquilo que a gente quer
é igual dizer meu homem
ou dizer minha mulher

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

Viana e o seu campo de Girassóis!

Já começaram a abrir alguns girassóis no campo situado na Veiga da Areosa, Viana do Castelo. Fica nas seguintes coordenadas: 41.706677,-8.852542. Pode ser visto a qualquer hora. Não se paga para ver. O campo de girassóis é propriedade da Quinta da Pegadinha que os utiliza para alimentar os seus animais. 📸 16 agosto 2025 | Olhar Viana do Castelo

Viana do Castelo em dia de feira semanal

Esta velha e tradicional atividade realiza-se semanalmente, às sextas-feiras, no Campo d’Agonia/Campo do Castelo. Neste grande espaço de venda ao ar livre, encontra-se uma diversidade de produtos, nomeadamente louças, tecidos, roupas, calçado, atoalhados, móveis, vasilhame, ferramentas, cobres entre muitos outros. Horário de funcionamento | Verão das 07h00-20h00 / Inverno das 07h00-18h00. Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25)

Serenata da Romaria d’Agonia realiza-se a 27 de setembro

A Serenata da Romaria d’Agonia, espetáculo piromusical considerado um dos momentos mais emblemáticos das festas da cidade de Viana do Castelo, vai realizar-se no próximo dia 27 de setembro, às 00:00, se as condições meteorológicas assim o permitirem. Inicialmente previsto para o domingo da Romaria, em agosto, o espetáculo foi adiado devido aos incêndios que assolaram o país, numa decisão conjunta da organização e da Proteção Civil que levou ao cancelamento dos restantes espetáculos de fogo-de-artifício. Com mais de 100 mil disparos pirotécnicos, uma cachoeira de luz e efeitos multimédia inovadores, a Serenata volta agora a dar cor e som ao cenário natural e único de Viana do Castelo, tendo como palco o rio Lima e a Ponte Eiffel. 📸 Arquivo | Olhar Viana do Castelo

Fogo de artifício: Serenata da Romaria d’Agonia passa para dia 20 de agosto

A VianaFestas - Associação Promotora das Festas da Cidade de Viana do Castelo acaba de anunciar que o Fogo de artifício: Serenata no rio Lima, que estava inicialmente previsto para este domingo (17) às 24h00, vai realizar-se (se as condições se mantiverem favoráveis) às 23h00 do dia 20 de agosto, quarta-feira, último dia da Romaria d’Agonia 2025. 📸 Arquivo | Olhar Viana do Castelo