Avançar para o conteúdo principal

Viana do Castelo acolhe a pré-Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2023 no dia 27 de Julho no Jardim Público

A JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE, o grande encontro dos jovens com o Papa, vai realizar-se este ano de 1 a 6 de agosto, em Lisboa. Mas na semana anterior, de 26 a 31 de julho, vão realizar-se em várias dioceses de Portugal os “Dias nas dioceses”, período também conhecido como pré-Jornadas.
 
O dia 27 é dedicado a Viana do Castelo. Os jovens estrangeiros que vão ser recebidos pelas famílias de acolhimento irão durante este dia fazer um roteiro pela cidade, que vai terminar com um Espetáculo Musical.

Este espetáculo musical, que pretende dar a conhecer algumas das tradições musicais do Alto Minho aos jovens estrangeiros que vão participar na Pré-Jornada em Viana do Castelo, é organizado pelo Grupo Desportivo e Cultural dos Trabalhadores ENVC, com o apoio e colaboração da Câmara Municipal de Viana do Castelo e a participação da Diocese de Viana do Castelo para a Pré-Jornada Mundial da Juventude.

PROGRAMA - Jardim Público
27 de julho 2023 

> 16H00 - Arruada e atuação do Grupo de Bombos S. Sebastião de Darque
> 16H30 - Mensagem de boas vindas pelo Sr° Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo
e pelo Coordenador da Pré Jornada JMJ, Padre Domingos Meira
> 16H45 - Atuação da Escola de Música do Centro Social e Paroquial de Nossa Senhora de Fátima
> 17H15 - Atuação dos "Olímpicos 4 ALL"
> 17H30 - Atuação do Grupo Etnográfico de Areosa
> 18H00 - Atuação do "Banda de Cá" - Tributo aos "PINK FLOYD"
(O encerramento do espetáculo será com a célebre e ícone "Havemos de ir a Viana" interpretado pelo "Banda de Cá")
Hino da Jornadas Mundiais da Juventude

(O Espetáculo será apresentado em Português e em Inglês por Fabíola Sousa)

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Já há horários das iluminações e espetáculos multimédia em Viana do Castelo

As iluminações de Natal e os espetáculos multimédia são ligadas todos os dias a partir de 8 de novembro de 2025 e vão manter-se até dia 12 de janeiro de 2026, nos seguintes horários: ILUMINAÇÃO DE NATAL Domingo a Quinta das 17h00 às 22h00 Sexta e Sábado das 17h00 às 00h00 ESPETÁCULOS MULTIMÉDIA Avenida dos Combatentes da Grande Guerra Domingo a Quinta às 18h00; 19h00; 20H00; 21h00; 22h00 Sexta e Sábado também às 23h00 e 00h00 Árvore de Natal no anfiteatro da Marina  Domingo a Quinta às 18h30; 19h30; 20H30; 21h30 Sexta e Sábado também às 22h30 e 23h30 📸 7 novembro 2025 | @olharvianadocastelo

Pista de Gelo em Viana do Castelo

Neste período festivo, entre outras iniciativas levadas a cabo pelo Município de Viana do Castelo e Associação Empresarial de Viana do Castelo, funcionará de 5/12 a 6/01, das 10H00 às 20H00 e nos fins-de-semana e vésperas de feriados das 10H00 às 24H00, uma Pista de Gelo que está a ser instalada na Av. da Liberdade. Esta e outras actividades têm a finalidade de animar a cidade de Viana do Castelo e promover a sua atractividade.

Em Viana ainda se vendem os tradicionais presépios em barro

Nos últimos anos, nesta quadra, há uma banca que é montada junto ao Jardim Público, onde ainda é possível comprar pequenas peças coloridas em barro, meio toscas, para montar um presépio tradicional português. São muitas dezenas de peças com origem na região de Barcelos, que retratam o Menino Jesus, Nossa Senhora, São José, manjedoura, burro, vaca, reis magos sobre camelos, moleiro e o seu moinho, rebanhos, fanfarras, o castelo, o casario, a igreja, o padre, entre muitas outras personagens. Um costume que parece um pouco afastado das casas dos portugueses, mas que alguns ainda mantêm o encanto de o montar à moda antiga.

Passagem de ano de Viana do Castelo com música e fogo de artifício

A festa de Passagem de Ano 2024/2025, em Viana do Castelo, está marcada para o dia 31 de dezembro, no Centro Cultural da cidade. A partir das 23h00, a garantir a animação estarão os Dj’s SIMANBEATZ, BLUAY, AVATAR, FÁBIO GONÇALVES, PETTE e PEDRO PEREIRA, que irão assegurar a música até às 06h00. No último dia do ano, quando soarem as 12 badaladas, vão poder assistir ao habitual Fogo de Artifício sobre o Rio Lima. Reúna a família e os amigos e venham a Viana do Castelo para se despedirem de 2024 e entrarem em 2025 com o pé direito. Saiba mais pormenores, AQUI .

“Viana Coração do Natal”, de 5 de dezembro a 5 de janeiro de 2026 🎄🎅 🤶

Acaba de ser apresentado o programa “Viana Coração do Natal” que arranca a 5 de dezembro com dezenas de atividades entre Praça Natal, minicomboio, carrossel, Mercado de Natal, Largo do Chocolate, animação de rua, concertos, atividades infantis, presépios, exposições, cinema, teatro e passagem de ano. Até 05 de janeiro de 2026, “Viana do Castelo é Natal”. “Viana Coração do Natal” é uma proposta da Câmara Municipal de Viana do Castelo e da Associação Empresarial do Distrito de Viana do Castelo (AEDVC), em parceria com a Vianafestas. MOMENTOS IMPORTANTES DA PROGRAMAÇÃO: > A partir de 5 de dezembro, o MERCADO DE NATAL distribui-se entre a Avenida dos Combatentes da Grande Guerra e o Largo Maestro José Pedro, onde será instalada o Largo do Chocolate. Até 23 de dezembro, de domingo a quinta-feira, o mercado acontece das 15h00 às 20h00 e, nas sextas-feiras e sábados, o horário é alargado das 12h00 às 23h00. O Mercado de Natal continuará disponível até ao início do novo ano, funcionando tam...