Avançar para o conteúdo principal

A Romaria d’Agonia 2024 em números

Mais de um milhão de pessoas visitaram este ano a Romaria d’Agonia, que decorreu em Viana do Castelo de 14 a 22 de agosto, enquanto os conteúdos disponibilizados ‘online’, incluindo transmissões em direto, chegaram a um milhão e meio de pessoas em todo o mundo.

De acordo com a contagem de visitantes realizada para a Câmara Municipal de Viana do Castelo pela empresa especializada Digignozit, durante o período das festas a cidade recebeu 1.052.266 visitantes.

O levantamento aéreo realizado concluiu que o dia de maior afluência de visitantes (438.000) registou-se no domingo, 18 de agosto, em que se realizou a Procissão Solene de Nossa Senhora d’Agonia, o desfile “Vamos para a Romaria” e a tradicional “Serenata” de fogo-de-artifício.

Durante o mês de agosto, os conteúdos dedicados à festa, incluindo a transmissão ‘online’ dos principais momentos através das contas oficiais nas redes sociais, tiveram um alcance de praticamente 940 mil utilizadores do Facebook e de mais de 324 mil utilizadores do Instagram, segundo os dados das respetivas plataformas.

No Facebook, só o conteúdo vídeo da “Serenata” de fogo-de-artifício registou um alcance de 229.700 utilizadores, gerou mais de 4,8 mil reações e 1,7 mil partilhas, tendo sido reproduzido 274 mil vezes. Já no Instagram, o conteúdo vídeo dedicado ao “Desfile da Mordomia” teve um alcance de 111 mil pessoas e 172 mil reproduções, além de 473 partilhas.

Apenas a cobertura fotográfica disponibilizada nos canais da Romaria nas redes sociais da inauguração da iluminação da cidade, que antecede o início da festa, teve um alcance de 199.700 pessoas, enquanto o álbum fotográfico sobre as varandas da Ribeira de Viana do Castelo, preparadas para o dia da padroeira, chegou a 158 mil pessoas.

A página oficial na Romaria na internet www.festasdagonia.com contabilizou em agosto 129.932 utilizadores, que visualizaram 374.384 conteúdos, incluindo, por 248.828 vezes, o programa da festa de 2024.

Assim, só o alcance através das contas oficiais da Romaria nas redes sociais e na página oficial da festa, com os conteúdos próprios da festa de 2024, chegou a praticamente milhão e meio de pessoas.

Nos quatro eventos transmitidos em direto, apenas na contagem das plataformas da Romaria – que não incluem o simultâneo da mesma transmissão partilhada por cerca de uma dezena de outras entidades, nomeadamente órgãos de comunicação social, o Cortejo Histórico-Etnográfico foi o mais assistido, com 10.932 utilizadores, seguido do “Desfile da Mordomia”, com 10.864, da Festa do Traje, com 6.719, e da Procissão ao Mar, com 6.658.

Tal como em anos anteriores, fora de Portugal, a Romaria d’Agonia continua a manter um forte interesse no Brasil e em França, através dos conteúdos ‘online’.

Pelo segundo ano, a solução informática “Romaria n’Algibeira”, disponibilizada pelos serviços técnicos da Câmara Municipal de Viana do Castelo, para divulgar em tempo real constrangimentos de trânsito na cidade, lugares de estacionamento, transportes e outras informações úteis envolvendo a festa, foi utilizada 12 121 vezes em 15 dias, até 22 de agosto.

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Esta capela do século XVII celebra Nossa Senhora das Candeias com três dias de festa

Construída no ano de 1621, a Capela da Nossa Senhora das Candeias, situada no largo Maestro José Pedro, em Viana do Castelo vai estar em festa nos dias 31 de janeiro, 1 e 2 de fevereiro. As celebrações incluem procissão de velas, arraial, leilão de oferendas e missa cantada. PROGRAMA Dia 31 de janeiro (SÁBADO) 21h00 - Procissão de Velas (Sairá da Igreja de São Domingos, para a Capela de NOSSA SENHORA DAS CANDEIAS, percorrendo o seguinte itinerário: Rua Góis Pinto, Rua Monsenhor Daniel Machado, Rua dos Poveiros, Rua do Loureiro, Largo Amadeu Costa e Largo Maestro José Pedro). Dia 1 de fevereiro (DOMINGO) 15h00 - Arraial, Leilão de Oferendas e Sessão Musical, pelos elementos da ZÉ PEDRO Associação Musical. Dia 2 de fevereiro (SEGUNDA-FEIRA) 11h00 - Benção das Velas seguida de Missa Cantada em honra de Nossa Senhora das Candeias.

Parque de estacionamento Gil Eannes encontra-se "completamente às escuras"

Esta fotografia foi tirada há instantes no parque de estacionamento gratuito Gil Eannes, em Viana do Castelo. Encontram-se estacionadas dezenas de viaturas. Zero iluminação. Não há um poste de iluminação pública ligado. 📸 2 fevereiro 2026 | @olharvianadocastelo

Andando pela cidade…

📸 4 fevereiro 2026 | @olharvianadocastelo

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

Há três interessados na concessão das “Docas de Recreio do Porto de Viana do Castelo”

Através de anúncio publicado no Diário da República de 7 de julho de 2025, a APDL - Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, S.A., lançou um Concurso Público para a outorga de um contrato de concessão de uso privativo das Docas de Recreio do Porto de Viana do Castelo, por um período que poderá ir de 15 a 30 anos. A administração da APDL recebeu três propostas de investidores interessados na concessão que contempla o direito de exploração comercial das denominadas “Docas de Recreio do Porto de Viana do Castelo”. A decisão sobre o vencedor será divulgada brevemente. 📸 Arquivo | @olharvianadocastelo