Avançar para o conteúdo principal

Viana comemora amanhã 766 anos como município

Decorria o ano de 1258 quando, a 18 de junho, D. Afonso III, concedeu Foral que criou no então lugar do Átrio, na foz do rio Lima, a Vila de Viana da Foz do Lima e instituiu o município de Viana. Neste documento é determinada a fundação do município e definidos os seus limites. São concedidos direitos e estatutos, bem como conhecidas algumas regras e punições.

Para assinalar a data, amanhã vão decorrer as seguintes iniciativas:

21H00 | ANTIGOS PAÇOS DO CONCELHO (VARANDA NORTE)
QUADRO TEATRAL "DE ÁTRIO A VIANNA"
(ANA PERFEITO, NUNO J. LOUREIRO E RAQUEL AMORIM)

21H20 | IGREJA DA MISERICÓRDIA
CONCERTO DE MÚSICA ANTIGA
(GRUPO DE MÚSICA ANTIGA DO CORAL POLIFÓNICO DA CRUZ)

Imagem: Traslado do Foral de D. Afonso III

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Forte da Ínsua

O Forte que tem a particularidade de o poço que se encontra no seu interior, ser um dos três existentes no mundo que se localizam no mar e são de água doce. Situado numa pequena ilha, perto da costa, o Forte da Ínsua, que integra um antigo convento franciscano, é um dos símbolos maiores do concelho de Caminha. Em situação de abandono há alguns anos, foi recentemente concessionado no âmbito do Programa Revive, estando previsto reabrir no início de 2022, transformado em centro de atividades turísticas com alojamento.

Andando pela cidade…

Viana do Castelo ao entardecer.  📸 14 janeiro 2026 | @olharvianadocastelo 

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

20 de janeiro. Neste dia, em…

1848 - A vila de Viana do Minho era elevada a cidade com o nome de Viana do Castelo. Foi há 178 anos por carta régia de D. Maria II. 2008 - Era inaugurada a nova Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, da autoria do arquiteto Álvaro Siza Vieira. Está localizada junto ao rio Lima. 2016 - Uma nova rua nasce no centro histórico da cidade de Viana do Castelo. Construída de raiz, a nova artéria liga a rua Pedro Homem de Mello à rua da Bandeira, em frente ao edifício do antigo Governo Civil. O novo arruamento recebe o nome do arquiteto José Fernandes Martins, autor de diversos edifícios da cidade como a Fábrica de Chocolate Avianense ou a Vila Rosa. 📸 janeiro 2026 | @olharvianadocastelo

Empreitada do novo mercado de Viana parada sem data para recomeçar

 As obras de construção do novo mercado tinham sido iniciadas em setembro de 2025, mas foram entretanto interrompidas por, segundo informação do presidente da Câmara de Viana do Castelo “terem aumentado a área de escavações depois de descobertos achados de desastres”. O retomar da obra vai depender do que for encontrado durante as escavações arqueológicas. 📸 Arquivo | @olharvianadocastelo