Avançar para o conteúdo principal

43ª Feira do Livro de Viana do Castelo começa sábado


O Centro Cultural de Viana do Castelo vai receber a segunda edição do “Ler em Viana – Festa do livro e das artes”, que inicia no próximo sábado, 15 de abril. Até ao dia 30 de abril, a Feira do Livro contará com 32 stands, reunindo 14 livreiros que representam as principais editoras do país, com um programa bem preenchido oferecendo múltiplas atividades, desde sessões de lançamento de livros, conferências, oficinas, encontro com escritores, cientistas e artistas, espetáculos, teatro e concertos, tendo todas as iniciativas entrada gratuita.

O evento “Ler em Viana – Festa do livro e das artes” tem duas componentes: a 14ª edição dos Contornos da Palavra, entre 17 e 28 de abril, que se desenrolam nas escolas do concelho, e a 43ª Feira do Livro (15 a 30 de abril) que funcionará de segunda a sexta-feira, das 17h00 às 24h00, e ao fim-de-semana das 15h00 às 24h00, no Centro Cultural de Viana do Castelo.

DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO:

15 de abril, 21h30
Concerto de Rodrigo Leão

17 de abril, 21h30
“A importância da palavra na música” com António Victorino d’Almeida e Valter Hugo Mãe

18 de abril, 21h30
 “As palavras e a censura” com José Pacheco Pereira e António Pedro Vasconcelos

20 de abril, 21h30
‘Conversa com escritores” irá juntar Marlene Ferraz e José Luís Peixoto

21 de abril, 21h30
“Falar de livros e de filmes” com Mário Augusto

22 de abril, 21h30
Concerto SURMA

26 de abril, 21h30
“Conversa com escritores” reúne Isabel Campos e Rita Ferro em torno do livro “Brevíssimo dicionário dos snobs”

27 de abril, 21h30
“Conversa com escritores” reúne Isabel Campos e Richard Zimler para apresentar a obra “A aldeia das almas desaparecidas: a floresta do avesso”

28 de abril, 21h30
“Conversa com escritores” o “O Corpo Humano e a Ciência” junta Carlos Fiolhais e Alexandre Quintanilha
 
29 de abril, 21h30
Concerto Noiserv

Os três concertos têm lotação máxima de 300 lugares e entrada gratuita, sendo que o levantamento dos ingressos deverá ser feito no dia dos concertos, das 15h00 às 21h15, até ser atingida a lotação.

A programação completa do “Ler em Viana – Festa do livro e das artes” está disponível, AQUI.

Foto: Arquivo / Olhar Viana do Castelo

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Andando pela cidade…

📸 4 fevereiro 2026 | @olharvianadocastelo

Há três interessados na concessão das “Docas de Recreio do Porto de Viana do Castelo”

Através de anúncio publicado no Diário da República de 7 de julho de 2025, a APDL - Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, S.A., lançou um Concurso Público para a outorga de um contrato de concessão de uso privativo das Docas de Recreio do Porto de Viana do Castelo, por um período que poderá ir de 15 a 30 anos. A administração da APDL recebeu três propostas de investidores interessados na concessão que contempla o direito de exploração comercial das denominadas “Docas de Recreio do Porto de Viana do Castelo”. A decisão sobre o vencedor será divulgada brevemente. 📸 Arquivo | @olharvianadocastelo

Cartaz da Romaria da Senhora da Agonia 2010

Já foram apresentados o cartaz e o programa da Romaria da Senhora da Agonia 2010. Segundo a organização, a edição 2010 que vai decorrer de 20 a 22 de Agosto, vai ter um orçamento de 420 mil euros e são esperados um milhão de pessoas para assistirem à Romaria das Romarias de Portugal.

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

A famosa travessia do rio Lima pelos romanos

Nas duas margens do rio Lima (na margem direita está o general Decius Junius Brutus no seu cavalo e na margem esquerda os soldados), em frente à Vila de Ponte de Lima, foi erguido no ano de 2009 um Monumento Evocativo da Lenda do Rio Lethes – o Rio do Esquecimento, que desperta a curiosidade dos milhares de visitantes que acodem a esta vila minhota. O que diz a Lenda de um acontecimento com mais de vinte e um séculos: Comandadas por Decius Junius Brutus, as hostes romanas atingiram a margem esquerda do Lima no ano 135 a.C.. A beleza do lugar as fez julgarem-se perante o lendário Rio Lethes, que apagava todas as lembranças da memória de quem o atravessasse.  Os soldados negaram-se a atravessá-lo. Então, o comandante passou e, da outra margem, chamou a cada soldado pelo seu nome. Assim lhes provou não ser esse o Rio do Esquecimento.