Avançar para o conteúdo principal

Romaria d’Agonia inspira concurso de montras do comércio tradicional em Viana do Castelo


A Romaria d’Agonia volta por estes dias a servir de inspiração ao concurso que pretende distinguir as melhores decorações de montras em Viana do Castelo, cuja segunda edição vai decorrer até 22 de agosto.

“Destina-se a todos os estabelecimentos de comércio, restauração e serviços existen­tes na cidade de Viana do Castelo, que tenham montra”, explica o presidente da Associação Empresarial de Viana do Castelo (AEVC), Manuel Cunha Júnior, que em colaboração com a VianaFestas promove este concurso, “com o intuito de dinamizar o comércio tradicional”. “Tornando-o mais atrativo durante esta época, apelando ao consumo”, afirma.

Esta iniciativa decorre até 22 de agosto de 2023, com a decoração das montras com motivos alusivos à Romaria d’Agonia disponibilizadas nesse período, as quais serão avaliadas por um júri na manhã de 12 de agosto.

Para conhecimento dos consumidores e visitantes, permitindo uma “adequada divulgação” destas montras, será ainda elabo­rado um “Roteiro dos Participantes” entre o comércio tradicional.

“Queremos o concelho cada vez mais mobilizado nas festas e o comércio tradicional é, por si, também uma grande montra para quem nos visita. Nada melhor que juntar ambos nesta altura do ano”, refere o diretor executivo da VianaFestas, António Cruz.

O concurso vai atribuir prémios às três melhores montras, nomeadamente um valor monetário de 200 euros ao vencedor, avaliando entre as propostas critérios como o “enquadramento do tema”, a “originalidade e criatividade”, as cores, formas e materiais utilizados, bem como a “harmonia e estética” de todo o conjunto.

Os vencedores serão anunciados no dia 16 de agosto, às 18:30, no Posto de Informação da Romaria d’Agonia, na Praça da República.

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Trajes tradicionais do concelho de Viana

O Traje de Lavradeira, o Traje de Mordoma, o Traje de Noiva, o Traje de Meia Senhora, Traje de Dó, Traje de Domingar, Traje de Feirar, Traje de Trabalho… são principalmente usados nas diversas festas e romarias que se realizam ao longo do ano, por todo o concelho. É o momento escolhido para se trazer o passado ao presente, vestindo um destes trajes tradicionais.  É durante a realização da Romaria da Senhora d’Agonia que se concentra um maior número de trajes, nomeadamente no Desfile da Mordomia, Cortejo Etnográfico e na Festa do Traje, ocasião para se admirar a beleza e riqueza de todos os detalhes dos tradicionais e coloridos trajes das diferentes freguesias do concelho de Viana do Castelo.  Estes são alguns dos trajes que tive oportunidade de contemplar, durante o Cortejo Histórico-Etnográfico e Desfile de Mordomia das Festas de Viana do Castelo deste ano.

Hoje foi dia do grande Cortejo Histórico-Etnográfico

Mais de 3.000 figurantes, 27 carros alegóricos alusivos ao amor, e mais de 100 mil a assistir ao Cortejo Histórico-Etnográfico no penúltimo dia da Romaria d’Agonia, em Viana do Castelo. 📸 22 agosto 2026 | @olharvianadocastelo

“Fábrica de Louça da Meadela” a fazer história desde 1947

A fábrica de louça de Viana sedeada no Lugar do Cais Novo, na freguesia de Darque, Viana do Castelo, iniciou a sua produção de faiança no ano de 1774, vindo a encerrar em1855.  Só passados noventa e dois anos, em 1947, é que é fundada a Empresa de Cerâmica Regional Vianense, Lda., mais conhecida por Fábrica da Meadela, com o objectivo de retomar a tradição da cerâmica artística vianense.  Produzida em porcelana, distingue-se por ser totalmente pintada à mão e cozida a uma temperatura de 1400º, que lhe dá uma resistência que outras não possuem.  Tendo nos últimos anos adoptado a denominação de “Louça Regional de Viana”, produz peças não só decorativas mas também utilitárias e funcionais que podem ser utlizadas no dia a dia.  A louça regional utilitária e decorativa que esta fábrica produz baseia-se em três motivos distintos: motivos religiosos, florais e brasões de famílias antigas que tiveram a sua história na cidade de Viana. Produz igualmente reproduções ...

Viana do Castelo em dia de feira semanal

Esta velha e tradicional atividade realiza-se semanalmente, às sextas-feiras, no Campo d’Agonia/Campo do Castelo. Neste grande espaço de venda ao ar livre, encontra-se uma diversidade de produtos, nomeadamente louças, tecidos, roupas, calçado, atoalhados, móveis, vasilhame, ferramentas, cobres entre muitos outros. Horário de funcionamento | Verão das 07h00-20h00 / Inverno das 07h00-18h00. Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25)

VIANA BATE FORTE está de volta: três palcos, 15 artistas

A Praça da República, Praça da Liberdade e Praça da Erva voltam a acolher nas noites de 11 e 12 de setembro, o VIANA BATE FORTE. Nesta 9ª edição, o Festival vai acolher 15 espetáculos sempre de entrada livre. Destaque para nomes consagrados da música portuguesa, como Santos & Pecadores, UHF, David Fonseca, Lena d’Água e Expensive Soul. 11 DE SETEMBRO  PALCO DA LIBERDADE  20h30 Santos & Pecadores 22h30 Expensive Soul 00h30 Agir PALCO DA REPÚBLICA  21h30 Diana Vilarinho  23h30 Souls of Fire PALCO DA ERVA  23h00 O Abominável 01h00 Youth Yard  12 DE SETEMBRO PALCO DA LIBERDADE   20h30 Paulo de Carvalho  22h30 UHF  00h30 David Fonseca PALCO DA REPÚBLICA 21h30 Lena D’Água 23h30 Motherflutters  01h30 O Simples Mente  PALCO DA ERVA  23h00 Malaboos  01h00 Rufia Terno