Avançar para o conteúdo principal

CAPELA DAS MALHEIRAS (Séc. XVIII)

Pela notável beleza da sua frontaria e do altar no interior, a Capela das Malheiras, construída no século XVIII, é um dos monumentos religiosos mais emblemáticos da cidade de Viana do Castelo. Situada no cimo da rua Gago Coutinho, pertence à imponente Casa da Praça (popularmente conhecida por Palacete das Malheiras) que lhe fica anexa. Esta capela abre ao público unicamente uma vez por ano, na noite de Quinta-feira Santa. 

CAPELA DAS MALHEIRAS (Séc. XVIII)
É este o nome por que ficou conhecida a capela mandada construir por D. Frei António do Desterro Malheiro Reimão, bispo do Rio de Janeiro, da família desta casa.
Foi dedicada a S. Francisco de Paula, construída com dinheiro e segundo directrizes por ele mandadas do Brasil. O interior tem um só altar em bela talha rococó. A fachada é notável, por repetir em granito os motivos de algas, líquenes e concheados que no interior foram talhados em madeira.
(Texto recolhido de uma placa colocada junto à capela)


MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Viagem no Tempo

Seis postais de Viana do Castelo de Outros Tempos.

Esta é a futura ponte pedonal e ciclável sobre o rio Lima “vencedora” de concurso internacional

A futura ponte pedonal e ciclável sobre o rio Lima, que será construída a jusante da Ponte Eiffel, já tem proposta vencedora. Neste concurso internacional, foram selecionados onze concorrentes e surgiram oito propostas, entregues em anonimato, tendo sido selecionadas quatro. A ponte sobre o Rio Lima tem um desenvolvimento de 570 metros, em curva e em “S”, prolongando-se para os acessos por rampas com 60 metros e 225 metros, respetivamente, no lado Norte e Sul, sendo que o comprimento total da ponte é de cerca de 855 metros. Esta nova estrutura vai igualmente aumentar a segurança rodoviária no tabuleiro da Ponte Eiffel, retirando peões e bicicletas, que passarão a utilizar a nova via.

Já está disponível o programa final da Romaria d’Agonia 2026

A edição deste ano daquela que é considerada a maior Romaria de Portugal, decorre de 15 a 23 de agosto. Consulte o programa completo AQUI .

E outro jardim vianense...

Jardim das Tílias Proximidades da Basílica do Sagrado Coração de Jesus Monte de Santa Luzia Bom domingo! 📸  fevereiro 2026 | @olharvianadocastelo

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.