Avançar para o conteúdo principal

“Mercado dos Descobrimentos”, de 07 a 10 de junho

A cidade de Viana do Castelo vai entrar na época dos Descobrimentos e mostrar as riquezas que os portugueses trouxeram do continente americano. Desde o chocolate, ao café, passando pelo milho, pimentos e batatas, até aos perus, os novos produtos e especiarias do outro lado do mundo vieram revolucionar a cozinha portuguesa.
 
A segunda edição do “Mercado dos Descobrimentos”, de 07 a 10 de junho, vai fazer uma ponte histórica e cultural entre os dois lados do Atlântico, com diversos apontamentos musicais, teatrais e de animação, com destaque para o artesanato e a gastronomia.
 
O Castelo Santiago da Barra e a zona envolvente terão oito diferentes espaços, com um programa de animação itinerante durante mais de 20 horas e a participação de 150 mercadores, artífices, artesãos e regatões, característicos da época dos Descobrimentos ao longo dos quatro dias. 
 
“Voltamos a aliar a história, a animação, a cultura e a gastronomia num único evento que contará com mais de 60 momentos ao longo de três dias para dar a conhecer a nossa história porque só a conhecendo é que podemos valorizá-la", destacou Manuel Vitorino, presidente da VianaFestas, entidade promotora das festividades da cidade, e vereador da Cultura da Câmara Municipal de Viana do Castelo.
 
Entre os vários momentos de música, teatro, danças e oficinas, destacam-se os Cortejos dos Navegadores e os vários momentos temáticos como o “Canto do Cacau”, pelas Cantadeiras do Vale do Neiva ou a “Magia com Café” com Carlos Murillo e o grupo Teatro à Sexta.
 
“Este ano teremos um espaço dedicado aos mais pequenos - os Navegadores de palmo e meio- onde poderão experimentar jogos renascentistas, oficinas temáticas, pinturas faciais com especiarias, ouvir histórias e lendas. É importante que os mais novos também conheçam a importância que o concelho teve nessa época, através de atividades que despertem o interesse”, acrescentou Manuel Vitorino.
 
No primeiro dia as portas do Castelo abrem das 20:00 até às 24:00. No sábado e no domingo as portas abrem às 12:00 e encerram às 24:00. No último dia, o encerramento acontecerá às 20h00
 
O programa detalhado pode ser consultado AQUI.
 

Viana do Castelo foi fundada no século XIII, pelo rei Afonso III, então com o nome de Viana da Foz do Lima, mantendo desde sempre uma profunda ligação ao rio e ao mar. Na época dos descobrimentos portugueses, entre os séculos XV e XVI, saíram dos estaleiros que já então existiam em Viana do Castelo, naus e caravelas para as rotas da Índias e das Américas, regressando com especiarias e outras cargas preciosas.



MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

A expectativa acabou

O emblemático café Moderno, situado na rua de Aveiro, em Viana do Castelo, e encerrado há alguns anos, não voltará a abrir, vai funcionar no seu lugar um estabelecimento comercial dedicado a outro ramo de atividade. A expectativa foi criada quando a FIGS, Arquitectos Associados Lda., em 2022, apresentou na sua página do Facebook o projeto de reabilitação do icónico Café Moderno (ver AQUI ). Mais um café de referência da cidade de Viana do Castelo que se perde. 📸 outubro 2025 | Olhar Viana do Castelo

Uma paisagem em despedida

Em pleno centro histórico da cidade de Viana do Castelo ainda persistem “nódoas” na paisagem que contrastam com a envolvência.  É o caso do antigo edifício da Empresa de Pesca de Viana (ver foto), que se encontra degradado e devoluto há décadas, no largo Maestro José Pedro. Muito recentemente (julho 2025), a construtora vianense Baltor - Engenharia e Construção, apresentou um projeto que prevê uma intervenção neste edifício que vai mudar o seu aspeto decadente e degradado. O edifício, que durante muitos anos esteve ligado à indústria da pesca e da transformação do bacalhau, será o "Edifício das Pescas" que, depois de reabilitado, vai dar lugar a cerca de 55 frações habitacionais. 📸 outubro 2025 | Olhar Viana do Castelo

Em contagem decrescente para o Natal

Viana do Castelo continua a engalanar-se para receber o Natal. 📸 20 outubro 2025 | Olhar Viana do Castelo

Bom dia, Viana do Castelo!

Fiquem com um cheirinho a outono no parque da cidade. 📸 outubro 2025 | Olhar Viana do Castelo

Em Viana já se montam as iluminações de Natal

Na cidade de Viana do Castelo já teve início a montagem das luzes de Natal, que começam a brilhar no dia 8 de novembro, e vão permanecer até ao dia 12 de janeiro de 2026. As ornamentações/iluminações deste ano vão decorar cerca de 36 locais, entre ruas, praças, avenidas, largos, igrejas e entradas na cidade. Vão ser investidos cerca de 200.000€. A iluminação de Natal de 2024 foi inaugurada em 9 de novembro. 📸 14 outubro 2025 | Olhar Viana do Castelo