Avançar para o conteúdo principal

Conheça a programação do “VIANA AMOR & FOLIA”


O “Viana Amor & Folia”, programa que convida vianenses e visitantes a celebrarem o Carnaval e o Dia dos Namorados na cidade, vai decorrer de 9 a 14 de fevereiro.

A Praça da República contará com decoração alusiva, animação, atividades infantis, dança, concertos e DJ’s, integrando ainda a inauguração da exposição “Postais de Amor”, a oferta de “vouchers apaixonados” na hotelaria aderente, Menu Especial do Dia dos Namorados nos restaurantes aderentes e ofertas especiais para Experiências a Dois.

A quem ficar a dormir nos restaurantes aderentes de 9 a 14 de fevereiro, a Câmara Municipal de Viana do Castelo oferece um voucher, para duas pessoas, com pequenos brindes e que oferta de entrada gratuita no Museu do Traje, Museu de Artes Decorativas, viagem de ida e volta no Elevador de Santa Luzia e acesso gratuito ao Navio Gil Eannes.

A iniciativa conta com programação variada, para celebrar as duas datas festivas ao longo destes seis dias. Os destaques vão para as noites de sábado (10) e segunda-feira (12), com a Praça da República a receber noites de Carnaval, após as 22h00.

SEXTA-FEIRA, 9 de fevereiro
A Praça da República conta com o Espaço Brincar ao Carnaval, das 10h30 às 11h30 e das 15h00 às 17h00, com jogos e desafios com folia e oficina de apitos de Carnaval. De tarde, das 14h00 às 16h00, Atividades para Séniores, com animação musical Grupo Gente da Borga.

SÁBADO, 10 de fevereiro 
O Espaço Brincar ao Carnaval acontece das 10h30 às 11h30 e das 15h00 às 17h00, com Oficina de Máscaras de Retalhos. De tarde, às 16h00, aula de dança com Paula e João e Ritmos Afrolatinos. A noite convida a viver o Carnaval, a partir das 22h00, com DJ’s na Praça da República.

DOMINGO, 11 de fevereiro
O Espaço Brincar ao Carnaval também das 10h30 às 11h30 e das 15h00 às 17h00, com Pinturas Faciais, seguida de Aula Aberta de Teatro, das 15h00 às 16h00, com Ana Perfeito e Raquel Amorim e Academia Jadança depois das 16h00.

SEGUNDA-FEIRA, 12 de fevereiro
O Espaço Brincar ao Carnaval, das 10h30 às 11h30 e das 15h00 às 17h00, com a oficina “Cabeleiras com trapilho”. De tarde, Atividades para Séniores, das 14h00 às 16h00, com animação musical pelo grupo Gente da Borga. Nesta segunda-feira à noite, às 22h00, o conjunto Arco Íris volta a animar a praça rainha da cidade.

TERÇA-FEIRA, 13 de fevereiro
O Espaço Brincar ao Carnaval das 10h30 às 11h30 e das 15h00 às 17h00, com jogos e desafios com folia e oficina de apitos de Carnaval. A dança regressa às 15h00, com Aula Aberta com Renata Gui e os Urban, seguida de Dança com a Contracena – Teatro Musical às 16h00.

QUARTA-FEIRA, 14 de fevereiro
O Dia dos Namorados integra a abertura da exposição “Postais de Amor” às 17h00, no Passeio das Mordomas da Romaria. De seguida, às 17h30, concerto musical com Viana d’Arcus. Nessa noite, os restaurantes aderentes terão Menu Especial Dia dos Namorados e existe ainda um leque de Experiências a Dois para usufruir.

Foto: arquivo / Olhar Viana do Castelo

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

Viana do Castelo de Outros Tempos

Assim era a cidade em modo postal ilustrado.

Castelo de Santiago da Barra: esquecido, a precisar de intervenção

Classificado como imóvel de interesse público desde 1967, o Castelo ou Forte de Santiago da Barra, em Viana do Castelo, está há muito a precisar de uma intervenção. É lamentável que a um sítio tão importante na história da cidade não seja dada mais atenção. Independentemente da necessidade de uma reabilitação mais profunda, que tarda em acontecer, merece uma intervenção mais imediata, nomeadamente a remoção de vegetação das muralhas e limpeza do fosso (ver fotografias). 📸 12 maio 2026 | @olharvianadocastelo

Pela praia do Cabedelo…

Num simples passeio matinal pela praia do Cabedelo, em Darque, Viana do Castelo, cruzei-me, além de imensas gaivotas (o que é normal), com maçaricos-galegos e borrelhos-de-coleira-interrompida (que nidificam por ali). O borrelho-de-coleira-interrompida é uma ave de pequenas dimensões, cuja coloração é acastanhada por cima e branca por baixo, apresentando uma coleira incompleta. O seu ninho é uma pequena cova, nas dunas ou em pleno areal, e a cor dos ovos confunde-se com a cor da areia. Neste momento, estamos em plena época de nidificação do borrelho-de-coleira-interrompida (Charadrius alexandrinus). A estrutura que se vê na fotografia está a proteger um ninho: permite aos progenitores aceder ao seu Interior e evita a destruição dos ovos (por pisoteio, predadores ou limpezas mecânicas). 📸 13 maio 2026 | @olharvianadocastelo

Arte ou vandalismo?

Grafitar sem autorização não é arte, é vandalismo. Este comboio passou pela estação ferroviária de Viana do Castelo neste deprimente estado de degradação consequência do vandalismo que nada poupa. Para além de danificar o património coletivo, gera altos custos de limpeza. 📸 11 maio 2026 | @olharvianadocastelo