Avançar para o conteúdo principal

Viana do Castelo acolhe a pré-Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2023 no dia 27 de Julho no Jardim Público

A JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE, o grande encontro dos jovens com o Papa, vai realizar-se este ano de 1 a 6 de agosto, em Lisboa. Mas na semana anterior, de 26 a 31 de julho, vão realizar-se em várias dioceses de Portugal os “Dias nas dioceses”, período também conhecido como pré-Jornadas.
 
O dia 27 é dedicado a Viana do Castelo. Os jovens estrangeiros que vão ser recebidos pelas famílias de acolhimento irão durante este dia fazer um roteiro pela cidade, que vai terminar com um Espetáculo Musical.

Este espetáculo musical, que pretende dar a conhecer algumas das tradições musicais do Alto Minho aos jovens estrangeiros que vão participar na Pré-Jornada em Viana do Castelo, é organizado pelo Grupo Desportivo e Cultural dos Trabalhadores ENVC, com o apoio e colaboração da Câmara Municipal de Viana do Castelo e a participação da Diocese de Viana do Castelo para a Pré-Jornada Mundial da Juventude.

PROGRAMA - Jardim Público
27 de julho 2023 

> 16H00 - Arruada e atuação do Grupo de Bombos S. Sebastião de Darque
> 16H30 - Mensagem de boas vindas pelo Sr° Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo
e pelo Coordenador da Pré Jornada JMJ, Padre Domingos Meira
> 16H45 - Atuação da Escola de Música do Centro Social e Paroquial de Nossa Senhora de Fátima
> 17H15 - Atuação dos "Olímpicos 4 ALL"
> 17H30 - Atuação do Grupo Etnográfico de Areosa
> 18H00 - Atuação do "Banda de Cá" - Tributo aos "PINK FLOYD"
(O encerramento do espetáculo será com a célebre e ícone "Havemos de ir a Viana" interpretado pelo "Banda de Cá")
Hino da Jornadas Mundiais da Juventude

(O Espetáculo será apresentado em Português e em Inglês por Fabíola Sousa)

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Uma paisagem em despedida

Em pleno centro histórico da cidade de Viana do Castelo ainda persistem “nódoas” na paisagem que contrastam com a envolvência.  É o caso do antigo edifício da Empresa de Pesca de Viana (ver foto), que se encontra degradado e devoluto há décadas, no largo Maestro José Pedro. Muito recentemente (julho 2025), a construtora vianense Baltor - Engenharia e Construção, apresentou um projeto que prevê uma intervenção neste edifício que vai mudar o seu aspeto decadente e degradado. O edifício, que durante muitos anos esteve ligado à indústria da pesca e da transformação do bacalhau, será o "Edifício das Pescas" que, depois de reabilitado, vai dar lugar a cerca de 55 frações habitacionais. 📸 outubro 2025 | Olhar Viana do Castelo

Em contagem decrescente para o Natal

Viana do Castelo continua a engalanar-se para receber o Natal. 📸 20 outubro 2025 | Olhar Viana do Castelo

Bom dia, Viana do Castelo!

Fiquem com um cheirinho a outono no parque da cidade. 📸 outubro 2025 | Olhar Viana do Castelo

Trânsito automóvel condicionado na ponte Eiffel a partir de segunda-feira (20)

A circulação rodoviária na ponte Eiffel, em Viana do Castelo, vai estar condicionada de 20 de outubro a 19 de dezembro, no período noturno compreendido entre as 23h00 e as 6h00. O trânsito ferroviário será também condicionado, com interdição noturna das 00h00 às 05h00 O condicionamento do trânsito deve-se a uma empreitada que tem como objetivo a colocação de barreiras para proteção à catenária. A instalação da proteção definitiva vai permitir a remoção das redes provisórias e a reabertura da circulação pedonal do passeio existente do lado da via-férrea nas rampas de acesso ao tabuleiro superior rodoviário da ponte Eiffel. Apesar da obra em curso, haverá permissão ao trânsito de peões, bicicletas e motociclos. 📸 Arquivo | Olhar Viana do Castelo  

A expectativa acabou

O emblemático café Moderno, situado na rua de Aveiro, em Viana do Castelo, e encerrado há alguns anos, não voltará a abrir, vai funcionar no seu lugar um estabelecimento comercial dedicado a outro ramo de atividade. A expectativa foi criada quando a FIGS, Arquitectos Associados Lda., em 2022, apresentou na sua página do Facebook o projeto de reabilitação do icónico Café Moderno (ver AQUI ). Mais um café de referência da cidade de Viana do Castelo que se perde. 📸 outubro 2025 | Olhar Viana do Castelo