Avançar para o conteúdo principal

Solução provisória na ponte Eiffel já dura quatro anos

Quatro anos já se passaram desde que foram colocadas inestéticas vedações em parte de um dos passeios laterais das rampas de acesso (norte e sul) ao tabuleiro rodoviário da ponte Eiffel de Viana do Castelo, impedindo a passagem de peões.

Esta solução, de caráter provisório, foi levada a cabo com o intuito de garantir a segurança das pessoas, pois com a eletrificação do troço da linha férrea entre Nine e Viana do Castelo, na Linha do Minho, há cabos de energia elétrica que passam muito perto do passeio, podendo originar acidentes.

Passado este tempo todo, as vedações ainda lá permanecem, e uma solução provisória parece ter-se tornado definitiva.

A ponte metálica sobre o rio Lima, também conhecida por ponte Eiffel, prestes a completar 145 anos está, desde 2019, em processo de classificação como imóvel de interesse nacional (monumento nacional).

Esta classificação a acontecer, será motivo de satisfação para os vianenses, mas não vale de muito classificar uma obra como monumento nacional, se ela depois continuar com este aspeto pouco cuidado.



MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Sem comentários…

Pela Marina de Viana do Castelo  📸 janeiro 2026 | @olharvianadocastelo

Assim vai o estacionamento na rua Gago Coutinho

Para certos automobilistas, as floreiras não são obstáculo suficiente para os impedir de estacionar onde não devem. Basta arrastá-las para o lado. Não custa nada. 📸 janeiro 2026 | @olharvianadocastelo

A época da lampreia está aí

No rio Lima, em Viana do Castelo, a faina faz-se entre o estuário e a freguesia de Lanheses, numa extensão aproximada de 10 quilómetros. A época legal da pesca da lampreia no rio Lima ainda agora está no início, prolongando-se até ao mês de abril. Faça sol ou faça chuva, durante este período é habitual ver a azáfama dos pescadores a lançar e recolher redes, na esperança de que alguma lampreia se tenha enredado. Uns têm mais sorte que outros. Cada lanço é sempre uma surpresa, já que tanto podem pescar uma ou mais lampreias, como nenhuma.

Trajes tradicionais do concelho de Viana

O Traje de Lavradeira, o Traje de Mordoma, o Traje de Noiva, o Traje de Meia Senhora, Traje de Dó, Traje de Domingar, Traje de Feirar, Traje de Trabalho… são principalmente usados nas diversas festas e romarias que se realizam ao longo do ano, por todo o concelho. É o momento escolhido para se trazer o passado ao presente, vestindo um destes trajes tradicionais.  É durante a realização da Romaria da Senhora d’Agonia que se concentra um maior número de trajes, nomeadamente no Desfile da Mordomia, Cortejo Etnográfico e na Festa do Traje, ocasião para se admirar a beleza e riqueza de todos os detalhes dos tradicionais e coloridos trajes das diferentes freguesias do concelho de Viana do Castelo.  Estes são alguns dos trajes que tive oportunidade de contemplar, durante o Cortejo Histórico-Etnográfico e Desfile de Mordomia das Festas de Viana do Castelo deste ano.

Já há horários das iluminações e espetáculos multimédia em Viana do Castelo

As iluminações de Natal e os espetáculos multimédia são ligadas todos os dias a partir de 8 de novembro de 2025 e vão manter-se até dia 12 de janeiro de 2026, nos seguintes horários: ILUMINAÇÃO DE NATAL Domingo a Quinta das 17h00 às 22h00 Sexta e Sábado das 17h00 às 00h00 ESPETÁCULOS MULTIMÉDIA Avenida dos Combatentes da Grande Guerra Domingo a Quinta às 18h00; 19h00; 20H00; 21h00; 22h00 Sexta e Sábado também às 23h00 e 00h00 Árvore de Natal no anfiteatro da Marina  Domingo a Quinta às 18h30; 19h30; 20H30; 21h30 Sexta e Sábado também às 22h30 e 23h30 📸 7 novembro 2025 | @olharvianadocastelo