Avançar para o conteúdo principal

Fogo de artifício da Romaria d’Agonia promete novidades e 100 mil disparos em quatro espetáculos


O fogo de artifício da Romaria d’Agonia de 2023 vai envolver cerca de 100 mil disparos, em quatro espetáculos diferentes, com o habitual destaque para a serenata de domingo, no rio Lima e na ponte Eiffel, trabalho este ano a cargo da premiada empresa Macedos Pirotecnia.

“A Romaria da Senhora d’Agonia é icónica. Qualquer empresa gostaria de trabalhar para os seus romeiros, desta vez seremos nós a mostrar a nossa arte”, explica Fernando Macedo, diretor comercial e de qualidade e de projetos daquela pirotecnia, da Lixa, que já tinha concorrido à festa vianense, sendo escolhida este ano pela primeira vez.

“O maior desafio é sempre fazer o melhor design para Serenata, pois aí é que teremos todos os romeiros para ver o fogo de artificio à beira-rio. E depois é um espetáculo emblemático, é necessário sempre inovar, temos consciência disso e tentamos fazer o melhor para os melhores”, sublinha.

A Macedos Pirotecnia vai assim assegurar os espetáculos de fogo de artifício nas noites de 17 a 20 de agosto, que incluem o tradicional “Fogo Preso” na sexta-feira e o “Fogo do Meio ou da Santa" no sábado, além da serenata no domingo.

“A serenata terá uma interação mais próxima do público e faremos uma apresentação emblemática da Senhora d’Agonia, que creio que ficará na memória, mas não posso dizer muito mais, senão deixa de ser novidade”, brinca.

No caso do espetáculo de fogo preso, na marginal, que no passado era tradicional nas romarias minhotas, serão representados “elementos que se usavam no passado”, aliados “com alguma tecnologia do presente”.

“Teremos à volta de 100 mil disparos de tiros e descargas pirotécnicas”, avança o responsável da empresa, que recorrentemente, entre outros espetáculos, tem assegurado o fogo de artifício da passagem de ano no Funchal, ilha da Madeira.

Entre vários outros prémios nacionais e internacionais, a Macedos Pirotecnia recebeu já este mês, em Montreal, Canadá, o “Júpiter de Bronze” e uma distinção na 37.ª edição do "Montreal International Fireworks Competition", como menção honrosa, “pelas suas iniciativas em contribuir para a projeção ambiental bem como para o desenvolvimento de tecnologias verdes”.

Sobre o fogo de artifício da Romaria d’Agonia de 2023, Fernando Macedo prefere não comparar com os anos anteriores: “Só final de cada espetáculo é que conseguimos saber se essa mensagem passou para o publico ou não, e isso identifica-se na reação do publico”.

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Já há horários das iluminações e espetáculos multimédia em Viana do Castelo

As iluminações de Natal e os espetáculos multimédia são ligadas todos os dias a partir de 8 de novembro de 2025 e vão manter-se até dia 12 de janeiro de 2026, nos seguintes horários: ILUMINAÇÃO DE NATAL Domingo a Quinta das 17h00 às 22h00 Sexta e Sábado das 17h00 às 00h00 ESPETÁCULOS MULTIMÉDIA Avenida dos Combatentes da Grande Guerra Domingo a Quinta às 18h00; 19h00; 20H00; 21h00; 22h00 Sexta e Sábado também às 23h00 e 00h00 Árvore de Natal no anfiteatro da Marina  Domingo a Quinta às 18h30; 19h30; 20H30; 21h30 Sexta e Sábado também às 22h30 e 23h30 📸 7 novembro 2025 | @olharvianadocastelo

Viana acende a iluminação de Natal a 8 de novembro

Este ano, as iluminações de Natal em Viana do Castelo estarão acesas entre o dia 8 de novembro e o dia 12 de janeiro de 2026. Estão previstos iluminar e ornamentar cerca de 36 locais, entre ruas, praças, avenidas, largos, igrejas e entradas na cidade. Haverá como habitualmente uma árvore de Natal 3D e a iluminação da Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, com espetáculos multimédia diários. Vão ser investidos cerca de 200.000€ entre iluminação, ornamentação e animação. 📸 Arquivo / Olhar Viana do Castelo

Dispensário anti-tuberculoso Dr. Tiago de Almeida

Edifício do Dispensário anti-tuberculoso Dr. Tiago de Almeida (nome do seu primeiro Director), inaugurado no ano de 1905. A necessidade da criação deste Dispensário em Viana do Castelo deveu-se às circunstâncias de no princípio do século XX, a população de Viana do Castelo ter sido bastante fustigada pela Tuberculose, muito devido à falta de cumprimento das mais elementares regras de higiene. Actualmente, neste edifício funciona uma Extensão de Saúde do Centro de Saúde Viana do Castelo (Unidade Local de Saúde do Alto Minho, EPE). S aiba mais sobre este dispensário aqui .

“Viana Coração do Natal”, de 5 de dezembro a 5 de janeiro de 2026 🎄🎅 🤶

Acaba de ser apresentado o programa “Viana Coração do Natal” que arranca a 5 de dezembro com dezenas de atividades entre Praça Natal, minicomboio, carrossel, Mercado de Natal, Largo do Chocolate, animação de rua, concertos, atividades infantis, presépios, exposições, cinema, teatro e passagem de ano. Até 05 de janeiro de 2026, “Viana do Castelo é Natal”. “Viana Coração do Natal” é uma proposta da Câmara Municipal de Viana do Castelo e da Associação Empresarial do Distrito de Viana do Castelo (AEDVC), em parceria com a Vianafestas. MOMENTOS IMPORTANTES DA PROGRAMAÇÃO: > A partir de 5 de dezembro, o MERCADO DE NATAL distribui-se entre a Avenida dos Combatentes da Grande Guerra e o Largo Maestro José Pedro, onde será instalada o Largo do Chocolate. Até 23 de dezembro, de domingo a quinta-feira, o mercado acontece das 15h00 às 20h00 e, nas sextas-feiras e sábados, o horário é alargado das 12h00 às 23h00. O Mercado de Natal continuará disponível até ao início do novo ano, funcionando tam...

Em Viana ainda se vendem os tradicionais presépios em barro

Nos últimos anos, nesta quadra, há uma banca que é montada junto ao Jardim Público, onde ainda é possível comprar pequenas peças coloridas em barro, meio toscas, para montar um presépio tradicional português. São muitas dezenas de peças com origem na região de Barcelos, que retratam o Menino Jesus, Nossa Senhora, São José, manjedoura, burro, vaca, reis magos sobre camelos, moleiro e o seu moinho, rebanhos, fanfarras, o castelo, o casario, a igreja, o padre, entre muitas outras personagens. Um costume que parece um pouco afastado das casas dos portugueses, mas que alguns ainda mantêm o encanto de o montar à moda antiga.