Avançar para o conteúdo principal

Antigo Matadouro Municipal com 98 anos vai ser reconvertido

O antigo Matadouro Municipal de Viana do Castelo que foi inaugurado em 1926 e desativado em 1990, vai ser reabilitado e reconvertido no VIANA S.T.ARTS Centre, até finais de 2027.

O projeto VIANA S.T.ARTS Centre vai ser um espaço de cocriação, experiências artísticas, aplicações criativas de tecnologias emergentes, como a realidade virtual e Inteligência Artificial, tratamento de dados, demonstrações científicas, educação para a ciência, tecnologia e arte, exposições, residências para profissionais, incubadora de eco-startups, espaços públicos de interação, entre outros espaços.

(As imagens seguintes do VIANA S.T.ARTS Centre foram retiradas do vídeo de apresentação do projeto pela Câmara Municipal de Viana do Castelo).









MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Conhecido programa completo da Romaria d’Agonia 2025

Já é conhecido o programa completo da Romaria d’Agonia, em Viana do Castelo, que, este ano, vai decorrer, entre 12 e 20 agosto! A maior Romaria de Portugal! Qual o momento que não irá mesmo perder? Toda a programação AQUI .

Cartaz da Romaria d'Agonia 2025 conhecido a 31 de maio

A apresentação do Cartaz da Romaria de Nossa Senhora d'Agonia do corrente ano, terá lugar na Praça 1.° de Maio, em Viana do Castelo, no próximo dia 31 de maio, sábado, pelas 10h00. A Mordoma do Cartaz da Romaria de Nossa Senhora d'Agonia 2025, foi escolhida num evento que teve lugar no dia 07 de março, no Teatro Municipal Sá de Miranda. Trata-se de Bruna Torre, de 17 anos de idade, natural de Viana do Castelo. A mordoma do cartaz foi escolhida por um júri, entre 20 finalistas selecionadas (Contudo, devido a imprevistos de última hora, duas das jovens tiveram que desistir). Escolhido o rosto do cartaz da Romaria de 2025, a VianaFestas e a Comissão de Festas da Romaria de Nossa Senhora d’Agonia convidou 3 fotógrafos, que apresentaram cada um, uma proposta, na qual figura a jovem mordoma. A Romaria d'Agonia vai decorrer este ano, durante nove dias, de 12 a 20 de agosto. 📸 Arquivo | Olhar Viana do Castelo

Romaria d’Agonia 2025: Cartaz já foi apresentado

Este é o cartaz oficial da Romaria de Nossa Senhora d'Agonia 2025. A apresentação decorreu na Praça 1.° de Maio, em Viana do Castelo, na manhã deste sábado, 31 de maio. Autor - Fotografia : Ricardo Sousa  Designer: Ricardo Ferreira  Mordoma: Bruna Torres

Ponte Eiffel, em Viana, faz 141 anos

Feita em ferro e desenhada no gabinete de Gustave Eiffel, a ponte que liga as duas margens do Lima, entre a cidade de Viana do Castelo e a vila de Darque, foi inaugurada a 30 de junho de 1878, tendo sido construída para substituir a antiga e precária ponte de madeira. A ponte Eiffel de Viana do Castelo foi a primeira ponte rodoferroviária (de dois tabuleiros sobrepostos) construída em Portugal, tem 645 metros de comprimento e dois tabuleiros metálicos, sendo o superior rodoviário, para trânsito automóvel e pedestre, e o inferior ferroviário. (clique na imagem para ver em modo de ecrã inteiro) A Ponte Eiffel de Viana do Castelo (1930/1940)

As varandas de Viana...

Nesta quinta-feira, 29 de maio, algumas varandas do centro histórico de Viana do Castelo, apresentam-se com uma decoração que chama atenção de quem passa pelo local. 📸 29 maio 2025 | Olhar Viana do Castelo