Avançar para o conteúdo principal

Começa hoje em Viana do Castelo a maior competição de hóquei em patins da Europa


Trata-se da Final 8 da Liga dos Campeões que arranca hoje, quinta-feira, 4 de maio, no Pavilhão Municipal José Natário, em Viana do Castelo.


Das oito equipas presentes, seis são portuguesas: SL Benfica, FC Porto/Fidelidade, AD Valongo/Colquímica, OC Barcelos SAD, Sporting CP e UD Oliveirense/Simoldes vão lutar, pela conquista do título de campeão da Europa de clubes. Barça e Trissino são as equipas que completam as oito desta final.

Os jogos da maior prova de clubes da Europa são os seguintes:

QUARTOS DE FINAL:
Jogo 1 - 04/05 (18h00) – SL Benfica – FC Porto
Jogo 2 - 04/05 (21h00) – Barcelona – OC Barcelos

Jogo 3 - 05/05 (18h00) – GSH Trissino – UD Oliveirense
Jogo 4 - 05/05 (21h00) – Sporting – AD Valongo

MEIA FINAL:
06/05 (15h00) – Vencedor jogo 1 vs vencedor jogo 2
06/05 (18h00) – Vencedor jogo 3 vs vencedor jogo 4

FINAL:
07/05 (15h00)

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

Viana do Castelo de Outros Tempos

Assim era a cidade em modo postal ilustrado.

Pela praia do Cabedelo…

Num simples passeio matinal pela praia do Cabedelo, em Darque, Viana do Castelo, cruzei-me, além de imensas gaivotas (o que é normal), com maçaricos-galegos e borrelhos-de-coleira-interrompida (que nidificam por ali). O borrelho-de-coleira-interrompida é uma ave de pequenas dimensões, cuja coloração é acastanhada por cima e branca por baixo, apresentando uma coleira incompleta. O seu ninho é uma pequena cova, nas dunas ou em pleno areal, e a cor dos ovos confunde-se com a cor da areia. Neste momento, estamos em plena época de nidificação do borrelho-de-coleira-interrompida (Charadrius alexandrinus). A estrutura que se vê na fotografia está a proteger um ninho: permite aos progenitores aceder ao seu Interior e evita a destruição dos ovos (por pisoteio, predadores ou limpezas mecânicas). 📸 13 maio 2026 | @olharvianadocastelo

Castelo de Santiago da Barra: esquecido, a precisar de intervenção

Classificado como imóvel de interesse público desde 1967, o Castelo ou Forte de Santiago da Barra, em Viana do Castelo, está há muito a precisar de uma intervenção. É lamentável que a um sítio tão importante na história da cidade não seja dada mais atenção. Independentemente da necessidade de uma reabilitação mais profunda, que tarda em acontecer, merece uma intervenção mais imediata, nomeadamente a remoção de vegetação das muralhas e limpeza do fosso (ver fotografias). 📸 12 maio 2026 | @olharvianadocastelo

Arte ou vandalismo?

Grafitar sem autorização não é arte, é vandalismo. Este comboio passou pela estação ferroviária de Viana do Castelo neste deprimente estado de degradação consequência do vandalismo que nada poupa. Para além de danificar o património coletivo, gera altos custos de limpeza. 📸 11 maio 2026 | @olharvianadocastelo