Avançar para o conteúdo principal

“Mercado dos Descobrimentos”, já tem programa

A cidade de Viana do Castelo vai recuar 500 anos, com mais de uma centena de momentos de animação a marcarem o primeiro “Mercado dos Descobrimentos”, o novo formato da Feira Medieval que pretende promover a história de “Vianna da Foz do Lima”.

O programa de quatro dias, de 15 a 18 de junho, apresenta mais de cem momentos de animação itinerante e a participação de 175 mercadores, artífices, artesãos e regatões, característicos da época dos Descobrimentos.

A primeira edição do “Mercado dos Descobrimentos” de Viana do Castelo vai contar ainda com espaços de animação e convívio com o objetivo de dar a conhecer ao público residente e visitantes hábitos e costumes característicos daquele período da história de Portugal e do concelho.

“Temos uma história de séculos que temos de dar a conhecer e nada melhor do que o fazer associando com eventos agregadores. Neste novo formato aliamos a história, a animação, a cultura e a gastronomia. Temos de conhecer para valorizar”, destacou Manuel Vitorino, presidente da VianaFestas, entidade promotora das festas da cidade.

Entre os vários momentos de música, teatro, danças e oficinas, destaca-se o cortejo diário desde a Praça da República até ao Castelo de Santiago da Barra – palco principal do evento -, sendo que no domingo o percurso será o inverso terminado com a leitura do Foral e a apresentação de todos os grupos participantes. Outro dos momentos de destaque será a “Queimada e Esconjuro”, promovida pelo Grupo Folclórico de Viana do Castelo, com oferta de bebida aos visitantes que adquiram o copo oficial do evento.

“Vamos recriar um ambiente que nos irá transportar para a Vianna da Foz do Lima, numa época em que o porto desta vila assumiu um papel importante com trocas comerciais, explorando assim a diversidade cultural e gastronómica. Num novo cenário, mas continuando a fazer uma ligação com o centro histórico da cidade”, explicou Manuel Vitorino, presidente da VianaFestas, entidade promotora das festas da cidade, e vereador da Cultura da Câmara Municipal de Viana do Castelo.

Na zona envolvente ao Castelo Santiago da Barra haverá animação permanente com o carrossel Infantil, passeio a cavalo, torneios, acampamento Militar e do Povo e ainda jogos infantis.

No primeiro dia as portas do Castelo abrem das 20:00 até às 24:00. Na sexta-feira e sábado o recinto funcionará entre as 11:00 e as 24:00, e no domingo, o último dia, as portas abrem às 11:00 e o encerramento acontecerá às 21:00, mas na Praça da República.

O programa detalhado pode ser consultado AQUI.

Mais visualizadas nos últimos 7 dias

Trajes tradicionais do concelho de Viana

O Traje de Lavradeira, o Traje de Mordoma, o Traje de Noiva, o Traje de Meia Senhora, Traje de Dó, Traje de Domingar, Traje de Feirar, Traje de Trabalho… são principalmente usados nas diversas festas e romarias que se realizam ao longo do ano, por todo o concelho. É o momento escolhido para se trazer o passado ao presente, vestindo um destes trajes tradicionais.  É durante a realização da Romaria da Senhora d’Agonia que se concentra um maior número de trajes, nomeadamente no Desfile da Mordomia, Cortejo Etnográfico e na Festa do Traje, ocasião para se admirar a beleza e riqueza de todos os detalhes dos tradicionais e coloridos trajes das diferentes freguesias do concelho de Viana do Castelo.  Estes são alguns dos trajes que tive oportunidade de contemplar, durante o Cortejo Histórico-Etnográfico e Desfile de Mordomia das Festas de Viana do Castelo deste ano.

O crochet está de volta às ruas de Vila Nova de Cerveira

A 6ª edição do “O Crochet sai à Rua… em Cerveira” volta a espalhar pelo centro histórico desta vila minhota a arte do crochet, recriando o património mais emblemático de cada freguesia, algumas tradições e ainda muitos outros apontamentos criativos em crochet. Para ver até ao final de setembro de 2023.

Coisa rara nos últimos anos

Navio cimenteiro ROAZ na tarde desta segunda-feira em manobras de atracação na antiga doca comercial do porto de Viana do Castelo. Nos últimos anos tem sido habitual entrarem e atracarem nesta doca somente embarcações de pequena dimensão, sendo a entrada hoje do navio ROAZ um acontecimento que não se via há muito.

A viajar no Tempo

Tempo do cortejo etnográfico da Romaria d’Agonia, no ano de 1958(?).

Festival VIANA BATE FORTE já começou

A 6ª edição do “VIANA BATE FORTE” arrancou esta sexta-feira no centro histórico da cidade de Viana do Castelo contando com três palcos instalados na Praça da Liberdade, Praça da República e Praça da Erva (ver fotos). O festival continua amanhã com mais oito concertos.