Avançar para o conteúdo principal

Antigo Matadouro Municipal vai ser reabilitado e reconvertido até finais de 2027


A Câmara Municipal de Viana do Castelo pretende avançar, até ao final deste ano, com a empreitada de reabilitação e reconversão do antigo Matadouro Municipal no novo Viana S+T+ARTS Centre, projeto de 6 milhões de euros que obteve um financiamento de quase 5 milhões de euros através do programa Novo Bauhaus Europeu.

O projeto arrancou oficialmente no passado dia 1 de março e, no mês de julho, será apresentado publicamente e concluído o projeto de execução. Até final do ano, a Câmara Municipal deverá avançar com o início da obra de reabilitação, que deverá ser concluída até final de 2026. Depois, em setembro de 2027, o Viana S+T+ARTS vai ser implementado e ganhar vida em Viana do Castelo.

Esta quarta-feira, o Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, assinou os Partnership Agreement do projeto com os parceiros, que incluem a Associação Juvenil de Deão, o Itecons – Instituto de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico para a Construção, Energia, Ambiente e Sustentabilidade, a Inova+, a Dinamo10 – Creative Hub, a Associação Empresarial do Distrito de Viana do Castelo e o Instituto Politécnico de Viana do Castelo.

Recorde-se que, no ano passado, a Câmara Municipal de Viana do Castelo garantiu um financiamento de cerca de cinco milhões de euros para o projeto de transformação do antigo Matadouro Municipal num centro para criação que vai combinar a ciência e tecnologia com arte através do programa Novo Bauhaus Europeu, do Pacto Verde.

O projeto tem por objetivo a requalificação do antigo matadouro municipal, transformando-o num espaço inovador, inclusivo e cultural que pretende ser um novo laboratório de cidade criativa para estimular a inovação azul impulsionada pelas artes sustentáveis, e por meio da experimentação do conceito S+T+ARTS através de pequenas atividades-piloto ali a desenvolver com vários parceiros locais, nacionais e outros países europeus.

O Viana S+T+ARTS Centre, permitirá, pois, dar uma nova vida ao Matadouro Municipal de Viana do Castelo que foi inaugurado em 1926 e desativado em 1990.

MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Conhecido programa completo da Romaria d’Agonia 2025

Já é conhecido o programa completo da Romaria d’Agonia, em Viana do Castelo, que, este ano, vai decorrer, entre 12 e 20 agosto! A maior Romaria de Portugal! Qual o momento que não irá mesmo perder? Toda a programação AQUI .

Tapete floral de Ponteareas dá outro colorido à Praça da República

A confeção de um tapete de flores na Praça da República, trouxe este sábado a Viana do Castelo um pouco das festas do Corpo de Deus da localidade de Ponteareas, na província de Pontevedra (Galiza). Em Ponteareas, as festas do Corpo de Deus são um evento de grande importância e tradição, marcadas por espetaculares tapetes florais que se preparam para a solene procissão que se realiza no domingo, 22 junho 2025. O tapete de flores foi criado por elementos da “Asociación de Alfombristas do Corpus Christi de Ponteareas”, que aproveitou para divulgar aquela localidade galega e as suas festas do Corpo de Deus. 📸 7 junho 2025 | Olhar Viana do Castelo

Sem comentários…

Aspeto exterior de um estabelecimento de restauração aberto ao público, na Praça da Liberdade, em Viana do Castelo. 📸 9 junho 2025 | Olhar Viana do Castelo

Romaria d’Agonia 2025: Cartaz já foi apresentado

Este é o cartaz oficial da Romaria de Nossa Senhora d'Agonia 2025. A apresentação decorreu na Praça 1.° de Maio, em Viana do Castelo, na manhã deste sábado, 31 de maio. Autor - Fotografia : Ricardo Sousa  Designer: Ricardo Ferreira  Mordoma: Bruna Torres

Hoje há marcha e bailarico no Largo Maestro José Pedro

São várias as iniciativas que decorrem em Viana do Castelo no âmbito das XXXII JORNADAS DE ARTE POPULAR organizadas pela União das Freguesias de Viana do Castelo (Sta. Maria Maior e Monserrate) e Meadela, de 31 de maio a 26 de julho de 2025. Nesta segunda-feira, 9 de junho (véspera de feriado) pelas 21:30 horas, no Largo Maestro José Pedro há bailarico pelo grupo TRIO LM e apresentação e atuação da Marcha Popular da Ribeira. A entrada é livre. 📸 9 junho 2025 | Olhar Viana do Castelo