Avançar para o conteúdo principal

Maior Desfile da Mordomia de sempre leva 900 mulheres trajadas e ouradas às ruas de Viana


O Desfile da Mordomia, um dos mais emblemáticos momentos da Romaria d’Agonia, vai contar este ano com mais de 900 mulheres de sete países devidamente trajadas e ouradas a desfilar pelas ruas de Viana do Castelo, o maior número de sempre na história das festas.

“Estamos a falar de 908 mulheres, numa média de idades de 32 anos, inscritas a partir de 11 distritos de Portugal e mais seis países. São números extraordinários e que não param de crescer todos os anos tornando este desfile em algo ainda mais único”, afirma o presidente VianaFestas, Manuel Vitorino, também vereador da Cultura na Câmara Municipal de Viana do Castelo.

No Desfile da Mordomia, que este ano acontece a 17 de agosto, várias centenas de mulheres de Viana do Castelo, naturais, descendentes ou por afinidade, preparam-se durante dias, vestem-se rigorosamente, engalanadas também com quilos de peças de ouro de família ao peito, e saem à rua para mostrar a história da mulher vianense.

Estas mulheres, de todas as idades e este ano provenientes, além de Portugal, do Brasil, Estados Unidos da América, França, Luxemburgo, Reino Unido e Suíça, desfilam orgulhosamente, espalhando a tradicional “chieira” perante dezenas de milhares de pessoas que enchem por completo as principais ruas da cidade para apreciar o que apresentam, de forma espontânea, como a maior montra de ouro ao ar livre do mundo

O prazo para inscrições no Desfile da Mordomia 2023 decorreu de 19 a 03 de julho, novamente através do formulário disponibilizado na página da oficial da Romaria d’Agonia, disponibilizando 800 vagas.

“O volume de inscrições foi tal que, acabamos por aceitar 908 inscrições das que foram submetidas dentro do prazo. Estas foram devidamente analisadas e validadas, sendo uma das nossas preocupações as condições de organização nos jardins do antigo Governo Civil, mas também a segurança de todas, por estes motivos não é possível aceitar um número ilimitado de inscrições. A Organização teve, este ano, de readaptar o espaço onde vão ser acolhidas as mordomas, criando mais postos de leitura do QR code, contando com a presença de mais colaboradores e promovendo mais sombra nos jardins do antigo Governo Civil.”, explica ainda o presidente da VianaFestas.

Em 2023, os trajes à Vianesa da Ribeira Lima (Vermelho) e de Terras de Geraz bem como o de Morgada, representaram o maior número de inscrições.

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Carnaval 2025 em Viana do Castelo

De 24 fevereiro a 4 março de 2025, Viana do Castelo vai celebrar o Carnaval com diversas iniciativas inseridas no evento VIANA EM FOLIA : ANIMAÇÃO DE RUA, MÚSICA, DANÇA, TEATRO, BAILE, DJ'S, DECORAÇÃO ALUSIVA E COMBOIO INFANTIL.

“Viana Amor & Folia” junta Carnaval e Dia dos Namorados em Viana

Viana do Castelo vai celebrar o Carnaval e Dia dos Namorados de 13 a 17 de fevereiro, com o evento “Viana Amor & Folia”. Conheça a programação completa 👇

Este é o novo hotel que está a nascer em Viana do Castelo

A unidade hoteleira de quatro estrelas, está a ser construída junto ao Parque da Cidade, e vai custar 18 milhões de euros.   Inspirado nas formas da construção naval (Estaleiros Navais de Viana do Castelo), o novo hotel Meliá Viana é um projeto de Cristiano Costa, do gabinete de arquitetura C & C ARCHITECTS - Arquitectura e Serviços, que partilhou recentemente estas imagens. Algumas imagens do projeto Hotel Meliá Viana👇

Queres ser a Mordoma do cartaz da Romaria de Nossa Senhora d’Agonia 2026?

As candidaturas decorrem entre o dia 20 de fevereiro às 10:00 e o dia 02 de março às 17:00. Mulheres com idades compreendidas entre os 18 e os 40 anos (18 anos feitos até à data da Romaria d’Agonia) podem concorrer individualmente para serem a mordoma do cartaz.  Consulta as normas do concurso AQUI .

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.