Na época balnear 2023, a Quercus atribui o galardão “Praia com Qualidade de Ouro” a 393 praias nacionais, menos 47 do que em 2022. Das 393 praias galardoadas, 327 são costeiras, 56 interiores e 10 de transição. Todas as regiões do país apresentam descidas no número de praias distinguidas, sendo a Região Norte a que registou a maior queda. A região Tejo e Oeste é a que reúne um maior número de praias galardoadas (98).
O galardão “Praia com Qualidade de Ouro” distingue anualmente a qualidade da água balnear das praias portuguesas.
Para receber a classificação de praia com "Qualidade de Ouro", a água balnear tem de respeitar vários critérios, como uma qualidade da água "excelente" na classificação anual das cinco épocas balneares anteriores à última (neste caso, entre 2017 e 2021) e todas as análises realizadas na última época balnear (2022) deverão ter apresentado resultados melhores em vários indicadores bacterianos.
AFIFE, AMOROSA, ARDA, CABEDELO, CARREÇO, CASTELO DE NEIVA, NORTE e PAÇÔ são as 8 praias do Concelho de Viana do Castelo que receberam a qualificação de praias de “Qualidade de Ouro” por parte da Quercus.
Foto: Praia de Paçô (Carreço, Viana do Castelo). Arquivo / Olhar Viana do Castelo