Avançar para o conteúdo principal

Folclore internacional regressa a Viana do Castelo


A edição que celebra os 25 anos do Festival de Folclore Internacional Alto Minho tem início nesta segunda-feira. O evento ocorre de 17 a 23 de Julho, com grupos vindos da BOLÍVIA, BULGÁRIA, ÍNDIA, QUÉNIA, POLÓNIA, SÉRVIA e PORTUGAL.

A programação oficial tem início nesta segunda-feira, 17, com o acolhimento dos 6 grupos visitantes. 

A abertura do XXV Festival de Folclore Internacional Alto Minho será na terça-feira, dia 18, com o desfile e receção oficial na Porta Mexia Galvão, na parte da manhã, seguindo-se às 22h00, a GALA DE ABERTURA na Praça da República. A Praça da República, como principal palco do Festival, receberá um total de quatro GALAS, sempre com início às 22h00.

Durante o Festival haverá ainda várias apresentações, nomeadamente em instituições de solidariedade social e empresas.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

17JULHO / SEGUNDA-FEIRA
Acolhimento dos 6 grupos visitantes

18 JULHO / TERÇA-FEIRA
Manhã | Desfile e receção oficial na Porta Mexia Galvão
22h00 | GALA DE ABERTURA - Praça da República

19 JULHO / QUARTA-FEIRA
14h30 | GALA FESTA DA VIDA - Escola Frei Bartolomeu dos Mártires
21h30 | BARROSELAS CANTA E DANÇA COM O MUNDO - Barroselas

20 JULHO / QUINTA-FEIRA
Manhã | Atuações em instituições de solidariedade social e empresas
Tarde Cultural | Visitas a locais de interesse histórico e cultural
22h00 | GALA ABRAÇO DE CULTURAS - Praça da República

21 JULHO / SEXTA-FEIRA
Manhã | Atuações em instituições de solidariedade social e empresas
22h00 | GALA ABRAÇO DOS CONTINENTES - Praça da República

22 JULHO / SÁBADO
11h00 | CONCERTO PELA PAZ - Igreja da Sagrada Família
22h00 | GALA DA DESPEDIDA - Praça da República

23 JULHO / DOMINGO
19h30 | "Tasquinhas da diversidade"- Praça da República - participação de comunidades migrantes residentes em Viana do Castelo
22h00 | ABRAÇO DE MÚSICA E DANÇA - Praça da República
Confraternização e aprendizagem de danças e cantigas tradicionais

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

Pelo Porto de Viana do Castelo

📸 15 maio 2026 | @olharvianadocastelo

XXIII Semana Académica do Instituto Politécnico de Viana do Castelo

A Semana Académica 2011 do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), decorre entre os dias 15 e 20 de Maio. Na parte musical Rui Veloso, Quim Barreiros, Zezé Fernandes, Gunther & The Sunshine Girls e os vianenses Jarojupe, são alguns dos nomes que compõem o cartaz da Semana Académica do IPVC. Para além dos espaços musicais, durante a semana haverá igualmente muitas outras actividades, tais como a tradicional Missa de Finalistas, Queima das Fitas, Serenata, Cortejo Académico… Saiba tudo sobre a 23ª Semana Académica do IPVC aqui .

Viana do Castelo de Outros Tempos

Assim era a cidade em modo postal ilustrado.

Laboratório flutuante atraca em Viana do Castelo

O navio de investigação “Mar Profundo” é o primeiro laboratório móvel marinho totalmente construído em Portugal. Lançada ao mar em 2021, a embarcação, com 19 metros de comprimento, está especialmente equipada para apoiar a investigação multidisciplinar no mar, podendo testar, por exemplo, ROVs (Veículos Operados Remotamente), sensores acústicos ou módulos robóticos, até 60 milhas da costa, ou recolher dados ambientais e operacionais. 📸 18 maio 2026 | @olharvianadocastelo