Avançar para o conteúdo principal

A Romaria d’Agonia 2024 em números

Mais de um milhão de pessoas visitaram este ano a Romaria d’Agonia, que decorreu em Viana do Castelo de 14 a 22 de agosto, enquanto os conteúdos disponibilizados ‘online’, incluindo transmissões em direto, chegaram a um milhão e meio de pessoas em todo o mundo.

De acordo com a contagem de visitantes realizada para a Câmara Municipal de Viana do Castelo pela empresa especializada Digignozit, durante o período das festas a cidade recebeu 1.052.266 visitantes.

O levantamento aéreo realizado concluiu que o dia de maior afluência de visitantes (438.000) registou-se no domingo, 18 de agosto, em que se realizou a Procissão Solene de Nossa Senhora d’Agonia, o desfile “Vamos para a Romaria” e a tradicional “Serenata” de fogo-de-artifício.

Durante o mês de agosto, os conteúdos dedicados à festa, incluindo a transmissão ‘online’ dos principais momentos através das contas oficiais nas redes sociais, tiveram um alcance de praticamente 940 mil utilizadores do Facebook e de mais de 324 mil utilizadores do Instagram, segundo os dados das respetivas plataformas.

No Facebook, só o conteúdo vídeo da “Serenata” de fogo-de-artifício registou um alcance de 229.700 utilizadores, gerou mais de 4,8 mil reações e 1,7 mil partilhas, tendo sido reproduzido 274 mil vezes. Já no Instagram, o conteúdo vídeo dedicado ao “Desfile da Mordomia” teve um alcance de 111 mil pessoas e 172 mil reproduções, além de 473 partilhas.

Apenas a cobertura fotográfica disponibilizada nos canais da Romaria nas redes sociais da inauguração da iluminação da cidade, que antecede o início da festa, teve um alcance de 199.700 pessoas, enquanto o álbum fotográfico sobre as varandas da Ribeira de Viana do Castelo, preparadas para o dia da padroeira, chegou a 158 mil pessoas.

A página oficial na Romaria na internet www.festasdagonia.com contabilizou em agosto 129.932 utilizadores, que visualizaram 374.384 conteúdos, incluindo, por 248.828 vezes, o programa da festa de 2024.

Assim, só o alcance através das contas oficiais da Romaria nas redes sociais e na página oficial da festa, com os conteúdos próprios da festa de 2024, chegou a praticamente milhão e meio de pessoas.

Nos quatro eventos transmitidos em direto, apenas na contagem das plataformas da Romaria – que não incluem o simultâneo da mesma transmissão partilhada por cerca de uma dezena de outras entidades, nomeadamente órgãos de comunicação social, o Cortejo Histórico-Etnográfico foi o mais assistido, com 10.932 utilizadores, seguido do “Desfile da Mordomia”, com 10.864, da Festa do Traje, com 6.719, e da Procissão ao Mar, com 6.658.

Tal como em anos anteriores, fora de Portugal, a Romaria d’Agonia continua a manter um forte interesse no Brasil e em França, através dos conteúdos ‘online’.

Pelo segundo ano, a solução informática “Romaria n’Algibeira”, disponibilizada pelos serviços técnicos da Câmara Municipal de Viana do Castelo, para divulgar em tempo real constrangimentos de trânsito na cidade, lugares de estacionamento, transportes e outras informações úteis envolvendo a festa, foi utilizada 12 121 vezes em 15 dias, até 22 de agosto.

MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Bom domingo!

Que tal um passeio por Viana do Castelo neste dia de sol e temperatura amena?  📸 12 jan 2025 | Olhar Viana do Castelo

Consequência do mau tempo

Mau tempo também afeta ornamentações natalícias na Av. dos Combatentes, em Viana do Castelo. 📸 8 jan 2025 | Olhar Viana do Castelo

Obras no Santuário

O Santuário do Sagrado Coração de Jesus, em Viana do Castelo, está a ser alvo de obras de conservação e restauro. Esta intervenção no monumento religioso mais conhecido e visitado da cidade, teve início em janeiro de 2024, e dela consta nomeadamente a reparação dos telhados e impermeabilização de algumas paredes do Santuário. 📸 8 jan 2025 | Olhar Viana do Castelo

Sem comentários…

No cais do Porto de Pesca de Viana do Castelo. 📸 10 jan 2025 | Olhar Viana do Castelo

Natal em Viana: horários dos espetáculos multimédia

 Já há horários para os espetáculos multimédia a ter lugar na avenida dos Combatentes da Grande Guerra e na Árvore de Natal 3D no jardim da Marina. AVENIDA Domingo a Quinta-Feira: 18h00, 19h00, 20h00, 21h00 e 22h00 Sexta-Feira e Sábado: 18h00, 19h00, 20h00, 21h00, 22h00, 23h00 e 00h00 ÁRVORE Domingo a Quinta-Feira: 18h30, 19h30, 20h30, 21h30 Sexta-Feira e Sábado: 18h30, 19h30, 20h30, 21h30, 22h30 e 23h30 As iluminações natalícias em Viana do Castelo são ligadas já este sábado, 9 de novembro, às 18h00, a partir da Avenida dos Combatentes da Grande Guerra.