Avançar para o conteúdo principal

Fogo de artifício da Romaria d’Agonia promete novidades e 100 mil disparos em quatro espetáculos


O fogo de artifício da Romaria d’Agonia de 2023 vai envolver cerca de 100 mil disparos, em quatro espetáculos diferentes, com o habitual destaque para a serenata de domingo, no rio Lima e na ponte Eiffel, trabalho este ano a cargo da premiada empresa Macedos Pirotecnia.

“A Romaria da Senhora d’Agonia é icónica. Qualquer empresa gostaria de trabalhar para os seus romeiros, desta vez seremos nós a mostrar a nossa arte”, explica Fernando Macedo, diretor comercial e de qualidade e de projetos daquela pirotecnia, da Lixa, que já tinha concorrido à festa vianense, sendo escolhida este ano pela primeira vez.

“O maior desafio é sempre fazer o melhor design para Serenata, pois aí é que teremos todos os romeiros para ver o fogo de artificio à beira-rio. E depois é um espetáculo emblemático, é necessário sempre inovar, temos consciência disso e tentamos fazer o melhor para os melhores”, sublinha.

A Macedos Pirotecnia vai assim assegurar os espetáculos de fogo de artifício nas noites de 17 a 20 de agosto, que incluem o tradicional “Fogo Preso” na sexta-feira e o “Fogo do Meio ou da Santa" no sábado, além da serenata no domingo.

“A serenata terá uma interação mais próxima do público e faremos uma apresentação emblemática da Senhora d’Agonia, que creio que ficará na memória, mas não posso dizer muito mais, senão deixa de ser novidade”, brinca.

No caso do espetáculo de fogo preso, na marginal, que no passado era tradicional nas romarias minhotas, serão representados “elementos que se usavam no passado”, aliados “com alguma tecnologia do presente”.

“Teremos à volta de 100 mil disparos de tiros e descargas pirotécnicas”, avança o responsável da empresa, que recorrentemente, entre outros espetáculos, tem assegurado o fogo de artifício da passagem de ano no Funchal, ilha da Madeira.

Entre vários outros prémios nacionais e internacionais, a Macedos Pirotecnia recebeu já este mês, em Montreal, Canadá, o “Júpiter de Bronze” e uma distinção na 37.ª edição do "Montreal International Fireworks Competition", como menção honrosa, “pelas suas iniciativas em contribuir para a projeção ambiental bem como para o desenvolvimento de tecnologias verdes”.

Sobre o fogo de artifício da Romaria d’Agonia de 2023, Fernando Macedo prefere não comparar com os anos anteriores: “Só final de cada espetáculo é que conseguimos saber se essa mensagem passou para o publico ou não, e isso identifica-se na reação do publico”.

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Sabe o que vai acontecer de 4 a 14 de julho?

Os jardins Público e da Marina vão encher-se de atividades com o “MARGINAL - festa no jardim”. Esta 3ª edição inclui concertos, espetáculos de dança, teatro, showcookings, venda de produtos diversos e propostas gastronómicas, Praça Kids, o Viana Beer Fest – Festival de cerveja artesanal (4 a 7 de julho), entre muito mais, sempre de acesso livre.  E porque já estamos em contagem decrescente para a Festa no Jardim, vamos recordar o programa da Festa?

Futura ponte pedonal e ciclável sobre o rio Lima: as propostas classificadas nos quatro primeiros lugares

No Passeio das Mordomas da Romaria, em Viana do Castelo, estão patentes as propostas que foram selecionadas no âmbito do Concurso de Conceção da Futura Ponte Pedonal sobre o rio Lima, destacando-se a vencedora, “Regata”. Neste concurso público internacional foram selecionados onze concorrentes e surgiram oito propostas, tendo sido selecionadas quatro, que agora estão expostas ao público (ver imagens em baixo).

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

Andando pela cidade…

Santuário de Nossa Senhora d’Agonia  Viana do Castelo  📸 23 maio 2026 | @olharvianadocastelo

Sabe o que vai acontecer nos dias 22 e 23 de maio em Viana do Castelo?

É a oitava edição do evento “Wine & Blues Festival”.  Durante dois dias, 22 e 23 de maio, sexta e sábado, o Anfiteatro do Jardim da Marina será palco de um intenso programa musical (seis concertos), de uma mostra vínica e de muita e variada gastronomia. A não perder! TODA A PROGRAMAÇÃO 👇 SEXTA-FEIRA, 22 DE MAIO  18h00 – Abertura da Mostra Vínica e Gastronómica Palco Secundário 18h45 – The Hurt Fingers & Fernando Amorim (PT) 19h30 – Vinhos de Viana: a história na primeira pessoa (entrevista a produtores) 20h15 – Harmonizações Vínicas Palco Principal 21h30 – Dog´s Bollocks (PT) 22h30 – Budda Power Blues (PT) Palco Secundário 00h00 – Dj Victor Coutinho 01h30 – Fecho SÁBADO, 23 DE MAIO 18h00 – Abertura da Mostra Vínica e Gastronómica Palco Secundário 18h45 – Let'hes Rock & Blues (PT) 19h30 – Vinhos de Viana: a história na primeira pessoa (entrevista a produtores) 20h15 – Harmonizações Vínicas Palco Principal 21h30 – The Blues Moonshinners (ES) 22h30 – Rozedale (FR) Pa...