Avançar para o conteúdo principal

Arte urbana dá cor a Bairro de Viana

A fachada de um dos cinco edifícios que constituem o bairro dos Benfeitores da Santa Casa da Misericórdia, construído em 1968, situado na Avenida do Atlântico, em Viana do Castelo, acaba de ser alvo de uma intervenção de arte urbana, com uma peça de cerca de 2 mts de altura, intitulada “lavradeira”, criada com o aproveitamento de vários tipos de azulejos, numa mistura de reciclagem e reutilização.

Este trabalho, integrado no projeto “Arte em Partes”, criado pelo designer Ricardo Ferreira e o Artista Plástico Marco Marinho, prevê a criação de mais peças propostas para os locais: “Nossa Senhora da Agonia”, localização Igreja de Nossa Senhora da Agonia, “Bombo”, localização Av. do Atlântico e “Gigantone”, localização Av. do Atlântico.

Saiba mais sobre o projeto “Arte em Partes”, AQUI.

(Publicação atualizada em 19.06.2023)






MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Assim vai o estacionamento na rua Gago Coutinho

Para certos automobilistas, as floreiras não são obstáculo suficiente para os impedir de estacionar onde não devem. Basta arrastá-las para o lado. Não custa nada. 📸 janeiro 2026 | @olharvianadocastelo

Sem comentários…

Pela Marina de Viana do Castelo  📸 janeiro 2026 | @olharvianadocastelo

Trajes tradicionais do concelho de Viana

O Traje de Lavradeira, o Traje de Mordoma, o Traje de Noiva, o Traje de Meia Senhora, Traje de Dó, Traje de Domingar, Traje de Feirar, Traje de Trabalho… são principalmente usados nas diversas festas e romarias que se realizam ao longo do ano, por todo o concelho. É o momento escolhido para se trazer o passado ao presente, vestindo um destes trajes tradicionais.  É durante a realização da Romaria da Senhora d’Agonia que se concentra um maior número de trajes, nomeadamente no Desfile da Mordomia, Cortejo Etnográfico e na Festa do Traje, ocasião para se admirar a beleza e riqueza de todos os detalhes dos tradicionais e coloridos trajes das diferentes freguesias do concelho de Viana do Castelo.  Estes são alguns dos trajes que tive oportunidade de contemplar, durante o Cortejo Histórico-Etnográfico e Desfile de Mordomia das Festas de Viana do Castelo deste ano.

A época da lampreia está aí

No rio Lima, em Viana do Castelo, a faina faz-se entre o estuário e a freguesia de Lanheses, numa extensão aproximada de 10 quilómetros. A época legal da pesca da lampreia no rio Lima ainda agora está no início, prolongando-se até ao mês de abril. Faça sol ou faça chuva, durante este período é habitual ver a azáfama dos pescadores a lançar e recolher redes, na esperança de que alguma lampreia se tenha enredado. Uns têm mais sorte que outros. Cada lanço é sempre uma surpresa, já que tanto podem pescar uma ou mais lampreias, como nenhuma.

Andando pela cidade…

Viana do Castelo ao entardecer.  📸 14 janeiro 2026 | @olharvianadocastelo