Avançar para o conteúdo principal

Escultura de homenagem aos trabalhadores do Minho pronta para ser inaugurada

A escultura, instalada na Alameda João Alves Cerqueira, é formada por uma peça central de 5 metros de altura, construída com quatro elementos verticais que simbolizam as quatro estações, a união e a verticalidade, e o caminho que a seiva percorre desde a raiz até às folhas, simbolizando também a conexão com o divino, simbiose do céu e da terra, que termina por isso numa ponta iluminada que evoca a religiosidade e a espiritualidade.

Cada um destes elementos suporta dois braços, posicionados na diagonal, que simbolizam a resiliência, união, força e a disponibilidade do trabalhador, e que apresentam em cada extremidade uma peça cerâmica colorida, ao todo 24 peças, que simbolizam os 24 Municípios. Estes braços suportam painéis de vidro translúcido que representam a visão e a consciência da realidade, mesmo em condições adversas, evitando ilusões e lembrando a existência da alma.

Criada pelo professor da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), Acácio Viegas, será inaugurada amanhã, sexta-feira, às 14:45.

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

Viana e o seu campo de Girassóis!

Já começaram a abrir alguns girassóis no campo situado na Veiga da Areosa, Viana do Castelo. Fica nas seguintes coordenadas: 41.706677,-8.852542. Pode ser visto a qualquer hora. Não se paga para ver. O campo de girassóis é propriedade da Quinta da Pegadinha que os utiliza para alimentar os seus animais. 📸 16 agosto 2025 | Olhar Viana do Castelo

Serenata da Romaria d’Agonia realiza-se a 27 de setembro

A Serenata da Romaria d’Agonia, espetáculo piromusical considerado um dos momentos mais emblemáticos das festas da cidade de Viana do Castelo, vai realizar-se no próximo dia 27 de setembro, às 00:00, se as condições meteorológicas assim o permitirem. Inicialmente previsto para o domingo da Romaria, em agosto, o espetáculo foi adiado devido aos incêndios que assolaram o país, numa decisão conjunta da organização e da Proteção Civil que levou ao cancelamento dos restantes espetáculos de fogo-de-artifício. Com mais de 100 mil disparos pirotécnicos, uma cachoeira de luz e efeitos multimédia inovadores, a Serenata volta agora a dar cor e som ao cenário natural e único de Viana do Castelo, tendo como palco o rio Lima e a Ponte Eiffel. 📸 Arquivo | Olhar Viana do Castelo

Viana do Castelo em dia de feira semanal

Esta velha e tradicional atividade realiza-se semanalmente, às sextas-feiras, no Campo d’Agonia/Campo do Castelo. Neste grande espaço de venda ao ar livre, encontra-se uma diversidade de produtos, nomeadamente louças, tecidos, roupas, calçado, atoalhados, móveis, vasilhame, ferramentas, cobres entre muitos outros. Horário de funcionamento | Verão das 07h00-20h00 / Inverno das 07h00-18h00. Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25)

NECTAR: o iate que atrai olhares em Viana do Castelo

O iate de luxo NECTAR encontra-se atracado no cais do Bugio, chamando a atenção de quem passa nas proximidades. Com 65 metros de comprimento, navega sob a bandeira das Ilhas Cayman. 📸 15 setembro | Olhar Viana do Castelo