Avançar para o conteúdo principal

Fogo de artifício da Romaria d’Agonia promete novidades e 100 mil disparos em quatro espetáculos


O fogo de artifício da Romaria d’Agonia de 2023 vai envolver cerca de 100 mil disparos, em quatro espetáculos diferentes, com o habitual destaque para a serenata de domingo, no rio Lima e na ponte Eiffel, trabalho este ano a cargo da premiada empresa Macedos Pirotecnia.

“A Romaria da Senhora d’Agonia é icónica. Qualquer empresa gostaria de trabalhar para os seus romeiros, desta vez seremos nós a mostrar a nossa arte”, explica Fernando Macedo, diretor comercial e de qualidade e de projetos daquela pirotecnia, da Lixa, que já tinha concorrido à festa vianense, sendo escolhida este ano pela primeira vez.

“O maior desafio é sempre fazer o melhor design para Serenata, pois aí é que teremos todos os romeiros para ver o fogo de artificio à beira-rio. E depois é um espetáculo emblemático, é necessário sempre inovar, temos consciência disso e tentamos fazer o melhor para os melhores”, sublinha.

A Macedos Pirotecnia vai assim assegurar os espetáculos de fogo de artifício nas noites de 17 a 20 de agosto, que incluem o tradicional “Fogo Preso” na sexta-feira e o “Fogo do Meio ou da Santa" no sábado, além da serenata no domingo.

“A serenata terá uma interação mais próxima do público e faremos uma apresentação emblemática da Senhora d’Agonia, que creio que ficará na memória, mas não posso dizer muito mais, senão deixa de ser novidade”, brinca.

No caso do espetáculo de fogo preso, na marginal, que no passado era tradicional nas romarias minhotas, serão representados “elementos que se usavam no passado”, aliados “com alguma tecnologia do presente”.

“Teremos à volta de 100 mil disparos de tiros e descargas pirotécnicas”, avança o responsável da empresa, que recorrentemente, entre outros espetáculos, tem assegurado o fogo de artifício da passagem de ano no Funchal, ilha da Madeira.

Entre vários outros prémios nacionais e internacionais, a Macedos Pirotecnia recebeu já este mês, em Montreal, Canadá, o “Júpiter de Bronze” e uma distinção na 37.ª edição do "Montreal International Fireworks Competition", como menção honrosa, “pelas suas iniciativas em contribuir para a projeção ambiental bem como para o desenvolvimento de tecnologias verdes”.

Sobre o fogo de artifício da Romaria d’Agonia de 2023, Fernando Macedo prefere não comparar com os anos anteriores: “Só final de cada espetáculo é que conseguimos saber se essa mensagem passou para o publico ou não, e isso identifica-se na reação do publico”.

MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Vila Praia em Flor arranca amanhã!

A partir de amanhã, quarta-feira (30 de abril) e até ao próximo dia 11 de maio, Vila Praia de Âncora, no concelho de Caminha, vai transformar-se num autêntico jardim, para mais uma edição do Vila Praia em Flor. 📸 29 abril 2025 | Olhar Viana do Castelo

Conhecido programa completo da Romaria d’Agonia 2025

Já é conhecido o programa completo da Romaria d’Agonia, em Viana do Castelo, que, este ano, vai decorrer, entre 12 e 20 agosto! A maior Romaria de Portugal! Qual o momento que não irá mesmo perder? Toda a programação AQUI .

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

VIANA FLORIDA 2025

Duas praças (República e Liberdade), dois largos (Maestro José Pedro e S. Domingos), quatro instalações de média dimensão. Trabalhos confecionados com centenas de flores, inseridos na iniciativa VIANA FLORIDA, que dão mais cor à cidade. 📸 5 maio 2025 | Olhar Viana do Castelo

O Navio-Escola Sagres já está em Viana do Castelo

No âmbito das comemorações do Dia da Marinha 2025, que este ano se realiza em Viana do Castelo de 14 a 20 de maio, o Navio-Escola Sagres atracou ontem, 9 de maio, junto à Praça da Liberdade. Este grande veleiro da Marinha Portuguesa irá abrir visitas a partir do dia 14 até 18 de maio, nos seguintes períodos: 10h00 às 12h00 | 14h00 às 18h00 | 20h00 às 22h00. A entrada é gratuita. O NRP Sagres foi construído, em 1937, nos estaleiros Blohm & Voss (Hamburgo), tendo recebido o nome de "Albert Leo Schlageter". Foi o terceiro de uma série de quatro navios construídos para a marinha alemã. Em 1962, foi incorporado na Marinha Portuguesa como navio-escola e com o nome Sagres. 📸 9 maio 2025 | Olhar Viana do Castelo