Avançar para o conteúdo principal

Tapete de tonelada e meia sal da Romaria d’Agonia acolhe Papa Francisco em Lisboa

O típico tapete de sal anualmente confecionado por moradores da Ribeira de Viana do Castelo para a Romaria d’Agonia vai ser recriado esta noite, em Lisboa, com mais de uma tonelada e meia, para a cerimónia de acolhimento do Papa Francisco na Jornada Mundial da Juventude (JMJ).

A convite da organização da JMJ, um grupo de oito pessoas de Viana do Castelo, já está em Lisboa para iniciar a partir das 20:00 de hoje a confeção deste tapete, que será inspirado nos bordados de Viana, com uma área total de 75 metros quadrados.

O trabalho de confeção do tapete nos talhões do Parque Eduardo VII vai prolongar-se durante toda a noite e madrugada e nos seus 26 metros de comprimento vai recorrer a uma tonelada e meia de sal, também tingindo com as cores vermelha e azul, além de flores e outros adereços.

“Acima de tudo é uma honra por Viana do Castelo ter sido escolhida e por estarmos a representar a nossa Ribeira, as nossas gentes e as nossas tradições, este convite à VianaFestas, que organiza a Romaria d'Agonia, leva ao palco do mundo neste momento a nossa fé e a nossa Romaria”, explicou João Chavarria, que lidera o grupo em Lisboa, responsável pela confeção do tapete que será percorrido quinta-feira pelo Papa Francisco.

Todos os anos, na noite de 19 de agosto, em plena Romaria de Nossa Senhora d’Agonia, as gentes da Ribeira de Viana do Castelo prepara durante toda a noite centenas de metros de tapetes de sal pelas principais ruas. Esses tapetes, normalmente com motivos ligados à pesca, à festa e à cidade, são percorridos no dia seguinte, dedicado à padroeira da Romaria, pelos andores no regresso da também tradicional procissão ao mar nas embarcações dos pescadores, sempre sob o olhar de milhares de pessoas.

No último momento de confeção são dezenas de pessoas em cada uma das seis ruas que se encarregam do trabalho, de todas as idades, mas a preparação começa meses antes, com a escolha dos motivos e o tingir do sal.

A Romaria d’Agonia vai realizar-se este ano de 14 a 22 de agosto. A devoção à Senhora d'Agonia iniciou-se em 1751, com a entrada da imagem na Capela do Bom Jesus. Em 1783, a Sagrada Congregação dos Ritos concedeu faculdade e licença para todos os anos se celebrar nesta capela, no dia 20 de agosto, uma Missa Solene, data que a cidade de Viana elegeu como Feriado Municipal e que se comemora desde então.

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Esta capela do século XVII celebra Nossa Senhora das Candeias com três dias de festa

Construída no ano de 1621, a Capela da Nossa Senhora das Candeias, situada no largo Maestro José Pedro, em Viana do Castelo vai estar em festa nos dias 31 de janeiro, 1 e 2 de fevereiro. As celebrações incluem procissão de velas, arraial, leilão de oferendas e missa cantada. PROGRAMA Dia 31 de janeiro (SÁBADO) 21h00 - Procissão de Velas (Sairá da Igreja de São Domingos, para a Capela de NOSSA SENHORA DAS CANDEIAS, percorrendo o seguinte itinerário: Rua Góis Pinto, Rua Monsenhor Daniel Machado, Rua dos Poveiros, Rua do Loureiro, Largo Amadeu Costa e Largo Maestro José Pedro). Dia 1 de fevereiro (DOMINGO) 15h00 - Arraial, Leilão de Oferendas e Sessão Musical, pelos elementos da ZÉ PEDRO Associação Musical. Dia 2 de fevereiro (SEGUNDA-FEIRA) 11h00 - Benção das Velas seguida de Missa Cantada em honra de Nossa Senhora das Candeias.

Parque de estacionamento Gil Eannes encontra-se "completamente às escuras"

Esta fotografia foi tirada há instantes no parque de estacionamento gratuito Gil Eannes, em Viana do Castelo. Encontram-se estacionadas dezenas de viaturas. Zero iluminação. Não há um poste de iluminação pública ligado. 📸 2 fevereiro 2026 | @olharvianadocastelo

“Viana Amor & Folia” junta Carnaval e Dia dos Namorados em Viana

Viana do Castelo vai celebrar o Carnaval e Dia dos Namorados de 13 a 17 de fevereiro, com o evento “Viana Amor & Folia”. Conheça a programação completa 👇

Andando pela cidade…

📸 4 fevereiro 2026 | @olharvianadocastelo

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.