Avançar para o conteúdo principal

Mercado dos Descobrimentos, o novo formato da Feira Medieval, vai realizar-se em junho

A cidade de Viana do Castelo vai recuar 500 anos de 15 a 18 de junho, até ao período dos descobrimentos portugueses, o novo formato da Feira Medieval para aproximar ainda mais a população e os visitantes da história de “Vianna da Foz do Lima”.

O primeiro Mercado dos Descobrimentos a realizar-se em Viana do Castelo, pretende ser um espaço de animação e convívio, criado com o objetivo de dar a conhecer ao público residente e visitante, hábitos e costumes característicos da Época dos Descobrimentos. Deste modo, é intenção da VianaFestas recriar um ambiente que nos irá transportar para a Vianna da Foz do Lima, numa época em que o porto desta villa assumiu um papel importante com trocas comerciais, explorando assim a diversidade cultural e gastronómica. Num novo cenário, e continuando-se a fazer uma ligação com o centro histórico desta cidade, o Mercado dos Descobrimentos será realizado no Forte S. Tiago da Barra e na área envolvente. Pretende-se assim, com este evento atingir objetivos lúdicos, pedagógicos, comerciais e promover a Cidade de Viana do Castelo.

Período de Funcionamento
Os espaços vão estar abertos ao público, e a funcionar nos dias 15 a 18 de Junho de 2023.

Horário de Funcionamento
No primeiro dia as portas do Castelo abrem das 20:00 até às 24:00. Na sexta-feira e sábado o recinto funcionará entre as 11:00 e as 24:00, e no domingo, o último dia, as portas abrem às 11:00 e o encerramento acontecerá às 21:00, mas na Praça da República.

As inscrições para a primeira edição do Mercado dos Descobrimentos decorrerem até 23 de maio e permitem a participação de artífices, artesãos, mercadores e regatões que promovam a venda ou a demonstração de produtos característicos da época dos descobrimentos, a instalarem-se no Forte de Santiago Barra, junto à muralha e no Campo do Castelo.
O regulamento e a inscrição para a participação está disponível no site da VianaFestas, AQUI.

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Em Viana já se montam as iluminações de Natal

Na cidade de Viana do Castelo já teve início a montagem das luzes de Natal, que começam a brilhar no dia 8 de novembro, e vão permanecer até ao dia 12 de janeiro de 2026. As ornamentações/iluminações deste ano vão decorar cerca de 36 locais, entre ruas, praças, avenidas, largos, igrejas e entradas na cidade. Vão ser investidos cerca de 200.000€. A iluminação de Natal de 2024 foi inaugurada em 9 de novembro. 📸 14 outubro 2025 | Olhar Viana do Castelo

A expectativa acabou

O emblemático café Moderno, situado na rua de Aveiro, em Viana do Castelo, e encerrado há alguns anos, não voltará a abrir, vai funcionar no seu lugar um estabelecimento comercial dedicado a outro ramo de atividade. A expectativa foi criada quando a FIGS, Arquitectos Associados Lda., em 2022, apresentou na sua página do Facebook o projeto de reabilitação do icónico Café Moderno (ver AQUI ). Mais um café de referência da cidade de Viana do Castelo que se perde. 📸 outubro 2025 | Olhar Viana do Castelo

Uma paisagem em despedida

Em pleno centro histórico da cidade de Viana do Castelo ainda persistem “nódoas” na paisagem que contrastam com a envolvência.  É o caso do antigo edifício da Empresa de Pesca de Viana (ver foto), que se encontra degradado e devoluto há décadas, no largo Maestro José Pedro. Muito recentemente (julho 2025), a construtora vianense Baltor - Engenharia e Construção, apresentou um projeto que prevê uma intervenção neste edifício que vai mudar o seu aspeto decadente e degradado. O edifício, que durante muitos anos esteve ligado à indústria da pesca e da transformação do bacalhau, será o "Edifício das Pescas" que, depois de reabilitado, vai dar lugar a cerca de 55 frações habitacionais. 📸 outubro 2025 | Olhar Viana do Castelo

Bom dia, Viana do Castelo!

Fiquem com um cheirinho a outono no parque da cidade. 📸 outubro 2025 | Olhar Viana do Castelo

Trânsito automóvel condicionado na ponte Eiffel a partir de segunda-feira (20)

A circulação rodoviária na ponte Eiffel, em Viana do Castelo, vai estar condicionada de 20 de outubro a 19 de dezembro, no período noturno compreendido entre as 23h00 e as 6h00. O trânsito ferroviário será também condicionado, com interdição noturna das 00h00 às 05h00 O condicionamento do trânsito deve-se a uma empreitada que tem como objetivo a colocação de barreiras para proteção à catenária. A instalação da proteção definitiva vai permitir a remoção das redes provisórias e a reabertura da circulação pedonal do passeio existente do lado da via-férrea nas rampas de acesso ao tabuleiro superior rodoviário da ponte Eiffel. Apesar da obra em curso, haverá permissão ao trânsito de peões, bicicletas e motociclos. 📸 Arquivo | Olhar Viana do Castelo