Avançar para o conteúdo principal

Roteiro noturno pelas igrejas e capelas de Viana do Castelo

Nesta Quinta-feira Santa, 6 de abril, entre as 20h00 e as 24h00, estarão abertas à visita e oração mais de duas dezenas de capelas e igrejas de Viana do Castelo, numa das principais tradições da Páscoa no concelho. A exemplo de outros anos, são esperadas milhares de pessoas nas ruas da cidade, para visitar os templos que vão estar de portas abertas até à meia-noite.

Este roteiro noturno contempla:
Sé Catedral | Igreja da Misericórdia | Capela de N.ª Sr.ª do Resgate (Rua da Bandeira) | Igreja de N.ª Sr.ª da Caridade | Igreja de São Francisco (Ordem Terceira) | Capela da Casa da Carreira (Câmara Municipal) | Capela das Almas | Igreja do Seminário do Carmo | Igreja Paroquial de N.ª Sr.ª de Fátima | Igreja da Sagrada Família | Capela de St.ª Rita (junto ao Colégio do Minho) | Capela de N.ª Sr.ª d’Agonia | Capela de S. Roque (junto à da Sr.ª d’Agonia) | Capela do Carmelo de St.ª Teresinha | Capela do Seminário Diocesano | Capela de N.ª Sr.ª das Candeias (Largo Vasco da Gama) | Capela de Santa Catarina | Igreja Paroquial de Monserrate | Capela de N.ª Sr.ª da Conceição da Rocha (junto à Sr.ª d’Agonia) | Santuário do Sagrado Coração de Jesus-Santa Luzia | Capela do Hospital | Igreja de São Bento | Capela do navio-museu Gil Eannes | Capela do Museu de Artes Decorativas.

A igreja de São Bento reabre nesta Quinta-Feira Santa para a tradicional visita às igrejas, mais de 15 anos depois de ter deixado de fazer parte deste roteiro por falta de condições de segurança.

Foto: Igreja de S. Bento

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Esta é a futura ponte pedonal e ciclável sobre o rio Lima “vencedora” de concurso internacional

A futura ponte pedonal e ciclável sobre o rio Lima, que será construída a jusante da Ponte Eiffel, já tem proposta vencedora. Neste concurso internacional, foram selecionados onze concorrentes e surgiram oito propostas, entregues em anonimato, tendo sido selecionadas quatro. A ponte sobre o Rio Lima tem um desenvolvimento de 570 metros, em curva e em “S”, prolongando-se para os acessos por rampas com 60 metros e 225 metros, respetivamente, no lado Norte e Sul, sendo que o comprimento total da ponte é de cerca de 855 metros. Esta nova estrutura vai igualmente aumentar a segurança rodoviária no tabuleiro da Ponte Eiffel, retirando peões e bicicletas, que passarão a utilizar a nova via.

Este é o novo hotel que está a nascer em Viana do Castelo

A unidade hoteleira de quatro estrelas, está a ser construída junto ao Parque da Cidade, e vai custar 18 milhões de euros.   Inspirado nas formas da construção naval (Estaleiros Navais de Viana do Castelo), o novo hotel Meliá Viana é um projeto de Cristiano Costa, do gabinete de arquitetura C & C ARCHITECTS - Arquitectura e Serviços, que partilhou recentemente estas imagens. Algumas imagens do projeto Hotel Meliá Viana👇

Viagem no Tempo

Seis postais de Viana do Castelo de Outros Tempos.

Queres ser a Mordoma do cartaz da Romaria de Nossa Senhora d’Agonia 2026?

As candidaturas decorrem entre o dia 20 de fevereiro às 10:00 e o dia 02 de março às 17:00. Mulheres com idades compreendidas entre os 18 e os 40 anos (18 anos feitos até à data da Romaria d’Agonia) podem concorrer individualmente para serem a mordoma do cartaz.  Consulta as normas do concurso AQUI .

Papagaios-do-mar mortos espalhados pelo areal de praias de Viana

Num curto espaço de areal da praia do Canto Marinho e Lumiar, na freguesia de Carreço, Viana do Castelo, contei cerca de duas dezenas. Conforme noticiado, neste mês de fevereiro tem-se registado um número elevado de aves mortas ao longo de toda a costa portuguesa, suspeitando-se que o mau tempo e as tempestades recentes sejam a causa principal.   📸 17 fevereiro 2026 | @olharvianadocastelo