Avançar para o conteúdo principal

Quercus atribui galardão de Ouro a oito praias do concelho de Viana

Como é habitual anualmente, a Quercus, Organização Não Governamental de Ambiente, atribui o galardão "Praia com Qualidade de Ouro" a praias nacionais. Em 2024, classificou 356 praias como praias de qualidade de ouro, menos 38 do que no ano passado.

Este ano, o concelho de Viana do Castelo tem distinguidas pela qualidade da sua água, as praias de AFIFE, AMOROSA, ARDA, CABEDELO, CARREÇO, CASTELO DE NEIVA, NORTE e PAÇÔ.

Para receber a classificação de praia com "Qualidade de Ouro", a água balnear tem de ter qualidade de água excelente nas cinco épocas balneares anteriores, análises com valores de referência normais ao longo de 2023 e nenhuma proibição da prática balnear ao longo do ano passado.

NOTÍCIA ATUALIZADA EM 13/05/2024:
A Quercus retificou a 13/05/2024 os dados do comunicado de imprensa divulgado no dia 10/05/2024 relativo às Praias com Qualidade de Ouro em 2024.

…em 2024, foram distinguidas mais 26 praias do que em 2023. Das 420 praias galardoadas, 349 são costeiras, 61 interiores e 10 de transição.

A listagem completa pode ser consultada clicando AQUI.

Foto: arquivo / Olhar Viana do Castelo (praia do Cabedelo)

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Não parece, mas esta rua em Viana do Castelo é pedonal

Uma das mais importantes ruas da cidade de Viana do Castelo, a rua Manuel Espregueira, há muitos anos que foi transformada numa artéria pedonal. Era muito raro ver uma viatura a circular nela. Nos últimos tempos, tornou-se habitual ver um grande número de viaturas estacionadas e a circular, havendo dias que mais parece uma rua de trânsito automóvel normal. 📸 27 janeiro 2026 | @olharvianadocastelo

“Viana Amor & Folia” junta Carnaval e Dia dos Namorados em Viana

Viana do Castelo vai celebrar o Carnaval e Dia dos Namorados de 13 a 17 de fevereiro, com o evento “Viana Amor & Folia”. Conheça a programação completa 👇

Esta capela do século XVII celebra Nossa Senhora das Candeias com três dias de festa

Construída no ano de 1621, a Capela da Nossa Senhora das Candeias, situada no largo Maestro José Pedro, em Viana do Castelo vai estar em festa nos dias 31 de janeiro, 1 e 2 de fevereiro. As celebrações incluem procissão de velas, arraial, leilão de oferendas e missa cantada. PROGRAMA Dia 31 de janeiro (SÁBADO) 21h00 - Procissão de Velas (Sairá da Igreja de São Domingos, para a Capela de NOSSA SENHORA DAS CANDEIAS, percorrendo o seguinte itinerário: Rua Góis Pinto, Rua Monsenhor Daniel Machado, Rua dos Poveiros, Rua do Loureiro, Largo Amadeu Costa e Largo Maestro José Pedro). Dia 1 de fevereiro (DOMINGO) 15h00 - Arraial, Leilão de Oferendas e Sessão Musical, pelos elementos da ZÉ PEDRO Associação Musical. Dia 2 de fevereiro (SEGUNDA-FEIRA) 11h00 - Benção das Velas seguida de Missa Cantada em honra de Nossa Senhora das Candeias.

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

O Castelo que deu o nome à cidade

Foi a 20 de Janeiro de 1848 que a Vila de Viana do Minho foi elevada a cidade com a denominação de Viana do Castelo. Esta distinção foi concedida pela Rainha D. Maria II. Reza a história que este gesto da Rainha se deveu ao reconhecimento da heróica resistência e lealdade do comandante do Castelo de Santiago da Barra, aquando da guerra civil da Patuleia. (Extrato da carta datada de 20 de Janeiro de 1848, que a Rainha D. Maria II enviou à Câmara de Viana)  “...Hei por bem e me praz, que a Vila de Viana do Minho fique erecta em cidade com a denominação de Cidade de Viana do Castelo, e que nesta qualidade goze de todas as prerrogativas que direitamente lhe pertencem...”