Avançar para o conteúdo principal

Folclore internacional regressa a Viana do Castelo


A edição que celebra os 25 anos do Festival de Folclore Internacional Alto Minho tem início nesta segunda-feira. O evento ocorre de 17 a 23 de Julho, com grupos vindos da BOLÍVIA, BULGÁRIA, ÍNDIA, QUÉNIA, POLÓNIA, SÉRVIA e PORTUGAL.

A programação oficial tem início nesta segunda-feira, 17, com o acolhimento dos 6 grupos visitantes. 

A abertura do XXV Festival de Folclore Internacional Alto Minho será na terça-feira, dia 18, com o desfile e receção oficial na Porta Mexia Galvão, na parte da manhã, seguindo-se às 22h00, a GALA DE ABERTURA na Praça da República. A Praça da República, como principal palco do Festival, receberá um total de quatro GALAS, sempre com início às 22h00.

Durante o Festival haverá ainda várias apresentações, nomeadamente em instituições de solidariedade social e empresas.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

17JULHO / SEGUNDA-FEIRA
Acolhimento dos 6 grupos visitantes

18 JULHO / TERÇA-FEIRA
Manhã | Desfile e receção oficial na Porta Mexia Galvão
22h00 | GALA DE ABERTURA - Praça da República

19 JULHO / QUARTA-FEIRA
14h30 | GALA FESTA DA VIDA - Escola Frei Bartolomeu dos Mártires
21h30 | BARROSELAS CANTA E DANÇA COM O MUNDO - Barroselas

20 JULHO / QUINTA-FEIRA
Manhã | Atuações em instituições de solidariedade social e empresas
Tarde Cultural | Visitas a locais de interesse histórico e cultural
22h00 | GALA ABRAÇO DE CULTURAS - Praça da República

21 JULHO / SEXTA-FEIRA
Manhã | Atuações em instituições de solidariedade social e empresas
22h00 | GALA ABRAÇO DOS CONTINENTES - Praça da República

22 JULHO / SÁBADO
11h00 | CONCERTO PELA PAZ - Igreja da Sagrada Família
22h00 | GALA DA DESPEDIDA - Praça da República

23 JULHO / DOMINGO
19h30 | "Tasquinhas da diversidade"- Praça da República - participação de comunidades migrantes residentes em Viana do Castelo
22h00 | ABRAÇO DE MÚSICA E DANÇA - Praça da República
Confraternização e aprendizagem de danças e cantigas tradicionais

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

Começa hoje o Mercado dos Descobrimentos

A descoberta do Oriente é o tema da edição de 2026 do Mercado dos Descobrimentos, que regressa a Viana do Castelo, de 18 a 21 de junho, para transformar o centro histórico numa grande viagem ao ano de 1518. Com mais de 100 momentos de animação, 150 mercadores, recriações históricas, atividades pedagógicas e experiências para toda a família, o evento promete voltar a afirmar-se como um dos maiores mercados históricos do país. Ao longo de quatro dias, as ruas da cidade serão ocupadas pelo ambiente quinhentista, recriando a chegada de El-Rei D. Manuel I e da Rainha D. Leonor de Áustria a Viana da Foz do Lima para celebrar os 260 anos da atribuição do Foral e assinalar a importância das rotas marítimas portuguesas para o Oriente. Mais de 150 mercadores trarão artesanato, gastronomia, especiarias e produtos inspirados nos territórios que marcaram a expansão marítima portuguesa. A animação será permanente, com espetáculos de música, dança, teatro, humor e recriações históricas de meia em mei...

Hoje há Mercado dos Patos

Ainda está a tempo de visitar o Mercado dos Patos Jardim D. Fernando, Viana do Castelo  📸 13 junho 2026 | @olharvianadocastelo

Viana do Castelo em dia de feira semanal

Esta velha e tradicional atividade realiza-se semanalmente, às sextas-feiras, no Campo d’Agonia/Campo do Castelo. Neste grande espaço de venda ao ar livre, encontra-se uma diversidade de produtos, nomeadamente louças, tecidos, roupas, calçado, atoalhados, móveis, vasilhame, ferramentas, cobres entre muitos outros. Horário de funcionamento | Verão das 07h00-20h00 / Inverno das 07h00-18h00. Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25)

Colocação das barreiras definitivas para proteção à catenária na ponte Eiffel

Já se encontram colocados os primeiros, das várias dezenas de painéis em acrílico que vão servir de barreiras de proteção à catenária da linha férrea, na ponte Eiffel, em Viana do Castelo. Esta intervenção visa reforçar as condições de segurança para a circulação pedonal sobre o tabuleiro rodoviário da Ponte Eiffel. Recorde-se que a catenária da ponte está muito próxima do passeio, pondo em risco a segurança dos peões. A colocação destas barreiras definitivas para proteção à catenária, vai permitir a remoção das redes de proteção provisórias há mais de seis anos, e a reabertura da circulação pedonal do passeio existente do lado da via-férrea nas duas rampas de acesso ao tabuleiro superior rodoviário da ponte Eiffel. 📸 12 junho 2026 | @olharvianadocastelo