Avançar para o conteúdo principal

Viana de Outros Tempos

A Estátua de Viana à entrada da atual rua Gago Coutinho, local onde inicialmente foi implantada no ano de 1774. Ao longo dos anos, além desta, já conheceu mais três localizações diferentes na cidade.

1774 - Mandada edificar à entrada da atual rua Gago Coutinho pelo conde de Bobadela, José António Freire de Andrade, Governador das Armas do Minho

1864 - Apeada e levada pedra a pedra para os armazéns municipais onde permaneceu, como um autêntico amontoado de pedras, durante 58 anos. 

1922 - Foi reconstruída e reerguida em 1922, na atual Alameda 5 de Outubro, entre a Casa do Largo da Feira e a Doca Comercial.

1938 - Foi transferida para o atual largo Amadeu Costa.

1990 - Foi removida para o local onde agora se encontra, no Jardim Público Marginal, no enfiamento da rua Gago Coutinho, sensivelmente a uma dúzia de metros de onde inicialmente foi implantada.

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

A fúria do mar…

Agitação marítima, com ondas de grande intensidade, arrancam paralelos junto à foz do rio Lima, em Viana do Castelo.  📸 fevereiro 2026 | @olharvianadocastelo

O “Viana Amor & Folia” está a chegar

Já se começa a preparar o “Viana Amor & Folia”. 📸 11 fevereiro 2026 | @olharvianadocastelo

Alunos de Viana andam em terra e água sem sair do mesmo veículo

Estão a decorrer em Viana do Castelo, desde ontem, prolongando-se por todo o dia de hoje, as iniciativas “Alista-te por um dia” e “Cidadania e Forças Armadas” que pretendem dar a conhecer as Forças Armadas e ajudar a cativar as gerações mais novas para a vida militar. Ao todo, cerca de 300 alunos de Agrupamentos de Escolas do concelho de Viana do Castelo participaram em diversas atividades, nomeadamente numa viagem bem fora do comum, diferente e divertida, que mistura terra e água sem sair do mesmo veículo. Um passeio num veículo anfíbio dos Fuzileiros da Marinha Portuguesa que entusiasmou todos os participantes.

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

“Viana Amor & Folia” junta Carnaval e Dia dos Namorados em Viana

Viana do Castelo vai celebrar o Carnaval e Dia dos Namorados de 13 a 17 de fevereiro, com o evento “Viana Amor & Folia”. Conheça a programação completa 👇