Avançar para o conteúdo principal

Fogo de artifício da Romaria d’Agonia promete novidades e 100 mil disparos em quatro espetáculos


O fogo de artifício da Romaria d’Agonia de 2023 vai envolver cerca de 100 mil disparos, em quatro espetáculos diferentes, com o habitual destaque para a serenata de domingo, no rio Lima e na ponte Eiffel, trabalho este ano a cargo da premiada empresa Macedos Pirotecnia.

“A Romaria da Senhora d’Agonia é icónica. Qualquer empresa gostaria de trabalhar para os seus romeiros, desta vez seremos nós a mostrar a nossa arte”, explica Fernando Macedo, diretor comercial e de qualidade e de projetos daquela pirotecnia, da Lixa, que já tinha concorrido à festa vianense, sendo escolhida este ano pela primeira vez.

“O maior desafio é sempre fazer o melhor design para Serenata, pois aí é que teremos todos os romeiros para ver o fogo de artificio à beira-rio. E depois é um espetáculo emblemático, é necessário sempre inovar, temos consciência disso e tentamos fazer o melhor para os melhores”, sublinha.

A Macedos Pirotecnia vai assim assegurar os espetáculos de fogo de artifício nas noites de 17 a 20 de agosto, que incluem o tradicional “Fogo Preso” na sexta-feira e o “Fogo do Meio ou da Santa" no sábado, além da serenata no domingo.

“A serenata terá uma interação mais próxima do público e faremos uma apresentação emblemática da Senhora d’Agonia, que creio que ficará na memória, mas não posso dizer muito mais, senão deixa de ser novidade”, brinca.

No caso do espetáculo de fogo preso, na marginal, que no passado era tradicional nas romarias minhotas, serão representados “elementos que se usavam no passado”, aliados “com alguma tecnologia do presente”.

“Teremos à volta de 100 mil disparos de tiros e descargas pirotécnicas”, avança o responsável da empresa, que recorrentemente, entre outros espetáculos, tem assegurado o fogo de artifício da passagem de ano no Funchal, ilha da Madeira.

Entre vários outros prémios nacionais e internacionais, a Macedos Pirotecnia recebeu já este mês, em Montreal, Canadá, o “Júpiter de Bronze” e uma distinção na 37.ª edição do "Montreal International Fireworks Competition", como menção honrosa, “pelas suas iniciativas em contribuir para a projeção ambiental bem como para o desenvolvimento de tecnologias verdes”.

Sobre o fogo de artifício da Romaria d’Agonia de 2023, Fernando Macedo prefere não comparar com os anos anteriores: “Só final de cada espetáculo é que conseguimos saber se essa mensagem passou para o publico ou não, e isso identifica-se na reação do publico”.

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

Dia do Porto de Viana 2026 terá muita animação e visitas gratuitas

O Dia do Porto de Viana do Castelo é o evento anual em que esta infraestrutura portuária abre portas à comunidade. Realiza-se no próximo sábado, 13 de junho de 2026, entre as 10h00 e 19h00, na marginal de Viana do Castelo, oferecendo atividades de entrada livre, nomeadamente visitas à área portuária em embarcação, visitas gratuitas ao Navio Hospital Gil Eannes, corridas, insufláveis e Animação Diversa (Jardim da Marina). HORÁRIOS E PROGRAMA : • 10h00 / 17h30 - Visitas à área portuária em embarcação • 10h00 / 18h00 - Insufláveis e Animação Diversa (Jardim da Marina) • 10h00 / 19h00 - Visitas gratuitas ao Navio Hospital Gil Eannes • 16h15 - Início da 1ª Corrida Pequenos Corações de Viana • 17h00 - Início da 4ª Corrida do Porto de Viana 📸 Arquivo | @olharvianadocastelo

Domingo (14) é dia de subir o monte em Peregrinação

No próximo domingo, 14 de junho, milhares de peregrinos voltam a subir o monte de Santa Luzia, percorrendo a pé, a partir das 08H30, o trajeto de cerca de cinco quilómetros desde a cidade até à Basílica do Sagrado Coração de Jesus. No final da peregrinação, realiza-se, a partir das 10H30, a eucaristia no Anfiteatro do Jardim das Tílias, celebração presidida por D. João Lavrador. A promessa de peregrinar ao Sagrado Coração de Jesus ocorreu no ano de 1918, no entanto, só no ano de 1921 a promessa começou a ser cumprida. A ORIGEM DA PROMESSA : “ Em 1918 a peste pneumónica assolava toda a população e na cidade de Viana do Castelo realizou-se uma procissão, a 10 de novembro, onde se prometeu subir ao monte de Santa Luzia e fazer a consagração à imagem do Sagrado Coração de Jesus aí presente, se a peste parasse. Tal facto registou-se e por isso a promessa teve de ser cumprida. Impedidos de o fazer em 1919 e 1920, só no ano de 1921 a promessa foi cumprida e repetida todos os anos. ” 📸 junho ...

Colocação das barreiras definitivas para proteção à catenária na ponte Eiffel

Já se encontram colocados os primeiros, das várias dezenas de painéis em acrílico que vão servir de barreiras de proteção à catenária da linha férrea, na ponte Eiffel, em Viana do Castelo. Esta intervenção visa reforçar as condições de segurança para a circulação pedonal sobre o tabuleiro rodoviário da Ponte Eiffel. Recorde-se que a catenária da ponte está muito próxima do passeio, pondo em risco a segurança dos peões. A colocação destas barreiras definitivas para proteção à catenária, vai permitir a remoção das redes de proteção provisórias há mais de seis anos, e a reabertura da circulação pedonal do passeio existente do lado da via-férrea nas duas rampas de acesso ao tabuleiro superior rodoviário da ponte Eiffel. 📸 12 junho 2026 | @olharvianadocastelo

Até amanhã! Com imagens do Alcantilado de Montedor.

No Monumento Natural do Alcantilado de Montedor, em Carreço, Viana do Castelo, a paisagem convida a descontraídos passeios de bicicleta ou a pé, junto ao mar. Entre a base da encosta do alcantilado e o mar, estende-se um urzal-tojal intercalado com os afloramentos rochosos, que dá vida e cor ao local (ainda que em período de floração reduzida nesta altura).  Em 2020, houve uma recuperação ecológica deste património natural, que consistiu na erradicação e controlo das plantas invasores (acácias), que ocupavam áreas significativas e impediam o crescimento das espécies nativas instaladas (urze e tojo). Infelizmente, passados poucos anos desta intervenção, o local encontra-se novamente ameaçado devido à presença e expansão de espécies invasoras, nomeadamente a acácia, dando origem à perda de área de Urzal e Tojal. O trilho que atravessa o Alcantilado encontra-se, em alguns troços, igualmente invadido por plantas invasoras, dificultando a deslocação de quem lá passa. 📸 10 junho 2026 | ...