Avançar para o conteúdo principal

Romaria d’Agonia inspira concurso de montras do comércio tradicional em Viana do Castelo


A Romaria d’Agonia volta por estes dias a servir de inspiração ao concurso que pretende distinguir as melhores decorações de montras em Viana do Castelo, cuja segunda edição vai decorrer até 22 de agosto.

“Destina-se a todos os estabelecimentos de comércio, restauração e serviços existen­tes na cidade de Viana do Castelo, que tenham montra”, explica o presidente da Associação Empresarial de Viana do Castelo (AEVC), Manuel Cunha Júnior, que em colaboração com a VianaFestas promove este concurso, “com o intuito de dinamizar o comércio tradicional”. “Tornando-o mais atrativo durante esta época, apelando ao consumo”, afirma.

Esta iniciativa decorre até 22 de agosto de 2023, com a decoração das montras com motivos alusivos à Romaria d’Agonia disponibilizadas nesse período, as quais serão avaliadas por um júri na manhã de 12 de agosto.

Para conhecimento dos consumidores e visitantes, permitindo uma “adequada divulgação” destas montras, será ainda elabo­rado um “Roteiro dos Participantes” entre o comércio tradicional.

“Queremos o concelho cada vez mais mobilizado nas festas e o comércio tradicional é, por si, também uma grande montra para quem nos visita. Nada melhor que juntar ambos nesta altura do ano”, refere o diretor executivo da VianaFestas, António Cruz.

O concurso vai atribuir prémios às três melhores montras, nomeadamente um valor monetário de 200 euros ao vencedor, avaliando entre as propostas critérios como o “enquadramento do tema”, a “originalidade e criatividade”, as cores, formas e materiais utilizados, bem como a “harmonia e estética” de todo o conjunto.

Os vencedores serão anunciados no dia 16 de agosto, às 18:30, no Posto de Informação da Romaria d’Agonia, na Praça da República.

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

A 4ª edição da “Corrida da Ponte” realizou-se hoje em Viana do Castelo

Hoje, 11 de outubro, Viana do Castelo foi o palco para mais uma edição da “Corrida da Ponte”. Centenas de participantes atravessaram a icónica ponte Eiffel sobre o rio Lima. 📸 11 outubro | @olharvianadocastelodo

Veleiro encalhado no rio Minho, em Caminha, já se encontra no rio Lima, em Viana do Castelo

Veleiro com bandeira alemã, que encalhou no passado domingo (11) na foz do rio Minho, em Caminha, já se encontra atracado junto à marina de Viana do Castelo. Foi um rebocador de Viana do Castelo que o conseguiu resgatar aproveitando a preia-mar, rebocando-o para o estuário do rio Lima. 📸 13 outubro 2026 | @olharvianadocastelo

Bom dia!

Comece o dia com estas vistas sobre a cidade de Viana do Castelo, a partir da ponte Eiffel. 📸 outubro 2026 | @olharvianadocastelodo

Já visitou a Exposição Nacional de Filatelia "VIANNA 2026"?

Uma oportunidade para ver um dos mais importantes eventos filatélicos nacionais, reunindo em Viana do Castelo alguns dos mais prestigiados expositores portugueses, bem como coleções de elevado valor histórico, documental e cultural, numa iniciativa da Associação de Filatelia e Coleccionismo do Vale do Neiva e Federação Portuguesa de Filatelia-APD.  Para ver no Centro Cultural de Viana do Castelo, até 18 outubro 2026, das 09h00-13h00 / 14h30-18h00. A entrada é livre! 📸 14 outubro 2026 | @olharvianadocastelo

Viana do Castelo já começou a montar as decorações de Natal

Estamos a mais de dois meses do Natal, mas Viana do Castelo já começou a preparar a cidade para a época mais mágica do ano.  Este ano, o Natal em Viana do Castelo vai contar com 38 arruamentos iluminados, espetáculos multimédia ao longo da totalidade da Avenida dos Combatentes da Grande Guerra e colocação de uma árvore de Natal 3D gigante iluminada no Largo de São Domingos. A iluminação de Natal está prevista para o período compreendido entre o dia 7 de novembro de 2026 e o dia 10 de janeiro de 2027. 📸 13 outubro 2026 | @olharvianadocastelo