Avançar para o conteúdo principal

43ª Feira do Livro de Viana do Castelo começa sábado


O Centro Cultural de Viana do Castelo vai receber a segunda edição do “Ler em Viana – Festa do livro e das artes”, que inicia no próximo sábado, 15 de abril. Até ao dia 30 de abril, a Feira do Livro contará com 32 stands, reunindo 14 livreiros que representam as principais editoras do país, com um programa bem preenchido oferecendo múltiplas atividades, desde sessões de lançamento de livros, conferências, oficinas, encontro com escritores, cientistas e artistas, espetáculos, teatro e concertos, tendo todas as iniciativas entrada gratuita.

O evento “Ler em Viana – Festa do livro e das artes” tem duas componentes: a 14ª edição dos Contornos da Palavra, entre 17 e 28 de abril, que se desenrolam nas escolas do concelho, e a 43ª Feira do Livro (15 a 30 de abril) que funcionará de segunda a sexta-feira, das 17h00 às 24h00, e ao fim-de-semana das 15h00 às 24h00, no Centro Cultural de Viana do Castelo.

DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO:

15 de abril, 21h30
Concerto de Rodrigo Leão

17 de abril, 21h30
“A importância da palavra na música” com António Victorino d’Almeida e Valter Hugo Mãe

18 de abril, 21h30
 “As palavras e a censura” com José Pacheco Pereira e António Pedro Vasconcelos

20 de abril, 21h30
‘Conversa com escritores” irá juntar Marlene Ferraz e José Luís Peixoto

21 de abril, 21h30
“Falar de livros e de filmes” com Mário Augusto

22 de abril, 21h30
Concerto SURMA

26 de abril, 21h30
“Conversa com escritores” reúne Isabel Campos e Rita Ferro em torno do livro “Brevíssimo dicionário dos snobs”

27 de abril, 21h30
“Conversa com escritores” reúne Isabel Campos e Richard Zimler para apresentar a obra “A aldeia das almas desaparecidas: a floresta do avesso”

28 de abril, 21h30
“Conversa com escritores” o “O Corpo Humano e a Ciência” junta Carlos Fiolhais e Alexandre Quintanilha
 
29 de abril, 21h30
Concerto Noiserv

Os três concertos têm lotação máxima de 300 lugares e entrada gratuita, sendo que o levantamento dos ingressos deverá ser feito no dia dos concertos, das 15h00 às 21h15, até ser atingida a lotação.

A programação completa do “Ler em Viana – Festa do livro e das artes” está disponível, AQUI.

Foto: Arquivo / Olhar Viana do Castelo

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Dia de chuva em Viana do Castelo

Pelas ruas da cidade. 📸 23 janeiro 2026 | @olharvianadocastelo

Não parece, mas esta rua em Viana do Castelo é pedonal

Uma das mais importantes ruas da cidade de Viana do Castelo, a rua Manuel Espregueira, há muitos anos que foi transformada numa artéria pedonal. Era muito raro ver uma viatura a circular nela. Nos últimos tempos, tornou-se habitual ver um grande número de viaturas estacionadas e a circular, havendo dias que mais parece uma rua de trânsito automóvel normal. 📸 27 janeiro 2026 | @olharvianadocastelo

O Castelo que deu o nome à cidade

Foi a 20 de Janeiro de 1848 que a Vila de Viana do Minho foi elevada a cidade com a denominação de Viana do Castelo. Esta distinção foi concedida pela Rainha D. Maria II. Reza a história que este gesto da Rainha se deveu ao reconhecimento da heróica resistência e lealdade do comandante do Castelo de Santiago da Barra, aquando da guerra civil da Patuleia. (Extrato da carta datada de 20 de Janeiro de 1848, que a Rainha D. Maria II enviou à Câmara de Viana)  “...Hei por bem e me praz, que a Vila de Viana do Minho fique erecta em cidade com a denominação de Cidade de Viana do Castelo, e que nesta qualidade goze de todas as prerrogativas que direitamente lhe pertencem...”

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

Trajes tradicionais do concelho de Viana

O Traje de Lavradeira, o Traje de Mordoma, o Traje de Noiva, o Traje de Meia Senhora, Traje de Dó, Traje de Domingar, Traje de Feirar, Traje de Trabalho… são principalmente usados nas diversas festas e romarias que se realizam ao longo do ano, por todo o concelho. É o momento escolhido para se trazer o passado ao presente, vestindo um destes trajes tradicionais.  É durante a realização da Romaria da Senhora d’Agonia que se concentra um maior número de trajes, nomeadamente no Desfile da Mordomia, Cortejo Etnográfico e na Festa do Traje, ocasião para se admirar a beleza e riqueza de todos os detalhes dos tradicionais e coloridos trajes das diferentes freguesias do concelho de Viana do Castelo.  Estes são alguns dos trajes que tive oportunidade de contemplar, durante o Cortejo Histórico-Etnográfico e Desfile de Mordomia das Festas de Viana do Castelo deste ano.